Conheça meios que facilitam compra e venda de imóvel

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Antigamente para que uma pessoa ou família pudesse comprar apartamento ou qualquer outro imóvel era necessária muita pesquisa. Os meios mais tradicionais eram idas e vindas a empresas imobiliárias ou até mesmo visitas pelos bairros e/ou áreas preferidos pelos futuros ocupantes do imóvel. Felizmente os tempos mudaram.

Com o desenvolvimento das telecomunicações e da informática várias tarefas cotidianas tornaram-se mais rápidas tanto na fase de obtenção de informações para tomar uma decisão bem como para a decisão propriamente dita.

Computadores pessoais, laptops, celulares, smartphones e tablets popularizaram-se e tornaram o mundo um pouco menor. E nossa vida um pouco mais fácil e prática.

A aquisição de um imóvel, por exemplo, foi uma dessas situações afetadas de maneira extremamente positiva para as pessoas. Diversos instrumentos foram criados para que indivíduos e famílias tivessem mais velocidade na pesquisa quanto aos imóveis de seus desejos e possibilidades.  Instrumentos e benefícios que discutiremos logo a seguir.

Análises e visitas “a distância”

Um dos meios atualmente mais comuns e utilizados para a pesquisa para quem deseja comprar apartamento é a Internet.  E a rede mundial de computadores é útil aos futuros compradores oferecendo-lhes várias ferramentas para consultar, estudar e até visitar os apartamentos que se enquadram em seus critérios de estilo, bairro e orçamento.

A primeira ferramenta foi a abertura dos sites das próprias imobiliárias. Tal medida proporcionou aos compradores a possibilidade de, sem sair de casa, estabelecer os critérios concernentes ao apartamento desejado de uma maneira confortável, detalhada, tranquila e sem pressões desnecessárias.

Primeiramente, os potenciais compradores definem uma espécie de “perfil” de compra, no qual podem estabelecer uma série de critérios que julgam importantes em sua futura decisão e lhes permita analisar as opções de forma mais precisa.

Detalhes como o tipo de imóvel (casa em terreno, casa em condomínio, apartamento, etc.), cidades, a faixa de valor do imóvel, a região de preferência, o número de quartos, distância do centro da cidade, assim como outros são colocados à disposição dos clientes pelos sites das empresas.

A partir daí os compradores têm a sua disposição uma quantidade de imóveis que se encaixam dentro de seus critérios, além de várias informações de natureza visual, como várias fotos, e em alguns casos também vídeos.

A primeira “visita” pode ser feita através desse recurso. Assim, podem ter uma primeira impressão relativa a outros critérios tais como estética, tamanho dos cômodos, área externa, vizinhança e serviços pertinentes que estejam próximos aos imóveis em questão.

Mobilidade e variabilidade extrema

O fato do acesso à rede mundial de computadores ser possível através de vários dispositivos móveis (laptops, celulares, smartphones, tablets, etc.) também se constitui em uma forma benéfica pelo fato dos compradores terem a possibilidade de serem avisados sobre fatores importantes para sua decisão quase que instantaneamente.

Promoções, novas condições de financiamento, assim como novas opções estabelecidas de acordo com o perfil inicial podem ser formatadas em uma velocidade gigantesca.

Porém, muitos preferem não limitar suas fontes de pesquisa e avaliação inicial a uma única empresa imobiliária, mas sim contar com o maior número possível de opções para que possam avaliar. Dessa forma surgiram os aplicativos imobiliários que agregam opções de compra de apartamentos provenientes de várias imobiliárias.

…E indo além.

Os aplicativos imobiliários disponibilizam os mesmos recursos dos sites das empresas do ramo. E vão além. Em muitos deles, são apresentados aos futuros donos de imóveis recursos que refinam ainda mais a pesquisa e que funcionam inclusive como orientações aos clientes que não haviam sido levados em consideração.

Alguns exemplos que podem ser incluídos são: a idade dos filhos, se o comprador possui empregada, se a mesma dorme no imóvel, se há animais domésticos, quais esportes ou atividades são realizados em seu tempo livre, bem como outras que funcionarão como um filtro cada vez mais preciso para as análises do comprador.

Muitos definem sua escolha, por exemplo, pelo valor do condomínio cobrado. Caso haja opções de lazer que justifiquem o mesmo, o apartamento é adquirido. E a pesquisa permite isso. Atualmente, as descrições das instalações são feitas de forma detalhada, com fotos com definição em HD, vídeos em 3D, plantas e croquis.

Conclusão

Por tratar-se de uma decisão bastante impactante na vida de uma pessoa ou de uma família os novos meios que facilitam a compra de um apartamento mostram-se extremamente úteis, pois fornecem aos tomadores de decisão uma ampla gama de informações pertinentes, atualizadas e em alta velocidade.

O respeito aos gostos, ao orçamento e ao tempo dos clientes tornam-se marcas registradas desses meios que, definitivamente, constituem-se como formas extremamente eficazes para comprar e também vender seu imóvel.