CONFÚCIO MOURA TEM MAIS BAGAGEM QUE OUTROS CANDIDATOS, ATESTAM ELEITORES

0
496

mourAdministrando o Estado de Rondônia com garra e determinação, o governador Confúcio Moura (PMDB) tem deixado claro em entrevistas e debates que é um político preparado e o que tem mais bagagem entre os concorrentes. Assim foi no último debate promovido pela TV Allamanda. Confúcio detalhou suas ações no setor de  infraestrutura, educação, saúde e segurança pública. Sobre aquisição de recursos para obras, ele disse que somente Estados com o potencial e credibilidade junto às instituições de crédito como Rondônia conseguem um empréstimo de R$ 900 milhões junto ao BNDES com o aval da União.

 

De acordo ainda com Confúcio Moura somente 17 governadores têm esse aval deles. A informação foi dada pelo candidato do PMDB após ser acusado por concorrentes como Expedito Junior, Jaqueline Cassol e Pimenta de Rondônia de ter endividado o Estado.

 

Confúcio avisou não ser do seu perfil, cruzar os braços por medo ou falta de iniciativa para buscar solução para os graves problemas de falta de infraestrutura e que se tornaram angustiantes para a população, governador e os prefeitos. “O resultado está aí. Nunca se investiu tanto e se fez tantas obras em tão pouco tempo”. Com o Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica do Estado de Rondônia-Pidise e os subprogramas em execução foram feitos investimentos em vários setores como no porto alfandegado da capital, criação e estruturação da antiga secretaria e atual Superintendência da Paz, responsável pelo atendimento a dependentes químicos que já funciona na capital com um moderno centro de atendimento e terapia. Agora a autarquia realiza em todo o Estado o credenciamento de unidades e centros de terapia para orientação das famílias e tratamento especializado dos dependentes, além do pagamento de um salário referência aos pais.

 

O Estado adquiriu com parte dos recursos dez usinas de asfalto quente que ajudam na pavimentação de rodovias estaduais e na recuperação do asfalto antigo e deteriorado na maioria das cidades. Só em Porto Velho a meta é asfaltar 100 km de ruas e em todo o Estado 2.500 ruas estão com o asfalto recuperado ou em fase de execução.

 

Como política de apoio aos municípios, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) criou o programa “Mão Amiga” e recuperou 100% das estradas vicinais na maioria dos municípios, facilitando o escoamento da produção e dando condições de segurança para que o estudante que mora na zona Rural frequente as aulas nos colégios das cidades.

 

Na área da educação, o governo deu um salto de qualidade com investimentos em construção de novas escolas com salas amplas e climatizadas como as modelos Murilo Braga em Porto Velho e a chamada “Escola dos Sonhos” em Jacy-Paraná, além de ter recuperado e transformado em Instituto de Ensino Profissionalizante a antiga Escola Abaitará, na região de Pimenta Bueno. “Ali está nascendo o embrião da primeira Faculdade de Rondônia”.

 

A qualidade da educação em Rondônia ainda falta melhorar muito, mas avançou bastante e o último boletim do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB) coloca Rondônia no ranking nacional entre os Estados com melhor indicador da região Norte.

 

O ensino integral já é uma realidade em 19 das 436 escolas da rede estadual e o governo sancionou uma lei que permite a contratação do “Professor Oficineiro” para lecionar música, teatro e promover outras oficinas que tornem as escolas públicas mais atrativas como forma de baixar os índices de evasão escolar em torno de 25%. “Em outras regiões chega a ser de 80%”, disse Confúcio.

 

Para esse choque de gestão na área da educação Confúcio Moura lembrou que participam desse esforço concentrado entidades de grande credibilidade no país como as fundações Airton Senna, Roberto Marinho e Falconi.

 

Os recursos também tornaram possível a interiorização dos serviços médicos especializados de saúde, água tratada e saneamento básico, construção de Unidades Integradas de Segurança Pública (Unisp), construção de presídios e um programa de câmeras de vigilância em escolas nos centros urbanos. Só na capital são 230 câmeras, e monitoramento da área de fronteira com contrapartida do Estado.

 

Rondônia não figura mais entre os Estados do topo da violência. Nesse ranking, o Estado caiu da 8ª posição para o 14º lugar e o governo mantém investimentos de R$ 130 milhões em capacitação e aquisição de equipamentos de última geração para realização de perícias técnicas que auxiliam a Polícia Civil nas investigações das autorias dos crimes.

 

A violência no campo é combatida com as “mãos limpas” da regularização fundiária que já entregou 10 mil títulos a antigos posseiros da terra e também avançou na área urbana com a entrega de milhares de certidões definitivas de imóveis por meio de uma parceria com o Judiciário, os Cartórios de Registro de Imóveis e os municípios.

 

Na área da saúde também são incontestáveis os avanços e embora a maioria dos concorrentes, segundo Confúcio Moura, façam confusão sobre as áreas de competência do que é gestão do Estado e do municípios, o governo descentralizou os serviços com a reativação e ampliação da capacidade de atendimento dos Hospitais Regionais, como por exemplo os de Cacoal, hoje uma referência no Estado e onde são realizados inclusive transplantes, o de são Francisco do Guaporé com índice de satisfação de 60% entre os usuários e o Hospital Regional de Extrema, unidade que atende sem fila toda região da Ponta do Abunã e pacientes de vários municípios do Acre.

 

A criação do Serviço de Atendimento Médico Domiciliar (SAMD) que transferiu pacientes crônicos para casa com a garantia de toda assistência das equipes multifuncionais é outro avanço apontado pelo governador e candidato à releição.

 

 

“Fiz minha parte”

 

Perguntado sobre a avaliação do seu desempenho no debate, Confúcio disse preferir não fazer prognósticos e, acrescentou: “fiz minha parte”.

 

Antes do debate afirmou que estava muito confiante, porque a população sabe que ele trabalhou muito pelos 52 municípios.

 

Destacou a iniciativa da emissora e disse que ações como essas são importantes para que a população possa avaliar melhor os candidatos, pois “nós fizemos muito pelo Estado e estou tranquilo”.

 

Na apresentação, Confúcio Moura lembrou a importância do telespectador e o eleitor observar um ponto fundamental dos candidatos que é o caráter e a honestidade da pessoa. “Eu tenho mais de 30 anos de vida pública, já fui deputado federal (três mandatos), prefeito de Ariquemes (dois mandatos) e estou terminando um mandato de governador. Mas não fui condenado uma única vez, e tenho ficha limpa”, disse.