Na última quarta-feira (14), em Porto Velho, o servidor da Fundação Nacional do índio (Funai), Danstin Nascimento,  recebeu a chave de um veículo utilitário (caminhoneta), adquirido por meio de emenda do senador Confúcio Moura (MDB-RO), referente ao Orçamento Geral da União de 2020, para auxiliar no trabalho de proteção etnoambiental dos povos Uru-Eu-Wau-Wau.

A área que compõe o território indígena Uru-Eu-Wau-Wau possui aproximadamente 1,8 milhão de hectares e abrange os municípios de Guajará-Mirim, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, Seringueiras, São Miguel do Guaporé, Urupá, Mirante da Serra, Campo Novo de Rondônia, Governador Jorge Teixeira e Montenegro.

Para Confúcio Moura, é extremamente importante o trabalho de proteção aos índios “arredios”. Segundo ele, o veículo é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento dessa atividade que requer uma logística minuciosa e com boa estrutura para a vigilância e monitoramento de todo o território indígena.

O servidor da Funai disse que a terra é demarcada, justamente pela existência de índios isolados, ou seja, é preciso comprovar o tempo todo a existência desses índios. “Se gente não comprova, em algum momento pode vir alguma retificação, uma alteração na legislação que interditou a terra indígena porque não há mais identificação de índios isolados. Então, se a Funai não fizer esse trabalho, a gente acaba perdendo a demarcação e a interdição dessa terra”, explicou.

Danstin esclareceu também que o novo veículo possibilitará à equipe a desenvolver as atividades com mais segurança.  “Para fazer esse trabalho de vigilância e fiscalização, ou seja, nos limites da terra indígena, nós precisamos de uma logística que depende de uma estrutura mínima, e essa estrutura mínima, por exemplo, compõe o fato de ter veículos com boas condições”.

O valor da emenda do senador Confúcio Moura para aquisição do veículo utilitário foi de R$ 200 mil, no entanto, o carro foi adquirido por R$ 131 mil. Segundo Dastin Nascimento, já está sendo pleiteado junto à Funai uma contrapartida complementar para a aquisição de outro veículo com o restante da emenda parlamentar.

Facebook Comments