Como explicar ao filho que neste Natal não terá o presente que deseja?

O país tem vivido crises políticas e econômicas, a maioria das famílias neste Natal optou esse ano por utilizar o benefício do 13º salário para pagar as dívidas – é o que diz pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Segundo pesquisa sobre o comportamento no Natal, realizada pelo portal Trocando Fraldas, com 10 mil participantes de todo o país, os resultados em relação aos presentes das crianças no Natal são:

  • 3 a cada 10 crianças vão ficar sem presentes no Natal de 2017;
  • 78% ganharão presentes na região Sul e apenas 65% na região Nordeste;
  • Em Sergipe, nem toda criança ganhará presentes e no Rio Grande do Norte, Tocantins e Amazonas nem sequer 3 a cada 5;
  • No Amapá, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a maioria das crianças ganhará presentes;
  • Em Curitiba (80%), Brasília (73%); Rio de Janeiro (76%) e Belo Horizonte (71%), as crianças recebem presente acima da média nacional enquanto em São Paulo (69%) na média;
  • Em Palmas, Manaus, Aracaju e Maceió haverá mais crianças sem presentes;
  • Para 76% dos pais que não darão presentes a seus filhos, a falta de dinheiro é a principal razão.
Significado do Natal tem se perdido

A principal simbologia do Natal é a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, mas a festa também pode ser compreendida como a celebração da família, união entre os entes queridos e amigos.
Obviamente que também existe a tradição dos presentes de Natal e a simbologia do Papai Noel que traz os presentes às crianças, mas o principal significado é a união e amor.

Como dizer à criança que ela não terá presente ou que não ganhará o que deseja?

Especialistas orientam que os pais ou responsáveis abusem do lado lúdico em torno da celebração, dizendo à criança que se ela não puder ter o presente que mais deseja isso não quer dizer que o Papai Noel não se importe, mas que neste ano, a entrega de presentes está mais difícil no mundo, porque são muitos os países e muitas as crianças para presentear.

Um presente mais simples terá tanto significado quanto àquele que a criança almejava, o que verdadeiramente conta é a lembrança, o carinho, crianças desejam amor e atenção e isso não tem preço.

Outra ideia, quando não é possível dar um presente mais elaborado, é entregar uma cartinha ao filho(a), como se fosse o Papai Noel justificando o presente mais simples.

Para os pais que optaram por não desenvolver no filho(a) a crença no Papai Noel, vale a sinceridade e declaração de afeto. Vale ressaltar: o amor e a atenção são os presentes mais valiosos que uma criança merece.

Facebook Comments