Coluna Zona Franca

Eleições 2022

O ex-presidente Lula está sendo elogiado no mundo inteiro e até no Brasil, com sua turnê internacional pela democracia, paz  mundial e contra a pandemia. Sem dúvida alguma é um estadista ao nível de Mandela, Barak Obama, Ângela Merckel e outros. É um nome reconhecido internacionalmente. Parece que a prisão ilegal dele o deixou mais forte ainda. Como ele disse no dia em que se entregou à PF: “Eu sou uma ideia que ninguém vai apagar”. Dito e feito. Na contramão, o presidente Bolsonaro esteve também na Europa e na Ásia. Foi brincar de pegar sorvete e vender time de futebol.

Eleições Rondônia

Expedito Júnior

Para o governo de Rondônia, continua a mesma: indefinido. Não há favoritos. Talvez porque ainda não surgiu um nome à altura e fora de tudo que já foi apresentado até hoje. Só tem mais do mesmo. Para o Senado Federal, apenas um nome parece imexível: o de Expedito Júnior (sem partido). O nome de Jesualdo Pires (PSB) aparece em vários cenários como para o governo, vice, senador e até deputado federal. Difícil escolha.

PT para federal

O Partido dos Trabalhadores de Rondônia vai preferir focar na Câmara Federal, para que, se eleito, o presidente Lula tenha uma boa base. Nesse sentido, o presidente estadual Anselmo de Jesus está escalando um time competitivo para disputar uma ou duas das oito vagas de deputado federal. A ex-senadora Fátima Cleide é certa neste time.

Txai no Roda Viva

Se Bolsonaro e o governador de Rondônia já estavam porraqui com a Txai Suruí, agora eles piram. A ativista indígena mais conhecida do mundo estará dia 29 de novembro no Roda Viva, junto com o pai Almir Suruí. Dose dupla de amor à floresta Amazônica e ao Brasil. Após sair de Glasgow, Txai foi pra Suécia com a ativista Greta Thunberg, onde participaram de evento pelo clima.

 

                                         Vai vendo, Brasil

No Dia da Consciência Negra, o governador de Rondônia, coronel PM Marcos Rocha (PSL), participou de convenção estadual do PSL numa igreja evangélica. Não é à toa que Rondônia é um dos piores estados no combate à pandemia e o que mais desmata e queima suas florestas. Aleluia, irmão.

Consciência Negra

Somente a prefeitura de Porto Velho realizou eventos alusivos ao Dia da Consciência Negra. O governo e  Assembleia Legislativa de Rondônia, simplesmente ignoraram.

Consciência Negra 2

Confúcio Moura: ” Este dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, vem do fato de que é necessário se fazer muita coisa para integrar definitivamente o negro na vida brasileira. Aliás, não só hoje, mas em todos os dias do ano é preciso ampliar os debates para tratar da inclusão, da integração do negro à sociedade, que lamentavelmente vive ainda em situação excludente”.

Consciência Negra 3

A luta antirracista, pela diversidade, pelos direitos dos povos tradicionais e por políticas públicas que promovam os direitos humanos sempre esteve no legado do Partido dos Trabalhadores (PT). Entre inúmeros retrocessos que o Brasil enfrenta desde o início do governo de Jair Bolsonaro, o PT permanece na busca pelas transformações sociais e batalha contra o genocídio das populações negras, contra a exclusão social e contra o racismo estrutural. O Dia da Consciência Negra, celebrado todo dia 20 de novembro e oficializado no governo de Dilma Rousseff, em 2011, é visto como um momento de valorização da cultura negra e dos séculos de luta contra o racismo, que perdura até hoje no Brasil. A data é uma homenagem a uma dos mais importantes líderes de resistências contra a escravidão no país, Zumbi dos Palmares.

Programação Dia da Consciência Negra, PVH

Mais uma programação especial em alusão à Semana Nacional da Consciência Negra será realizada no próximo sábado (20), no Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), zona Leste da cidade. Na ocasião, a Prefeitura de Porto Velho promove a III Feira Afro Empreendedorismo. O evento acontece no Dia Nacional da Consciência Negra e será executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) com o apoio da Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).

Por Roberto Kuppê

Facebook Comments