Coluna Zona Franca

0
101

O perigo Pablo Farçal

É patente que o candidato subiu nas pesquisas e hoje, pásmem, está em primeiro lugar. Legítimo? Não. A ascensão ilegítima a custa de um golpe midiático é bastante questionável. No primeiro debate, na Band, Farçal fez um gesto imitando alguém que cheira cocaína, atribuindo ao Guilherme Boulos (PSOL), e ganhou cinco pontos nas pesquisas. Num segundo debate, Farçal mostrou uma carteira de trabalho pro Boulos, aludindo que ele nunca trabalhou na vida e ganhou mais cinco pontos. Daí em diante foi uma avalanche. Assim como sua fortuna tem origem misteriosa, Farçal imprime em sua campanha truques de marketing nada republicanos.

O perigo Pablo Farçal 2

Vistas com desdém por parte da comunidade científica e pelo campo progressista na política, as técnicas usadas por Farçal têm origem no Behavorismo, estudo do comportamento humano que surgiu no início do século XX e ganhou força a partir dos anos 1970 no estudos conduzidos pelo antropólogo, cientista social, linguista e semiólogo inglês Gregory Bateson no Instituto de Pesquisa Mental em Palo Alto, na Califórnia. Na dinâmica dos debates, por exemplo, usa-se a técnica da dissociação, quando o participante treina para se dissociar das emoções durante o combate com o oponente. Ao mesmo tempo, ele é treinado para deixar o adversário “à flor da pele”.⁠

Continua após a publicidade:

O perigo Pablo Farçal 3

A trajetória de coach de Pablo Farçal  antes de sua empreitada pela prefeitura de São Paulo não é exatamente impecável. Além da condenação por formação de quadrilha em fraude bancária, do incidente no Pico dos Marins e das acusações de agressão psicológica e física contra um participante de seu reality show, ou mesmo da morte de um de seus funcionários durante uma “maratona surpresa” em sua empresa, Marçal enfrenta alguns outros problemas.

O perigo Pablo Farçal 4

Como já foi amplamente noticiado, a campanha de Pablo Farçal tem utilizado um processo judicial envolvendo um homônimo do candidato Guilherme Boulos, do Psol, para acusá-lo falsamente de uso de cocaína, informou o jornal Folha de São Paulo nesta quarta-feira (28). Farçal tem reiterado a acusação de que Boulos seria usuário de cocaína, sem apresentar qualquer prova concreta. O processo citado por Farçal envolve, na verdade, o empresário Guilherme Bardauil Boulos, réu em um caso de posse de maconha em 2001, que foi extinto em 2006.

O perigo Pablo Farçal 5

Farçal foi condenado pela Justiça Eleitoral a pagar uma multa por “propaganda eleitoral negativa inverídica”, após espalhar informações falsas contra Boulos. “Considerando que a conduta do requerido configura uma estratégia deliberada e já tida como abusiva e ilegal pela Justiça Eleitoral em diversos expedientes, arbitro a multa em R$ 30 mil”, ressalta decisão do juiz da 2ª Zona Eleitoral, Rodrigo Marzola Colombini.

Picareta cassado

O ex-deputado dos EUA George Santos foi ao Congresso para assistir ao discurso do Estado da Nação do presidente do país, Joe Biden, em 7 de março de 2024. — Foto: Evelyn Hockstein/ ReutersA postura de Pablo Farçal é semelhante ou pior do que a do ex-deputado dos Estados Unidos George Santos, o filho de brasileiros que teve seu mandato cassado no ano passado. O picareta enganou eleitores norte americanos, mentindo, se elegendo deputado. Descoberto, foi cassado. Que é o futuro de Farçal se for eleito prefeito de São Paulo.

O santo de casa faz milagre

Presidente Lula em entrevista à TV Centro AméricaEnquanto os paulistanos buscam num charlatão a solução para os problemas de São Paulo, o santo milagreiro está bem debaixo dos narizes deles: Lula. Pois bem. A taxa de desemprego no Brasil ficou em 6,8 por cento nos três meses até julho, em linha com o esperado por economistas e marcando o menor nível para o período desde o início da série do governo, em 2012, evidenciando a força do mercado de trabalho no país em um momento em que o Banco Central tem reiterado surpresa com a força da atividade econômica.

O santo de casa faz milagre 2

A taxa recuou 0,7 ponto percentual em relação ao trimestre imediatamente anterior, de fevereiro a abril, e caiu 1,1 ponto sobre o mesmo período de 2023, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. A população desocupada caiu para 7,4 milhões, menor número de pessoas procurando por uma ocupação no país desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015. Sem enganação.

O X da questão

O X fechou seu escritório no Brasil no dia 17 de agosto – e creditou a decisão a uma “ameaça”, feita por Alexandre de Moraes, de prender a então representante legal da empresa no Brasil. Desde o primeiro semestre, a empresa vem desobedecendo determinações da Justiça de tirar do ar perfis com conteúdo golpista ou de ataque às instituições. O ministro do STF inovou: na ausência de representante legal do X no país, intimou Musk por meio de um post na própria rede social. Na notificação, Moraes estipulou o prazo de 24 horas (encerrado na noite de quinta-feira, 29) para que a plataforma nomeasse um representante da empresa; com a decisão descumprida, o X pode ser suspenso no Brasil.

                                        URGENTE

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, televisão, sala de redação e textoNo final da tarde de ontem, quinta (29), a capital de Rondônia atingiu nível tóxico elevado do ar. Classificado como PERIGOSO. Na projeção do AQICN existe tendência de de elevação, podendo chegar a 800 pontos. Neste nível de toxidade é prudente que a prefeitura de Porto Velho e Governo de Rondônia suspendam as aulas (fonte: Paulo Andreoli). Olhem essa imagem do Bom Dia Rondônia desta manhã. O repórter Marcelo de máscara e a secretaria municipal de EDUCAÇÃO, Gláucia Negreiros, nem aí com a fumaça. Pior, sem nenhuma sinalização para paralisar as aulas devido à forte fumaça. Sabem o que a Glaucia falou pro repórter? Que não suspende as aulas para não atrapalhar as festas de Natal e ano Novo, no caso de haver recuperação dos dias paralisados.

 

Candidatos a vereador de Porto Velho

Lista completa de todos os candidatos a vereador de Porto Velho, aprovados em convenções e registrados no TRE-RO.

 Clique aqui

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

Acesse também: Patrulha Verde 

A Democracia