Já imaginou o quanto a Psicologia ou as técnicas PNL em vendas que envolvem a mente do consumidor é fascinante do ponto de vista dos negócios?

As cores de um logotipo, o cheiro no interior de uma loja, a forma como um vendedor se apresenta, tudo isso influencia nos resultados finais da interação entre uma marca e o consumidor.

Já no ambiente digital, quem diria que um simples nome de domínio surte tanto efeito na percepção de credibilidade de um cliente em relação a um site ou blog.

Assim como ter um domínio personalizado, o layout, as fontes e as cores usadas em um site geram certas percepções na mente do consumidor que definem se o mesmo fará ou não negócios com a sua empresa.

Conheça um pouco mais sobre as características da PNL em vendas

Também chamada de PNL, a Programação Neurolinguística tem o intuito de estudar a experiência subjetiva das pessoas. Para isso, a PNL, trabalha algumas técnicas que podem ser utilizadas em qualquer interação humana, principalmente se tratando de vendas.

A Programação Neurolinguística surgiu na década de 70, nos Estados Unidos e desde então vem sendo aplicada em vários ramos do conhecimento humano, desde a Psicologia até mesmo no Empreendedorismo.

Sendo assim, não é errado afirmar que a PNL pode ser vista como um “guia do usuário” do cérebro humano que ensina os indivíduos a utilizá-lo para atingir os mais variados objetivos, desde o sucesso pessoal ao profissional.

De uma forma geral, a Programação Neurolinguística permite conhecer melhor o funcionamento da mente humana e como reprogramá-la por meio de uma linguagem que os neurônios possam compreender e colocar em ação.

Além disso, a PNL serve para compreender melhor as pessoas e assegurar uma eficiente comunicação, facilitando para que os objetivos sejam devidamente atingidos.

Não por acaso, a PNL em vendas também pode ser utilizada na construção de textos para blogs, landing pages e envio de e-mail marketing.

A PNL em vendas guiando os negócios

A Programação Neurolinguística estuda a relação entre a mente e os processos neurológicos, bem como entre a linguagem e os comportamentos aprendidos por meio da experiência.

A ideia de que os comportamentos podem ser concebidos e planejados com o objetivo de atingir metas faz com que as técnicas de PNL em vendas sejam bastante úteis nos negócios.

Por estar baseada no conceito de remodelar um comportamento, a Programação Neurolinguística permite se adequar ao mundo dos negócios permitindo vendedores tenham melhores habilidades, comunicação e empatia, e que crie estratégias e mantenha o seu pensamento na realização de determinados objetivos.

Diante disso, vamos ver a seguir algumas das principais técnicas da PNL em vendas aliadas ao mundo dos negócios. Confira!

Técnica do Espelhamento

 Também conhecida como Técnica da Espelhagem, o objetivo dela é copiar, de maneira sutil, alguns movimentos da linguagem corporal dos seus clientes.

Com isso, é possível ficar a par dos gestos, do comportamento, do modo de olhar e, com isso, ter uma noção do interesse do cliente em determinados produtos.

Ao entrar em contato com o cliente fazendo uso da Técnica do Espelhamento, o vendedor adquire mais compreensão da maneira como o cliente pensa e age.

Tal procedimento resulta em encontrar o momento mais oportuno para abordar uma ideia ou sugestão, dar uma opinião e assim influenciar ou fechar uma determinada venda.

Nunca é tarde para lembrar que a Técnica do Espelhamento deve ser utilizada após um longo treino. Ela deve ser sutil e respeitosa, para o cliente não notar e o negócio acabar não se concretizando.

Técnica do Reforço Positivo

 Ela também pode ser chamada de Técnica do Reforço Positivo. Ela é baseada em um estudo da Psicologia behaviorista e consiste na ação de reforçar um comportamento positivo por meio de elogios.

Trata-se de uma técnica que estimula e parabeniza uma pessoa que realizou uma ação com êxito.

Em se tratando de vendas, os elogios auxiliam para que o cliente encontre os pontos que o vendedor considera relevantes dentro de uma negociação.

Técnica da Ancoragem

 Essa é uma das técnicas mais importantes da PNL em vendas. Por meio dela, o vendedor faz com que o cliente lembre de um momento feliz da sua vida e o associe ao produto em questão.

Metaforicamente falando, o cliente vai jogar uma âncora (lembrança) positiva em um momento feliz e agradável associando essa sensação prazerosa a um determinado produto.

Um exemplo disso pode ser, na hora de vender um iPhone, o profissional de vendas faz o cliente lembrar de lugares que ele pode revisitar e tirar fotos com o aparelho.

Técnica das Palavras Mágicas

As palavras são elementos importantes no processo de convencimento. No caso das vendas, algumas palavras são essenciais, tais como “entenda”, “perceba”, “sinta” e “aprecie”.

Além de usar esses termos na hora certa do diálogo de venda, lembre-se também de mencionar o nome do cliente, para reforçar que o produto é perfeito para ele.

PNL em vendas: o diferencial para todo vendedor

A mente humana é um caminho repleto de atalhos e portas que abrem para várias oportunidades. No caso de vendas, a Programação Neurolinguística apresenta várias ferramentas interessantes.

Portanto, é importante conhecer tais técnicas e ferramentas, facilitando com isso a sua relação com o seu público-alvo e, com isso, melhorando o seu negócio. Lembre-se que Psicologia e Negócios andam de mãos dadas, quase sempre!

A PNL em vendas hoje já é um diferencial que muitas empresas de alta performance buscam nos vendedores de sua equipe. Embora as técnicas foram citadas aqui, a pessoa precisa realizar o curso de PNL em vendas ou mesmo o Practitioner em PNL, para aprender, treinar e se tornar perito em PNL em vendas! Venha pra Ápice!

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