A educação não é estática e frequentemente muda suas estratégias de acordo com o contexto em que está inserida. Um exemplo dessas mudanças que vêm se intensificando ao longo dos anos é a preocupação das escolas em despertar o lado humano e social de seus alunos. Se antes a comunidade escolar se dedicava apenas ao ensino das matérias de cada disciplina, hoje a tendência é também estimular a consciência social. Nesse contexto, de que maneira a escola pode trabalhar a responsabilidade social em seus estudantes?

Para Fabrício Cortezi, coordenador pedagógico do Sistema de Ensino pH, a escola é a principal incentivadora de assuntos da sociedade. “Os colégios não vão conseguir passar a mensagem apenas dando uma aula de consciência social, por isso, é relevante introduzir o assunto de forma natural para os alunos”, comenta. Ou seja, os conceitos de cidadania também precisam se relacionar aos conteúdos vistos em aula.

Entres os valores discutidos no âmbito estudantil, o respeito à diversidade é um dos principais conceitos a serem ensinados aos alunos porque ressalta a importância de tratar todas as pessoas de maneira igual. Cortezi enfatiza os benefícios que a educação com engajamento social pode oferecer: “Quando dizemos que todas as pessoas são iguais, não estratificamos a sociedade entre aquele que merece mais atenção, aquele que a vida vale mais. Isso facilita muito as discussões a respeito de direitos humanos”, explica.

Para trazer o espírito de consciência social é importante que a escola trabalhe como um todo, valorizando a integração entre as turmas. O coordenador sugere que os colégios façam um diagnóstico dos pontos que precisam desenvolver em seus alunos para planejar e propor atividades que façam sentido para o ambiente estudantil.

“A consciência social não está desvinculada dos conteúdos, muito pelo contrário, ela ajuda na contextualização daquilo que a gente aprende. A escola sempre tenta melhorar e preparar alunos mais críticos, mais conscientes e que saibam fazer alguma coisa. Isso é importante para o desenvolvimento crítico deles, em perceberem que são parte da sociedade e que todas as ações isoladas que eles fazem refletem no mundo”, finaliza Cortezi.

Sobre o Sistema de Ensino pH (www.sistemadeensinoph.com.br) – O pH surgiu em 2012, a partir do trabalho desenvolvido no Colégio pH e Curso pH, presente há mais de 30 anos no Rio de Janeiro.  Reconhecido pelo elevado número de aprovações nos vestibulares das universidades mais concorridas do estado e pelos excelentes resultados no ENEM, o pH atua da Educação Infantil ao Pré-vestibular.  O sistema conta com uma série de escolas parceiras e oferece orientação nas áreas de planejamento, ferramentas tecnológicas, projetos inovadores, integração de recursos e formação contínua dos profissionais. O Sistema de Ensino pH integra o portfólio de empresas da SOMOS Educação.

 

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