Secretário da Setur com técnicos
Secretário da Setur com técnicos
Secretário da Setur com técnicos

Uma reunião nesta semana na Superintendência Estadual de Turismo (Setur) marcou o início de uma nova fase para a Reserva Extrativista Estadual Rio Pacáas Novos localizada em Guajará-Mirim, onde o Governo do Estado prioriza o turismo sustentável.

O superintendente da Setur, Júlio Olivar, recebeu em seu gabinete o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Francisco Sales; o presidente da Associação dos Seringueiros da Reserva Extrativista do Rio Pacaás Novos, Wanderley dos Santos, e o turismólogo da Sedam, Wellington Cunha, autor do plano de uso público da reserva.
O plano complementa o Plano de Manejo da unidade de Conservação e representa o esforço do Governo da Cooperação por meio da Sedam junto com a Associação dos Seringueiros da Reserva Extrativista do Rio Pacáas Novos e Reserva Extrativista Federal Barreiro das Antas – Primavera.
A proposta é viabilizar a proteção e conservação de ecossistemas naturais significativos, assim como seu manejo mais adequado. O plano de uso público foi desenvolvido com a finalidade de atender às diretrizes e recomendações do plano de manejo. Com isso, tornar-se possível a visitação na reserva.
Ficou definido durante o encontro na Superintendência Estadual de Turismo que ainda neste mês, uma equipe formada por servidores da Setur e da Sedam visitará a reserva com o objetivo de conhecer “in loco” as potencialidades turísticas e definir os locais para visitação.
“Vamos analisar qual tipo de atividade turística pode ser desenvolvida como o turismo de aventura, pesca esportiva, turismo de base comunitária e contemplação”, adianta Júlio Olivar, informando que depois dessa visitação serão tomadas outras medidas para viabilizar o turismo no local, sempre valorizando o bem-estar da comunidade que é formada por 69 famílias, totalizando 284 moradores.
Facebook Comments