Coluna Zona Franca

0
173

Marcelo Bennesby

Mais um profissional de comunicação que se vai deixando enorme lacuna. Marcelo Bennesby, um jovem de 53 anos, morreu nesta madrugada de complicações devido à um AVC, pneumonia e Covid-19. Lamentável perda que será sentida por amigos e familiares. MB era um profissional sério, amigo e correto. Perde o jornalismo um excelente profissional.

Walter Waltenberg

Mais uma vítima do coronavírus, morreu ontem, domingo, o ex-presidente do TJ-RO, Walter Waltenberg. O corpo dele será cremado em Brasília, decidiu a a família, devido à pandemia. WW foi um grande jurista e a perda dele será sentida no meio jurídico, familiar e nas rodas de amigos. O TJ-RO faz luto oficial durante todo o dia de hoje, 25.

Tsunami

Os movimentos de protestos iniciados sábado e domingo, pedindo impeachment de Bolsonaro soaram como um sinal nada bom para o inquilino do Palácio do Planalto. Várias carreatas em todo o País avisaram que vem um tsunami por aí. Recordista de pedidos de impeachment, Bolsonaro vai precisar de um milagre para não ser impitimado.

O milagre de Bolsonaro

O milagre se chama deputado federal Arthur Lira (PP-AL), o ungido de Bolsonaro para presidir a Câmara Federal, que é a responsável para julgar pedido de impeachments de presidentes. Bolsonaro está trocando o dia pela noite, varando madrugadas negociando apoio à Lira. Emendas estão sendo liberadas e cargos oferecidos.

Baleia Rossi

Por outro lado, a esquerda está se unindo para apoiar o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato oficial do atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ). Caso eleito em fevereiro (semana que vem), Baleia promete pensar na possibilidade do impeachment. Como ele quer apoio de governistas, está deixando meio no ar se vai pedir ou não.

PT + MDB

Pior que é verdade. O PT vai apoiar o MDB nesta empreitada. Tudo para não perder o dedo, que vão os anéis. Ao apoiar Baleia Rossi, o impeachment ficaria mais próximo do que elegendo Lira. O PT também teria assento na Mesa Diretora, possibilitando voz e votos. “Ah, o Rodrigo Maia e o MDB tramaram o impeachment de Dilma”. Ótimo. Já tem expertise para impitimar Bolsonaro.

Em Rondônia

O caos na saúde de Rondônia já era uma pedra cantada, só questão de tempo. Com 100% dos leitos ocupados, o estado vive um de seus piores momentos nesta pandemia que teima em não acabar. É o resultado de negacionistas que não acreditaram que isso poderia acontecer. Centenas de mortes quase que diárias deixam famílias em prantos. E vai piorar.

Não se admirem

Cerca de 8.500 dose da vacina Coronavac, destinadas às populações indígenas de Rondônia, sumiram. De 11 mil, apenas 2.500 doses foram entregues. O Ministério da Saúde cobrou do governo de Rondônia o paradeiro destas vacinas. E por falar em desvios de vacinas, negacionistas estão furando a fila. Antes contrários à vacina chinesa, agora artimanhas para tomá-las.

Falando em indígenas

Os caciques Raoni Metuktire e Almir Suruí abriram denúncia contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, por crimes ambientais e crimes contra a humanidade. As duas lideranças indígenas contaram com o apoio do advogado francês William Bourdon, famoso por defender causas internacionais de direitos humanos e mais recentemente casos de “whistleblowers” como Edward Snowden, Julian Assange e ativistas africanos.

Por equipe do Mais RO