Coluna Zona Franca

Ômicron

Enquanto o mundo e o Brasil estão tomando providências drásticas contra a nova onda da pandemia, em Rondônia nenhuma preocupação, muito pelo contrário. Vai haver reveillon e carnaval! Um mega show do Gusttavo Lima está programado pra hoje. As pessoas não estão levando a sério (mais uma vez) os alertas. O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) está pagando pra ver. Vai pagar caro.

Médicos bandidos

Um médico de Porto Velho está sendo investigado por adulterar dados do  biólogo Átila Iamarino no Ministério da Saúde. Com certeza o médico é bolsonarista e se viu incomodado com as intervenções do biólogo acerca da Covid-19. O nome do médico não foi divulgado. No Paraná, um médico foi preso por cobrar por cirurgias pelo SUS. Sem palavras.

                                       

 

Lançamento

O jornalista RK Moraes deverá lançar nos próximos dias o site de notícias Política Federal. Como no nome diz, será um site de notícias políticas de Brasília e do País, com ênfase, claro, nas eleições de 2022. Em tempos de massificação de fake news, o site pretende fazer o contraponto das principais notícias do Brasil. Dentre os profissionais que estarão colaborando com o site, estão jornalistas profissionais oriundos de renomados sites da capital federal. A logomarca criada pelo web designer Monroe Júnior lembra propositalmente a marca da Polícia Federal, mas difere nos caracteres e na inscrição PF no centro do escudo.

Dois ícones do ativismo mundial

As ativistas @txaisurui e @gretathunberg, unidas pelo meio ambiente e o equilíbrio do Planeta. 💪Ainda vivemos em um tempo em que é preciso convencer nossos governos que a luta pela mudança climática é a luta pela existência humana. Correm tanto pelo dinheiro e poder e esquecem que o essencial é o ar e a água, enfim. Inteligente e excepcionalmente consciente do papel que exerce após fala na COP26, Txai Suruí não pensa em se candidatar a nada nas próximas eleições. No entanto, o pai, Almir Suruí, deverá tentar uma vaga de deputado federal pela Rede Sustentabilidade de Rondônia.

O criador e cria

Eles são farinha do mesmo saco. Produtos do golpe de 2016 contra Dilma Roussef. Como um corpo que se separa e continua vivo, Bolsonaro e Sérgio Moro continuam sendo uma só pessoa. Podem até trocarem farpas em público, mas, no fundo, representam o mesmo grupo que hoje está no poder. O “Centrão”, que ora apoia Bolsonaro, logo logo vai estar nos braços de Moro. As pesquisas indicam que até fevereiro o ex-juiz ultrapassará o presidente.

Breno de Paula

O advogado e tributarista Breno de Paula, participou hoje, em Brasília, de evento da Comissão Tributário OAB Nacional. “Debatemos o Sistema Tributário e a Tributação como política pública para um melhor ambiente de negócios, simplificação, desburocratização e redução das desigualdades regionais e sociais!”, postou.

Flagrante do Bolsolão

A revista Crusoé obteve imagens exclusivas, feitas pela PF, de um cacique bolsonarista com uma bolada de dinheiro nas mãos. “Não há, até hoje, nenhuma prova mais eloquente da corrupção envolvendo a farra de emendas por meio da qual o governo de Jair Bolsonaro tem comprado apoio político no Congresso”, diz a reportagem. Chefe do partido de Valdemar Costa Neto no Maranhão, o deputado bolsonarista “é suspeito de pagar uma espécie de ‘pedágio’ para que colegas parlamentares se juntem a ele destinando emendas a municípios controlados por seus aliados políticos que, logo após receberem as verbas, contratam empresas ligadas ao esquema que devolvem o dinheiro, lavado e em espécie. Corrupção pesada. E escrachada. As investigações começaram ainda no primeiro semestre do ano passado e, desde então, correm sob absoluto sigilo. Crusoé teve acesso, com exclusividade, à parte mais sensível da apuração, mantida a sete chaves até agora pelos investigadores: imagens nas quais o deputado aliado do presidente da República aparece manuseando generosos maços de dinheiro que, segundo a Polícia Federal, são produto direto do esquema de corrupção envolvendo as emendas parlamentares”. E o PT?

                                             Eleições 2022

O ex-presidente Lula continua em primeiro lugar em todas as pesquisas de opinião pública. Algumas dão como certa eleição já no primeiro turno. E, se se confirmar o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) como vice, a vitória de Lula será acachapante. Ontem, Lula concedeu entrevista ao podcast Podpah, e obteve incrível recorde de audiência. Mais de 2 milhões de acessos ao canal do programa, com 300 mil pessoas acessando simultaneamente.

Confúcio Moura

Outro político que concedeu entrevista com grande audiência, foi o senador licenciado, Confúcio Moura (MDB-RO). Ontem ele foi entrevistado pelo jornalista Dirceu Fernandes, da Radio Antena Hits. O programa foi ao ar na quinta-feira, com a participação de ouvintes e profissionais da imprensa de vários municípios de Rondônia. Confúcio está andando pelo estado em busca de apoio para possível candidatura ao governo de Rondônia, outra vez.

Sucessão Rondônia

A Ômicron vai ditar os rumos das eleições 2022 em Rondônia. Mostrando descaso, os principais candidatos não estão dando conta do grande problema que vem por aí. Nenhuma manifestação das autoridades responsáveis pela condução da saúde pública de Rondônia sobre a nova onda que deverá ser avassaladora. O governador Marcos Rocha (PSL) que deverá disputar reeleição, está preocupado com outras coisas. O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), vai pagar para ver. Disse que vai haver reveillon e carnaval. Pode ser um tiro no pé.

PL de Rondônia

E O PL de Rondônia? Nas mãos do ex-deputado Luiz Cláudio, o PL de Rondônia poderá amanhecer com novos dirigentes. É que, ao Bolsonaro se filiar ao partido de Valdemar da Costa Neto, o senador Marcos Rogério (DEM), segundo fontes, teria feito investidas no sentido de pegar o partido em Rondônia. Com a fusão do DEM com o PSL, o senador estaria sem espaço para concorrer ao governo de Rondônia. E o PL seria o melhor caminho para ele chegar ao Palácio Rio Madeira.

 

Por Roberto Kuppê