24 C
Porto Velho
terça-feira, agosto 16, 2022

Buy now

spot_img
spot_img

CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS SERÁ FEITA COM TRANSPARÊNCIA E PUBLICIDADE, DIZ PARDE TON

padre

 

A contratação de obras, compras e serviços públicos será feita com total transparência e publicidade no governo, garantiu ontem (29) a noite o candidato a governador Padre Ton no evento promovido pelo Fórum Cívico do Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo com apoio da Unopar (Universidade Norte do Paraná). Dezenas de estudantes das áreas de arquitetura e urbanismo da instituição e também da Uniron participaram do encontro.

Padre Ton e demais candidatos presentes – Jaqueline Cassol e Pimenta de Rondônia – responderam três perguntas da organização do evento, e considerações finais.

Ao ser indagado sobre “qual procedimento sua eventual gestão deverá observar quando da contratação de obras e serviços em nosso Estado”, Padre Ton disse que cumprirá a lei nacional de licitações (nº 8666), adotará o pregão eletrônico e o registro de preços. Em qualquer modalidade e situação, ele destacou prioridade para “a transparência e publicidade”.

“Quando fui prefeito eu fazia as licitações de portas abertas. Vamos priorizar a transparência e a publicidade. Vamos publicizar ao máximo os atos, porque entendo que tudo que se faz escondido é porque tem alguém que está roubando”, declarou.

O candidato ilustrou com o programa ProInfância, do governo federal, a iniciativa de adotar o registro de preços em obras padronizadas, comuns, para anunciar que fará postos de saúde padronizados pelo regime de preços que serão base para operação de programas de saúde preventiva, como o PSF (Programa de Saúde da Família). 

“Quem quiser vender e trabalhar para o Estado de Rondônia as portas estarão abertas. Não vamos priorizar grupos, e vamos trazer o Sebrae para treinar as pequenas empresas para que elas participem de forma adequada da compra estadual”, disse Padre Ton. 

À pergunta sobre como pretende mudar o quadro da administração, “carente de arquiteto e urbanista”, Padre Ton disse que sentiu na condição de prefeito a necessidade de contratar arquiteto, fará isso eleito governador e promoverá parceria com academias, a própria Unopar uma delas, para desenvolver projetos com universitários.

Padre Ton  disse que irá criar força-tarefa para executar projetos de saneamento e água tratada em Porto Velho, os quais totalizam cerca de R$ 1 bilhão, e ainda não saíram do papel em sua totalidade. “Podemos fazer parceria com nossas universidades para acelerar projetos importantes como estes”, declarou.   

Sobre a adoção de concursos públicos para se admitir bons projetos, Padre Ton se mostrou receptivo: “Podemos sim priorizar concursos públicos para projetos de relevo, projetos que sejam adaptados a nossa realidade, respeitando o clima.“  Ele lembrou que o programa federal Minha Casa Minha Vida é padrão, para o país inteiro, e isso pode ser diferente em regiões quentes como Rondônia.

Related Articles

REDES SOCIAIS

0FansLike
3,434FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -Governo de Rondônia

Latest Articles