Coluna Zona Franca

                                       Eleições 2022

Não devemos subestimar a força de políticos que se valem da ignorância do eleitor para obter votos. A eleição de Bolsonaro em 2018 é a maior prova disso. Nas próximas eleições ainda prevalecerá a ignorância sobre a verdade. Durante a pandemia a população foi abastecida por falsas notícias, promessas de curas e desinformações. Os rompantes do senador Marcos Rogério (DEM-RO) são apenas para enganar os eleitores de Rondônia, pois almeja ser candidato ao governo. É um político ardiloso. Ao defender o negacionismo, Marcos Rogério se mostra pior do que o presidente Bolsonaro. A CPI da Covid tem revelado quem é a favor do vírus e contra a vida.

CPI da Covid

O que a CPI da Covid está descobrindo acerca da participação direta do presidente Bolsonaro na condução negacionista da pandemia, não está escrito. Toda a cúpula do governo ” no tocante” à Saúde, agiu de forma criminosa e contribuiu para a morte de quase 500 mil pessoas.

Índios X Bolsonaro

Em São Paulo cerca de 1.200 policiais militares, mais uma centena de policiais rodoviários e federais deram proteção no sábado, 12, à motociata de Bolsonaro. No domingo, porém, indígenas foram cercados pela Polícia Militar durante um protesto pacífico contra o Congresso e o Governo Federal. Os indígenas caminhavam em direção ao Estádio Mané Garrincha, no Distrito Federal, onde ocorria o jogo do Brasil contra a Venezuela na estreia da Copa América.

Índios X Bolsonaro 2

Nesta segunda-feira(14), indígenas de diversos povos presentes em Brasília realizaram uma marcha até o Supremo Tribunal Federal (STF). Os indígenas pedem que o caso de repercussão geral sobre demarcações de terras indígenas seja colocado novamente em pauta e que os ministros referendem o pedido de proteção aos povos Yanomami e Munduruku e determinem a retirada de invasores destas e de outras cinco Terras Indígenas, também em análise na Suprema Corte.

País genocida

Quando Bolsonaro reúne motociclistas para fazer campanha antecipada e cometer um crime eleitoral, a polícia é acionada para proteger. Quando indígenas se manifestam por direitos previstos na Constituição, a polícia é acionada para reprimir. Hoje, em São Paulo, Polícia impede manifestação pacífica dos povos indígenas de seguir ato por vacina e direitos!

Freixo e Lula

O deputado federal Marcelo Freixo tinha resistências dentro do PSOL. Radicais como o ex-vereador Babá (PSOL-RJ) não apoiam alianças com o PT. Aliás, o PSOL é fruto de deserção do PT. Ao se filiar ao PSB, Marcelo Freixo finalmente vai poder caminhar junto com Lula. Freixo deverá compor com Eduardo Paes (PSD) para o governo do Rio de Janeiro.

Nova missão ?

Na decisão em que determinou a internação de Adélio Bispo dos Santos por tempo indeterminado, o juiz da 3ª Vara Federal de Juiz de Fora, Bruno Savino, ordenou uma reavaliação do estado mental dele após três anos, prazo que se encerrará em 14 de junho de 2022. O autor da facada em Jair Bolsonaro pode ganhar a liberdade faltando quatro meses para a eleição presidencial. Adélio está recolhido no presídio federal de Campo Grande (MS) desde junho de 2019.

A volta de JR Gonçalves

Ele voltou na semana passada ao cargo de Chefe da Casa Civil. Tal qual o governo Bolsonaro, o critério para se manter no cargo tem que ter o pior currículo possível. Além de voltar, Junior Gonçalves colocou à Ouvidoria subordinada a ele. A Ouvidoria do Poder Executivo teria que ter autonomia de trabalho. Estranho esse decreto de hoje pois afronta a decisão do desembargador que permitiu a recondução dele ao cargo com certas proibições. A Ouvidoria é o órgão de denúncias. Se ele colocou a estrutura vinculada a seu mando, então ele irá monitorar as denúncias feitas que pegam ele. É bolsonarista mesmo.

Os concorrentes

Devem disputar a única vaga de senador por Rondônia os seguintes pré-candidatos: Expedito Júnior (PSDB)Jaime Bagattoli (PSL), Jaqueline Cassol (Progressistas) e Anselmo de Jesus (PT). Vários nomes estão circulando como potenciais candidatos a cargos eletivos, seja para a Câmara Federal, seja para a Assembleia Legislativa.

Os concorrentes 2

Para Câmara Federal: Ramon Cujuí (PT), Anselmo de Jesus (PT) ou Fátima Cleide (PT), Luiz Claudio (PL), Bosco da Federal (PTB), Fernando Máximo (Patriotas), George Braga (MDB), Roberto Kuppê (PT), Alessandra da Fetagro e Lionilda Simão do Sintero do PT. Estadual: Dr. Wellison Nunes (PDT), Dabson Bueno (MDB), Pimentel (MDB), Samuel Costa (PCdoB), Sid Orleans (Cidadania), Hermínio Coelho (PT), Everaldo Fogaça (Republicanos), Wendell Mendonça (Cidadania), Edson Silveira (PT), Fatinha (PT), dentre outros.

Última nota

A deputada Joice Hasselmann afirmou nesta 2ª feira (14.jun.2021) que irá sair do PSL. Segundo ela, o partido se prostituiu ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por cargos na Câmara dos Deputados. Joice foi líder do Governo na Câmara pelo PSL quando ainda apoiava Bolsonaro. Ela foi a 2ª deputada federal mais votada nas eleições de 2018, ficando atrás apenas de Eduardo Bolsonaro, filho do presidente. “Para mim, o nome disso é prostituição. Não é uma questão de ter mudado de lado por bandeiras políticas. É um partido de cacique. Acabou isso de ser um partido liberal, de que quem manda é a bancada. É tudo mentira”, diz Joice, em entrevista publicada nesta 2ª feira (14.jun) no jornal O Estado de S.Paulo. A possibilidade de Bolsonaro retornar ao PSL é grande após a saída de Joice.

 

Facebook Comments