Coluna Zona Franca Especial Sessão da Tarde

0
130

Por Roberto Kuppê (*)

O filho de Gandhy

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, multidão e textoGente, o que foi isso na Baêa hoje? O presidente Lula participou do desfile cívico do 2 de Julho, em Salvador. Esta é a terceira vez consecutiva que Lula participa das celebrações que marcam a independência do Brasil na Bahia. Acompanhado do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, da primeira-dama, Janja Lula da Silva, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e de outros ministros, o som de Olê, Olê, Olá, Lulá, o presidente iniciou o percurso no Convento da Soledade, seguindo em direção ao Pelourinho.

                                      O filho de Gandhy 2

Durante o trajeto, Lula, o governador e os ministros das Cidades e dos Transportes, Jader Filho e Renan Filho, respectivamente, usaram turbantes dos Filhos de Gandhy, uma tradicional entidade cultural baiana que simboliza paz e união. Mais cedo, em entrevista à Rádio Sociedade, o presidente Lula lembrou que a independência do Brasil foi um processo de batalhas populares em diversos estados, consolidada em 2 de julho na Bahia. “Essa participação popular é o que dá dimensão à nossa independência”, afirmou.

O filho de Gandhy 3

Salvador (BA) 02.07.2024 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Caminhada do Dois de Julho, no Largo da Soledade. Foto: Ricardo Stuckert/PR“A nossa independência foi um acordo feito entre a elite que governava o Brasil naquela época e transformaram aquilo na data oficial [7 de setembro de 2022], um grande ‘conchavão’ que resultou no grito de independência. Mas a verdadeira independência se deu aqui na Bahia, foi aqui na Bahia que o povo foi pra rua pra defender a expulsão dos portugueses e a ascensão dos brasileiros, dos negros, dos indígenas, das pessoas que moravam aqui na Bahia”, acrescentou. Depois de Salvador, Lula teve agenda em Recife, onde anunciou ações federais na capital pernambucana.

Geraldo Alckmin em RO

Já o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ministro do Desenvolvimento, da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), participou pela de hoje em Porto Velho, na sede da Fiero, de um diálogo com empresários. Alckmin destacou que a NIB se sustenta em quatro pilares: inovação, competitividade, produtividade sustentável e exportação. “Firmamos o compromisso de assegurar, através de financiamento, R$ 66 bilhões para a inovação industrial, em todas as áreas econômicas. Para a competitividade, teremos o Brasil+Produtivo, com a parceria do Sebrae e do Senai, com financiamento do BNDES”, anunciou. Alckmin foi recepcionado pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB) com entusiasmo.

Geraldo Alckmin em RO 2

Outra medida é a depreciação de maquinário em dois anos, hoje esse período é acima de uma década. “O objetivo é estimular a compra de maquinário novo, para melhorar a eficiência de competitividade, reduzindo o chamado custo Brasil. O presidente Lula vai sancionar a lei da LCD (Letra de Crédito de Desenvolvimento), que vai ofertar crédito para comércio e indústria, com juros mais baratos, com redução do Imposto de Renda”.

                                Alckmin em RO 3

Lançamento da pedra fundamental do HUB de inovação do Senai RondôniaO prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, participou do evento e declarou que “o vice-presidente conhece de gestão – foi governador de São Paulo por quatro mandatos – e sabe dos obstáculos para as empresas, de um modo geral. Olhe para o nosso Estado, que é jovem, mas com uma vocação empreendedora extraordinária ao longo de nossa história. Que possamos ter investimentos para agregar valor aos nossos produtos primários, que passam por um momento de expansão”.

Alckmin em RO 4

O governador Marcos Rocha ressaltou que Rondônia tem alcançado destaque nacional, com crescimento acima da média nacional. “Temos o menor índice de desemprego do país, somos um grande produtor agropecuário e seguimos crescendo. Aproveitei para sugerir ao vice-presidente que, durante a realização da COP23, em Belém (PA), o café servido seja o saboroso robusta amazônico produzido aqui em Rondônia, que representa mais de 90% da produção cafeeira da região Norte. Nada mais justo que seja ofertado aos participantes o nosso legítimo robusta”.

Eleições 2024

Na coluna desta manhã, dissemos que o pré-candidato a prefeito de Porto Velho pelo PP, Valdir Vargas, estaria desprestigiado pela cúpula do partido, só porque não esteve nas primeiras fileiras quando a deputada federal celebrou o ingresso no partido de Ciro Nogueira (foto) e Ivo Cassol. De acordo com o também pré-candidato a prefeito, pelo Podemos, Léo Moraes, somente os dirigentes partidários ficaram nessa fileira. Foi apenas questão de organização do evento. “O Valdir goza de carinho e prestígio com o diretório do PP. Pessoal gosta dele“, disse o ex-deputado.

Falando nisso…

A coluna adora um gancho. Falando nisso…o que mesmo a deputada federal Silvia Cristina foi fazer no partido de Ivo Cassol? Segundo prognósticos, ela não vai ajudar a eleger ninguém principalmente nas principais cidades como Porto Velho, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena. Silvia vai acabar se ferrando com essa aliança. Cassol é do tipo que não tem nenhum escrúpulos com os correligionários. Olha que ele já fez com todos aqueles que lhe estenderam as mãos. Haja vista o que ele fez com a própria irmã e cunhado. Logo a Silvia  que é negra e etc e tal. A coluna enxerga que Silvia pulou do fogo (Marcos Rogério) para cair na frigideira (Ivo Cassol).

Vínicius Miguel

Vínicius Miguel (PSB) esteve hoje com o vice-presidente Geraldo Alckmin. O nome dele não foi consgrado para disputar a prefeitura de Porto Velho pela Frente Democratica. O nome indicado foi o do advogado Célio Lopes, do PDT, pela Executiva Nacional do PT que o homologou como candidato pela Federação Brasil da Esperança.

 

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Acesse também: Patrulha Verde 

A Democracia

Coluna da manhã de hoje

Coluna Zona Franca