Aprenda como uma consultoria certificada pode impulsionar suas vendas no Mercado Livre
O Mercado Livre é o maior site de e-commerce da América Latina, e o grande desafio do empreendedor moderno é profissionalizar suas operações no digital.
Mesmo quem já tem uma certa afinidade comercial pode ter dificuldade para construir uma boa reputação sem o auxílio daqueles que conhecem o mercado.
Diante dessa situação, a solução mais eficiente para os novos sellers está nos serviços de Consultoria do Mercado Livre.
Além da troca de conhecimentos, o consultor participa de toda a jornada do vendedor, analisando e indicando tudo aquilo que ainda pode ser melhorado.
Descubra, neste artigo, como a Consultoria Certificada vai ajudar sua loja a vender mais no Mercado Livre.
Os pilares do e-commerce
Antes mesmo de trazer os benefícios e as áreas de atuação de uma Consultoria Certificada, precisamos falar sobre os quatro pilares do e-commerce.
Neste cenário, o próprio Mercado Livre recomenda que seus vendedores redobrem a atenção sobre a Oferta, o Tráfego, o Serviço e a Escalabilidade.
Cada resultado alcançado nesses pilares terá efeito direto na etapa seguinte, desde a precificação correta até a capacidade de manter o desenvolvimento.
Uma oferta tentadora tornará o seu anúncio competitivo, e por consequência será necessário investir em ações que consigam gerar tráfego.
Quando os consumidores já estiverem cientes do seu anúncio será necessário concretizar a venda, sempre prezando pela qualidade do serviço.
Na última etapa, que ocorre logo após as vendas (de forma geral), a loja poderá contar com ferramentas variadas, que ajudarão a conquistar escalabilidade.
H2 – Consultoria Certificada na prática
Para saber se vale a pena contratar uma empresa especializada em Consultoria no Mercado Livre é preciso reconhecer os objetivos da empresa.
De forma simplificada, uma empresa que presta este tipo de serviço pode:
- Identificar possíveis erros de cadastro
- Contribuir para que as vendas cresçam de modo sustentável
- Orientar e conscientizar o vendedor sobre a gestão de estoque
- Sugerir ferramentas que melhorem a performance do vendedor
- Auxiliar a configuração de campanhas com anúncios patrocinados
- Verificar aspectos técnicos do anúncio (Ex.: títulos, descrições, imagens)
- Analisar a qualidade do anúncio (reclamações, resposta, cancelamentos)
Como é feita a Consultoria Certificada do Mercado Livre?
Questionário – O vendedor preenche um modelo (validado pelo próprio Mercado Livre) com pontos que facilitam a compreensão do seu perfil na plataforma.
Entrevista – Para coletar informações ainda mais precisas, a empresa entra em contato com o vendedor e acrescenta novos dados ao mesmo questionário.
Diagnóstico – Depois que os primeiros passos já estiverem definidos pela empresa (junto ao vendedor), é hora de definir a ferramenta de Roadmap.
Plano de Ação – Passada a etapa de diagnóstico será possível definir quais serão as próximas ações junto de seus prazos.
Acompanhamento – Na fase de execução, o vendedor colocará as ideias em prática e o consultor seguirá monitorando o processo.
Quando contratar uma Consultoria Certificada?
Este tipo de serviço é recomendado para os vendedores que desejam aprimorar seus resultados a partir dos tópicos listados a seguir:
Especialização: Quem deseja escalar suas vendas de forma dinâmica pode contar com a especialização na intenção para evitar os possíveis erros iniciais.
Recursos: Quando uma empresa não possui recursos suficientes para as demandas da plataforma, a Consultoria Certificada pode ser de grande utilidade.
Investimento: Assim como nos outros cenários, a análise aprofundada sobre a eficiência operacional justificará o retorno potencial daquilo que foi implantado.
Riscos: Ainda que a Consultoria implique em um custo extra, a mesma poderá servir como garantia na qualidade de atendimento específico.
As empresas de Consultoria Certificada do Mercado Livre
A lista completa com as empresas que prestam o serviço de Consultoria no Mercado Livre pode ser acessada na Central de Parceiros.
Para definir o nível de prestígio das empresas, a plataforma leva em conta os números de consultores certificados, de vendedores vinculados e de sucesso.
Para o selo “Certificado” basta dispor de 1 consultor certificado, de 5 vendedores vinculados e de outros 2 vendedores de sucesso (qualquer categoria).
Já o selo Platinum exige que a empresa tenha 6 consultores certificados, 80 vendedores vinculados, 15 vendedores de sucesso e mais 1 ano de MeliPro.
A Mamba Digital está na lista de parceiros do Mercado Livre com o selo Platinum.