Coluna Zona Franca

0
278

Confúcio é um dos 100 

O senador Confúcio Moura (MDB) é o único parlamentar de Rondônia a figurar entre os 100 “Cabeças” do Congresso Nacional.  Na definição do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), são aqueles parlamentares que se diferenciam dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades descritas neste levantamento, cuja edição completa 31 anos.

Confúcio é um dos 100  2

Entre os atributos que caracterizam protagonismo no processo legislativo, se destacam, na visão do DIAP, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão.nEnfim, é o parlamentar que, isoladamente, ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo — o processo legislativo.

Confúcio é um dos 100  3

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso Nacional em 2024, 69 são deputados e 31 senadores. Desses, 24% são novos em relação aos “Cabeças” de 2023. Dos 24 novos, 17 são deputados e 7 senadores.

Confúcio é um dos 100  4

Além dos 100 “Cabeças”, desde a 7ª edição da série, o DIAP divulga levantamento, que inclui na publicação anexo, com outros — mais — 50 parlamentares. São os deputados e senadores, que na compreensão do DIAP, estão em “ascensão”, e que, mesmo não fazendo parte do seleto grupo dos 100 mais influentes, têm recebido missões partidárias, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar. De Rondônia, apenas o deputado federal Dr. Fernando Máximo (União Brasil) aparece como emergente. Acesse a publicação completa, com os 150 deputados e senadores, que compõem “Os ‘Cabeças’ do Congresso Nacional 2024”.

Confúcio é um dos 100  5

Quem acompanha as redes sociais e a internet dos agentes políticos do estado, no sentido de avaliar suas performances, deve ter feito comparações sobre como estes se comunicam com as suas bases. Em uma avaliação superficial no quadro geral, o que se vê é uma mistura de factóides, imagens apelativas, frases de efeito e distanciamento da verdade, características mais apropriadas aos influencers e aos comediantes. A boa prática política rejeita tudo isso. Participação em comissões, reuniões políticas, proposição legislativa, opinião sobre temas relevantes, decisão pelo voto e, claro, impressões pessoas (via blog) são os elementos que fazem da comunicação do senador Confúcio Moura (MDB-RO) a mais apropriada ao mandato parlamentar.

Marcos Rogério

Enquanto isso, a coisa não está nada boa para o presidente estadual do PL, o senador Marcos Rogério. Colega de bancada e de partido, o senador Jaime Bagattoli (PL-RO) não quer conversa com ele e a deputada federal Silvia Cristina foi para o PP. Sem apoio no Cone Sul, restou para Rogério andar pelo estado com o Pinóquio, apelido dado ao deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO).

Na capital

Em Porto Velho o PL está como um balaio de gatos. A confusão, segundo o Blog Entrelinhas, seria porque o senador Marcos Rogério não diz logo para onde o PL vai na capital. Os veredores William Pombo e Gilber vivem se estranhando, pois um quer Jaime Gazola (PL) candidato e o outro quer compor com Mariana Carvalho (União Brasil)  que está na frente em todas as pesquisas.

Congresso em Foco

Pode ser uma imagem de 1 pessoaFalando em Mariana Carvalho, o site Congresso em Foco publicou matéria especial assinada por João Paulo Viana (leia aqui),  sobre o favoritismo da ex-parlamentar. Segundo a publicação, o nome governista à sucessão de Hildon Chaves (PSDB), a ex-tucana e ex-deputada federal Mariana Carvalho (União Brasil), chega à pré-campanha como favorita. Mariana é irmã do deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil), um dos principais quadros estaduais do União Brasil, e ex-vice-prefeito de Porto Velho, eleito, ainda pelo PSDB, na chapa de Hildon Chaves em 2020. Ambos são filhos do ex-vice-governador Aparício Carvalho, proprietário de um centro universitário que leva seu nome e atual presidente regional do Republicanos, legenda presidida por Mariana Carvalho até o início do mês de abril, quando migrou para o União.

Congresso em Foco 2

Na mesma  matéria, o Congresso em Foco destacou o ingresso de Léo Moraes (Podemos), na disputa. Segundo a publicação, mesmo que ainda favorável à ex-deputada, mudou substancialmente após o lançamento da pré-candidatura do também ex-deputado federal, Léo Moraes. Deputado federal mais votado do estado na eleição de 2018, político de centro-direita, Moraes foi o terceiro colocado na disputa ao governo estadual em 2022, tendo sido decisivo no segundo turno quando apoiou a reeleição de Marcos Rocha (União), contra outro nome do bolsonarismo, o senador Marcos Rogério (PL). Em retribuição à aliança que garantiu sua reeleição, Rocha nomeou para seu segundo mandato Moraes como diretor do Detran. Apesar de não contar com o apoio do governador, Léo Moraes (Podemos) é hoje o adversário mais competitivo à disputa de um segundo turno com Mariana Carvalho.

