Coluna Zona Franca

0
452

Cova da América?

A negociação para trazer Copa América para o Brasil foi feita diretamente com Bolsonaro. Presidente da CBF, Rogério Caboclo, ligou para Bolsonaro, que avisou secretário do Esporte e destacou ministros para fecharem detalhes do acordo (O Globo).

Cova América 2

A caminho célere para as 500 mil mortes por Covid, com a terceira onda batendo nos hospitais, o presidente Bolsonaro atendeu ao pedido da Conmebol para a realização da Copa América no Brasil. Uma decisão descabida e aterrorizante. Alguns países vão boicotar. RS, RN e BA já se adiantaram e não permitirão o genocídio em seus estádios. A decisão será hoje e tudo indica que Bolsonaro vai voltar atrás. Se não voltar, correrá o risco de ver a Cova América ser boicotada por mais países e mais estados brasileiros.

Cova América 3

Ao contrário do que ocorreu com as vacinas, o presidente pessoalmente negociou a vinda da Copa América para o Brasil. Por trás disso tudo está Sílvio Santos (SBT), detentor dos direitos de transmissão no Brasil e do genro dele, Fábio Farias (casado com Patrícia Abravanel) que é ministro das Comunicações.

Não vai ter Copa

Lembram dessa campanha da direita contra a Copa do Mundo de 2014? Pois é. Todos apoiando a Copa América agora.

Globo e você

A Rede Globo pressiona para que a Copa América não seja realizada, por dois motivos. Não vai ganhar nada com isso e a preocupação com a nova cepa do vírus. Como moeda de pressão, a Globo, do nada, passou a noticiar as manifestações ocorridas sábado passado em todo o País. Na edição de ontem do “Jornal Nacional”, o apresentador William Bonner rebateu uma fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que minimizou as manifestações contra o governo do último sábado (29). Após mostrar um áudio de Bolsonaro dizendo que os protestos foram esvaziados, Bonner afirmou: “Na verdade, as manifestações não foram pequenas. Reuniram milhares de pessoas em todos os 26 estados e no Distrito Federal”.

                                        Globo e você 2

Antes o Grupo Globo não tinha dado nenhuma linha e nenhum flash do movimento. Prova disso foi a capa de O Globo de domingo que simplesmente ignorou a grandiosidade do movimento Fora Bolsonaro. A capa de O Globo de hoje, porém, traz críticas ao Bolsonaro para dar e vender. A mudança de postura do grupo Marinho poderá abreviar o processo de impeachment do presidente. Foi assim com Collor e Dilma Rousseff. A Globo deu o tom do impeachment.

Tic Tac Tic Tac

Copa América transforma Brasil em bomba-relógio para 3ª onda da pandemia. A palavra final sobre a Copa América no Brasil será de Lewandowski. Em meio a uma pandemia que matou pouco mais de 463 mil pessoas, infectando 16,5 milhões, Bolsonaro quer futebol para distrair. (Blog do Noblat).

Municiado de provas

O presidente da CPI senador Omar Aziz (PSD-AM), disse que o colegiado conseguiu reunir evidências de que Bolsonaro seguia orientações de um “gabinete paralelo” ao Ministério da Saúde e agiu de forma “deliberada” para atrasar a compra dos imunizantes. (Estadão)

Miss Cloroquina

Nesta terça-feira (1º), comissão interroga a defensora da cloroquina Nise Yamaguchi. Ela é apontada como uma das integrantes do ministério paralelo que, tudo indica, Bolsonaro montou com o objetivo de buscar a imunidade de rebanho.

Aerococa

Parece (só parece) que a FAB virou a transportadora oficial de drogas para o exterior. O sargento Rodrigues, que foi preso em 2019 na Espanha, traficou cocaína em ao menos 7 vezes durante viagens oficiais. Ele fazia parte de um esquema que continuou mesmo depois da prisão. As informações são do portal UOL, que teve acesso ao inquérito da Polícia Federal sobre o esquema de tráfico de drogas na Força Aérea. De acordo com a investigação, outros militares brasileiros estavam envolvidos na organização criminosa. E que Bolsonaro fala sobre isso? Nada!Mistério

