Coluna Zona Franca

0
5331

Trair e coçar…

Tem um ditado que diz: “trair e coçar é só começar”. Na política já começou. Tanto em nível nacional, quanto estadual. Na República das Bananas, o ex-juiz Sérgio Moro está na corda bamba. Não sabe se vai ou se fica. Tá igual couro da rima. Está no Podemos, mas, de olho nos bilhões do fundo eleitoral do União Brasil (PSL+DEM), ameaça deixar senador Álvaro Dias (Podemos-PR) com a cara do Coringa.

Trair e coçar….2

Quer queiramos ou não, o senador bolsonarista e terrivelmente evangélico, Marcos Rogério (PL-RO) será um peso importante na sucessão estadual. Duvidamos que saia candidato, mas, que deverá ser uma importante peça na campanha eleitoral. Agora, quanto ao apoio ao ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, a coluna garante que não procede. MR vai apoiar Expedito Júnior (PSD). Marcos Rogério pode ser tudo, menos traidor. Vide a fidelidade canina que tem por Bolsonaro.

Trair e coçar….3

Isso sem falar em Jaime Bagatolli (União Brasil) que também é pré-candidato ao Senado com “apoio” de Bolsonaro.

Renovação

A ALE-RO aprovou cloroquina, garimpo no Madeira, redução de área de proteção ambiental, proibição de destruição de máquinas usadas em crimes ambientais, dentre outras cositas mas como manter deputados corruptos mesmo tendo sido cassados pelo juízo eleitoral. Urge que eleitores votem em candidatos que defendam pautas sociais, ambientais, educacionais e sanitárias.

Por exemplo…

A Lei Estadual de Rondônia nº 5.299/2022, sancionada em 12 de janeiro pelo governador Marcos Rocha (PSL), que proíbe a destruição e inutilização de maquinários apreendidos por órgãos fiscalizadores do Estado, pode ser barrada pela Justiça após o Ministério Público (MP-RO) ter ingressado com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) na semana passada. O mesmo MP barrou também a garimpagem no rio Madeira, aprovada por este governo bolsonarista.

O que esperar de Bolsonaro?

O sujeito que vai um dia ao enterro da mãe, e no outro sai para comprar um bilhete de loteria, passa a impressão que a morte pouco o abala. Mesmo a morte da mãe. O que esperar dele? Sobre vacinar crianças, Bolsonaro foi além da barbárie: “número de mortes insignificante”.

Pesquisas RO

Pesquisa da Phoenix divulgada recentemente não incluiu Anselmo de Jesus (PT) como candidato ao governo. E ainda incluiu nomes que não disputarão o governo de Rondônia. Aguardando uma pesquisa completa e sem direcionamentos.

Até amanhã