Com uma estrutura que contempla salas para seção de prevenção e serviços técnicos; administrativa; comando; alojamento de oficiais, sargentos, cabos e soldados e alojamento feminino; cozinha; sala de repouso; depósito e garagem coberta, atendendo todas as normativas de segurança e acessibilidade, a nova unidade foi construída para oferecer melhores condições de trabalho, assim como uma melhor estrutura para abrigar os equipamentos necessários e que são periodicamente adquiridos pelo comando. O detalhamento foi apresentado durante a solenidade pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Lioberto Caetano.

Uma homenagem ao Corpo de Bombeiros foi realizada pelo empresário Lucas Santos, que relatou a eficácia e a prontidão do serviço prestado pela corporação. “Há poucos dias, tive parte da minha loja tomada pelo fogo. A equipe que me socorreu não mediu esforços e evitou que a tragédia se alastrasse. O fogo foi logo contido, evitando que chegasse próximo ao alto volume de pneus que tinha em depósito, impedindo um alastramento do fogo que poderia até chegar ao posto de gasolina, que é vizinho da minha empresa. Manifesto aqui meu eterno agradecimento ao corpo de bombeiros”.

Em seu discurso, o Coronel Caetano homenageou as famílias das vítimas da tragédia de Santa Maria. “Minha cidade natal é Santa Maria. Cidade universitária, pequena. Ali há jovens com idade média de 22 anos. Um ano importante em que foram revistos muitas normativas e fiscalizações. O bombeiro está à frente; é ele que age no combate ao incêndio, ao resgate, ao pedido de socorro, e que pode agir na prevenção desses desastres. Emociona-me lembrar deste fato trágico, desta data triste para um país”.

Marcelo Bessa, secretário de Segurança do Estado, foi o responsável por falar dos investimentos, em que o Governo de Rondônia está investindo R$100 milhões de reais em Segurança Pública, através do Programa Integrado de Desenvolvimento e Inclusão Socioeconômica (Pidise). Os recursos contemplam a construção de 19 Unidades Integradas de Segurança Pública (Unisp), sendo quatro na Capital e quinze no interior.

Bessa falou que Ariquemes é uma região que precisa uma atenção especializada no combate ao crime e em ações de segurança pública. Lembrou recente audiência em que o governador teve no Ministério da Justiça em que foram apresentados os indicativos emergenciais do Estado, recebendo a garantia da permanência da Força Nacional de Segurança na região. “Em audiência, realizada na última semana, Confúcio apresentou ao ministério os indicadores da violência em Rondônia que agravaram-se fundamentalmente em duas regiões: o território Madeira-Mamoré (inclui os municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Itapuã do Oeste) e o território de Jamari (Ariquemes e mais oito municípios). Ele destacou a importância urgente para implantar Companhias Independentes e Especializadas de Fronteiras nas cidades de Guajará-Mirim, Costa Marques e Buritis.

Confúcio Moura abriu seu discurso falando de ações que tornam o atual Comando do Corpo de Bombeiros como o mais atuante da história de Rondônia. “Nunca foi adquirido uma volume tão grande de equipamentos, de veículos de resgate e segurança, aeronave, entre muitas outras ações que uma competente equipe de técnicos montando projetos e buscando recursos de fonte que menos se imagina. Um comando estruturado, inaugurando esse moderno quartel com recursos próprios. Parabéns Bombeiros de Ariquemes, vocês e a cidade mereciam a execução deste importante projeto!”

O governador enfatizou sobre as obras que tem sido o diferencial em seu governo. “A propaganda está nos olhos de cada um. Cada um que passa nas ruas de Ariquemes pode ver o que o governo já fez. “São 25 quilômetros de asfalto, um moderno centro de Diálise, duas lindas praças, estradas vicinais com perfeitas condições de tráfego, asfalto ligando Ariquemes a Machadinho do Oeste”. Confúcio mencionou que o mesmo volume de obras está também sendo executado em todo o estado, do mesmo jeito que tem obras em Ariquemes, o governo está executando obras em Rolim de Moura, em Ji-Paraná, nos 52 municípios do Estado. Estou trabalhando para surpreender Rondônia. E até hoje não teve um governador que levou para os municípios um volume tão grande de obras.

Confúcio encerrou seu discurso anunciando a parceria do Governo da Cooperação com a prefeitura de Ariquemes, para asfaltar 100% das ruas do município. “O prefeito me propôs o desafio, e a partir do mês de abril a parte que corresponde ao estado estará disponível para a prefeitura dar início aos trabalhos”.

Mudança de Comando

A solenidade realizada em Ariquemes contou ainda com a troca de comando do 2º Subgrupamento de Bombeiros Militares. O Tenente Sued Rocha deixa o posto, assumindo o comando o tenente Jeferson Marques de Oliveira.

Em seu discurso de despedida, o Ten. Rocha falou de importantes conquistas, como a instalação do Samu no município e a construção do novo quartel, sendo este a sua meta de trabalho estabelecida.inauuracaobOMBEIROS

Facebook Comments