O que o senador Flávio Bolsonaro (Patriotas)  faz tanto em Rondônia? A pergunta foi formulada pelo site Tudo Rondônia. As visitas frequentes do senador, filho do presidente, vem chamando a atenção. Há informações de que ele tem terras no Vale do Paraíso. Rondônia tem garimpos de diamantes na Reserva Roosevelt e muito ouro. Recentemente o governador legalizou a garimpagem no rio Madeira, onde garimpeiros agiam na clandestinidade. Inclusive israelenses. Quem está preso, em Porto Velho, no presídio federal, é o ex-PM, Élcio de Queiroz, acusado de dirigir o carro usado no assassinato da vereadora carioca Marielle Franco. Seu parceiro de crime, Ronie Lessa, foi transferido para o presídio federal de Mato Grosso do Sul ano passado, na tentativa de evitar que eles combinem versões para o Tribunal do Júri, ainda sem data definida.

Mistério 2

Outra versão sobre a estada constante de Flávio Bolsonaro em Porto Velho seria uma linda  empresária. A estonteante Emily Duenhas, figura no Linkedin como empresária ligada a Amazonas Madeira. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, está envolvido com vendas de madeira. Suposições, ilações, teorias da conspiração. Tem de tudo nessas vindas do filho do presidente, que em Porto Velho conta como anfitrião nada mais, nada menos do que o vice-prefeito Maurício Carvalho (PSDB). Carvalho além de anfitrião, foi motorista do senador, flagrado fazendo arminha e debochando das manifestações por mais vacinas ocorridas no último sábado.

Demorou

PGR pediu ao STF abertura de inquérito contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por suspeitas de que ele lidera um grupo criminoso especializado na exportação ilegal de madeira.

Bolsovid

O assessor parlamentar Elias Galli, filho do ex-deputado federal Victório Galli (Patriotas-MT), precisou ser intubado nesse domingo por complicações da Covid-19. Internação acontece 15 dias após Elias participar de ato pró-Bolsonaro em Brasília.

 

Motovid

O presidente Jair Bolsonaro disse a apoiadores que deve participar de uma ‘motociata’ programada em São Paulo, no dia 12 de junho. O evento, segundo Bolsonaro, estima reunir cerca de 1 milhão de motos. “Fiquei sabendo pela internet que tem vários grupos organizando. Tô sendo convidado para alguns grupos. Tô esperando pra ver de quem é a organização para decidir. Eu acho que, em São Paulo, deve dar 1 milhão de motos no dia 12. Mas não é organizado para mim, não. É Acelera para Cristo”, afirmou.

 

Eleições 2022

O PT tem três nomes fortes para disputar o governo de Rondônia. Ramon Cujuí, Anselmo de Jesus ou Fátima Cleide. O PSB tem dois, Mauro Nazif e Jesualdo Pires. O PSDB tem Hildon Chaves, prefeito da capital reeleito. O PSL, ex-partido do atual governador, Marcos Rocha, poderá lançar Jaime Bagattoli. O PDT tem Acir Gurgacz, senador em final de mandato. O Progressistas terá Ivo Cassol. O MDB tem Pimentel e Lúcio Mosquini. Já o PSD tem Thiago Tezzari. 

 

Senado, Câmara Federal e Assembleia

Apenas uma vaga de senador em 2022. Devem disputá-la os seguintes nomes: Jaime Bagattoli (PSL), Jaqueline Cassol (Progressistas), Anselmo de Jesus (PT) e Hermínio Coelho (PT). Vários nomes estão circulando como potenciais candidatos a cargos eletivos, seja para a Câmara Federal, seja para a Assembleia Legislativa. Para Câmara Federal: Ramon Cujuí (PT), Anselmo de Jesus (PT) ou Fátima Cleide (PT), Luiz Claudio (PL), Bosco da Federal (PTB), Fernando Máximo (Patriotas), George Braga (MDB), Roberto Kuppê (PT), Alessandra da Fetagro e Lionilda Simão do Sintero do PT. Estadual: Dr. Wellison Nunes (PDT), Dabson Bueno (MDB), Pimentel (MDB), Samuel Costa (PCdoB), Sid Orleans (Cidadania), Everaldo Fogaça (Republicanos), Wendell Mendonça (Cidadania), Edson Silveira (PT), Fatinha (PT), dentre outros.

 

Por equipe do Mais Rondônia