CONSUL JAPONÊS VISITA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE RONDÔNIA

editada_consul_2O Cônsul do Japão, Kazuo Yamazaki, visitou quinta-feira, dia 17, o Tribunal de Justiça de Rondônia e foi recebido pelo presidente, desembargador Rowilson Teixeira, que agradeceu a cortesia do representante do governo japonês na região do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia. Kazuo, que assumiu o cargo de cônsul em Manaus em março deste ano, veio acompanhado da consulesa Kimie Yamazaki e da vice-cônsul Akiko Kikuchi. Também estavam na audiência o juiz auxiliar João Adalberto Castro Alves e o desembargador Paulo Kiyochi Mori.

Apesar da comitiva cumprir compromisso oficial o tom da reunião foi de informalidade e cortesia. Os magistrados esclareceram ao cônsul o panorama econômico do Estado e os reflexos dos avanços no crescimento das demandas no Poder Judiciário. “Hoje um desembargador pode chegar a ter dois mil processos apreciados”, explicou o presidente ao demonstrar que a procura por justiça é ainda maior na área cível.

editada_consul_4O interesse do cônsul pelas vias de acesso do Estado de Rondônia aos demais estados da região também foram pauta da conversa. Assim como os movimentos migratórios que sempre contribuíram no desenvolvimento do país. Neste aspecto, os magistrados exaltaram a importante colaboração japonesa na agricultura de diversos estados, inclusive Rondônia, que tem uma tímida, porem tradicional colônia. “Além de um desembargador, temos nove juízes que atuam no Poder Judiciário de Rondônia. Pode ter certeza, senhor cônsul, todos honrando muito nossos antepassados”, comentou o desembargador Kiyochi.

Kazuo Yamazaqui convidou os magistrados para uma visita ao consulado de Manaus e agradeceu as informações repassadas, retribuindo a hospitalidade com o um presente tradicional, um jogo de chá japonês. O presidente Rowilson Teixeira também presenteou a consulesa e a vice-cônsul com caixas de produtos e doces regionais.

Facebook Comments