Coluna Zona Franca, por Roberto Kuppê

0
431

Um mês

Nesta quarta, 8, fará um mês da intentona golpista que tinha o objetivo de tomar o governo na marra. Foi um ato terrorista, mas, acima de tudo, um plano insano, transloucado, imbecil, mas que teve consequências bem sérias para quem o praticou. Pelo menos 800 pessoas estão presas e umas 300 já foram indiciadas e deverão ser condenadas a até 15 anos de prisão.

Um mês 2

O Ministério Público Militar (MPM) tem até agora oito militares sob investigação por suposta participação nos ataques. Nenhum foi preso até agora. Um dos investigados é o ex-comandante do Batalhão de Guarda Presidencial Jorge Paulo Fernandes da Hora, que confrontou policiais que tentavam agir contra os bolsonaristas que invadiram o Palácio do Planalto. O Batalhão de Guarda Presidencial é investigado por não ter conseguido impedir a entrada dos criminosos no Planalto.

Um mês 3

E hoje, no curso da quinta fase da Operação Lesa Pátria, acaba de ser preso o ex-comandante de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Jorge Eduardo Naime. Durante as invasões de 8 de janeiro, Jorge fez corpo mole, facilitando a ação dos terroristas.

E o lindão na Disney

Enquanto idiotas e imbecis estão presos, o “mito” está se divertindo em Orlando (EUA), a poucos metros da Disney. Bolsonaro está pouco se lixando para quem está preso e para quem ainda acha que ele vai voltar num cavalo dourado empunhando uma espada. Ele não quer voltar. Ele sabe que a batata dele está assando. E rápido demais.

Cadê o Carluxo?

O medo de ser preso assim que o pai, Jair Bolsonaro (PL), deixasse a presidência fez com que Carlos Bolsonaro (PL-RJ) embarcasse rumo a Atlanta, no estado da Geórgia nos EUA, na véspera do Natal passado. E, agora, o filho 02 do ex-presidente não tem previsão de retorno ao Brasil, mesmo tendo que cumprir mais dois anos de mandato na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Ele não divulgou nada de sua presença nos EUA, ao contrário do pai.

PVH-Manaus

Quem acha que a BR-319, a Transamazônica no trecho Porto Velho-Manaus será asfaltada em sua totalidade, está enganado. Com Marina Silva no Meio Ambiente, impossível. Asfaltar aquele trecho beneficiará grileiros de terras e mais desmatamento haverá, se tornando uma grande tragédia para a Amazônia. Existem muitas terras ocupadas ilegalmente naquela região.

Yanomami

Falando nisso, por que até agora nenhum garimpeiro foi preso nas terras Yanomami, visto que cometeram crimes graves, inclusive assassinatos? Eles estão fugindo e dificilmente serão encontrados para responderem pelos graves crimes ambientais. A tentativa de genocídio dos povos Yanomami talvez seja uma das piores ações do governo que negou a existência de uma pandemia que ceifou a vida de quase 700 mil brasileiros.

Espaço aéreo

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou a reabertura parcial do espaço aéreo sobre a Terra Indígena Yanomami, em Roraima, para permitir a saída coordenada e espontânea de garimpeiros que atuam ilegalmente na região. A medida começou a vigorar nesta segunda-feira (6) e vai durar uma semana, seguindo até a próxima segunda-feira (13). Segundo a FAB, foram criados três corredores aéreos. As aeronaves terão autorização de voo desde que se mantenham dentro dos limites laterais e verticais estabelecidos.

Fila Zero

Foi lançado o Programa Nacional de Redução de Filas e está dividido em duas fases: 1ª fase (janeiro a junho) – foco em cirurgias eletivas – R$600 milhões. 2ª fase (abril a junho) – exames com foco em tratamento de câncer, novos recursos após o R$600 milhões, participação dos 6 hospitais federais e dos 3 institutos nacionais.

O diretor

O novo presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Marcelo Cruz (Patriotas) que é evangélico, filho de pastores, indicou para a diretoria geral da entidade Roger André Fernandes, ex-diretor da AROM. Para quem não sabe, basta uma busca no Google para ver que o patriota terá problemas no futuro com o diretor das “soluções”. Ah, para facilitar, coloca as palavras chaves Lebrinha, Arom, Roger.

Ieda Chaves

Falando na ALE-RO, haveria um acordo para a recém empossada deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) ser eleita presidente desta casa de leis. Ela obteve 24.667 votos, sendo a segunda mais votada nas eleições de 2022. Dizem que o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (União Brasil), estaria uma fera.

Ieda Chaves 2

A esposa do prefeito será estratégica para o lançamento dele ao governo de Rondônia em 2026. Hildon deve sair candidato com apoio do atual governador Marcos Rocha (União Brasil). Afinal, o prefeito o apoiou já no primeiro turno.

Trio bolsonarista

Glória a Deus. Interpretação da PGR sobre forma de cálculo de “sobras eleitorais” pode tirar os deputados federais recém empossados Thiago Flores, Cris Lopes e Lebrão da Câmara Federal. O trio é terrivelmente bolsonarista, armamentista e em nada contribuirão para a pacificação do País.

Bancada evangélica

Até agora os parlamentares da bancada evangélica no Congresso Nacional, não deram um pio sobre a denúncia da verba de 872 milhões que foi destinada para uma entidade evangélica que não cumpriu a missão de cuidar do povo Yanomami.

Bancada evangélica 2

A propósito, a bancada evangélica no Congresso Nacional adiou a eleição de seu novo presidente, após encontrar inconsistências no número de votos. A bagunça na eleição da bancada evangélica repercutiu nas redes. “Vejam só, esse mesmo pessoal que reclama do sistema eleitoral brasileiro, que sem prova nenhuma falam em fraude nas urnas, eles não conseguem realizar uma eleição sem fraude envolvendo um colégio eleitoral pequeno, com menos de 200 pessoas. Enquanto isso, o TSE realiza eleições limpas com 156 milhões de votantes. Esses canalhas acusam os outros do que eles próprios são: fraudadores”.

Jornada Amazônia

Serão abertas, no próximo dia 13, as inscrições para o primeiro programa de 2023 da Jornada Amazônia, o Gênese, destinado a jovens talentos, com o objetivo de despertá-los para o empreendedorismo. A Jornada Amazônia é uma plataforma de inovação que visa a promover negócios que apoiem a manutenção da floresta em pé. O Programa Gênese pretende incentivar também a pesquisa orientada para produtos e processos de impacto para a floresta.

Jornada Amazônia 2

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site genese.jornadaamazonia.org.br até o dia 12 de março. A iniciativa é coordenada e executada pela Fundação Certi e conta com a coparticipação e investimentos do Bradesco, Fundo Vale, Itaú-Unibanco e Santander, dentro do Plano Amazônia, uma aliança entre os três bancos, e do Programa de Bioeconomia do Fundo Vale.

 

Informações para a coluna: [email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.