Congresso em Foco 3

Ainda no campo da direita e centro-direita, o Congresso em Foco cita outros nomes. O atual presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Cruz (PRTB), com forte influência junto ao eleitorado evangélico, é sem dúvida um puxador de votos que não pode ser descartado. Há também as pré-candidaturas de outsiders das disputas eleitorais, como a magistrada aposentada Euma Tourinho (MDB) e o empresário Valdir Vargas (PP).

Vinicius Miguel (PSB) e Fátima Cleide (PT)

Pelo lado progressista, os principais nomes no atual cenário político da capital são Vinicius Miguel (PSB) e Fátima Cleide (PT), aponta o Congresso em Foco. Presidente estadual do PSB e professor da Universidade Federal de Rondônia, Miguel é um político moderado, de centro-esquerda. Na eleição municipal de 2020 ficou na terceira posição, perdendo a vaga ao segundo turno por apenas 1% dos votos. Já a ex-senadora Fátima Cleide é ainda hoje uma reconhecida liderança da esquerda no estado. Embora sem mandato desde 2011, obteve expressiva votação na disputa à Câmara dos Deputados em 2022.

Congresso em Foco 4

No entanto, apesar da capital ser mais aberta a candidaturas progressistas, quando comparado com o interior, ainda hoje o antipetismo rondoniense continua também muito forte em Porto Velho. Um exemplo disso é que há várias legislaturas, o PT, maior partido da esquerda brasileira, não consegue eleger sequer um vereador na cidade. Decerto, a falta de oposição parlamentar é uma questão crucial para a qualidade da democracia. E no caso de Porto Velho, evidencia-se a necessidade de o campo progressista, particularmente, o PT local, dar mais atenção à disputa proporcional.

Traz-parente

O presidente da Câmara de Vereadores emplacou o filho como “Gerente” na Agência Reguladora de Serviços Públicos de Porto Velho. Estranhamente, documento fundamental que é exigido de todos os empossandos em cargos públicos, que é a declaração de inexistência de vínculos, não foi apresentada pelo filho do vereador.

Euforia

Causou uma verdadeira euforia a possibilidade da dupla Léo & Vinícius realizar um show em Porto Velho no dia 6 de outubro. Devido a problemas de agenda e técnicos ideológicos, é quase impossível isso acontecer. Segundo fontes, uma ala prefere as duplas Vinícius & Fátima ou Vinícius & Célio. Dizem que até domingo tudo será decidido.

Uma biografia (de qualidade) a serviço de Porto Velho

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, sala de redação e textoO empresário Vanderley Oriani decidiu colocar a sua biografia (e experiência) a serviço da boa política. Convidado pelo MDB, Oriani decidiu lançar o seu nome como pré-candidato a vereador em Porto Velho. Diretor licenciado da Associação Comercial de Rondônia – ACR e defensor da livre iniciativa, o empresário fez uma opção bastante assertiva para se apresentar aos eleitores. “Funciona assim: identifico os problemas que atrapalham a vida das pessoas agora, neste momento; mapeio os gestores dos órgãos que tem responsabilidade sobre o dano e vou até eles. Um dos órgãos que não aguenta mais me ver é a CAERD. São dezenas de condomínios, conjuntos residenciais e comunidades que sofrem com a falta d’água ou a má qualidade da água oferecida pela companhia”, diz Oriani. Nas fotos, Oriani em reunião com o presidente e o diretor técnico da CAERD, Cleverson Brancalhão e Lauro Fernandes.

 

Pré-candidatos a vereador Porto Velho

Lista atualizada de pré-candidatos a vereador por Porto Velho: PT/PCdoB/PV-

CLÁUDIO CARVALHO
GIOVANA BARROS
JOÃO VITOR
MARCELO HENRIQUE
FRANCIMAR SIMÃO
VAO OLIVEIRA
OHANA Silveira
RAIMUNDO NONATO
PEDRO DO KAMINARI
CLAUDINHA DO AGRÁRIO
ISRAEL TRINDADE
FATINHA
CHIQUINHO DO PT
EZEQUIEL MESQUITA
TOCO
NONATO MORAIS
TIÃO FARIAS
CLODOALDO COSINHO
RENATO GOMES OLMEIDO
GENIVALDO

JOSÉ IRONILDO
EDMILSON MARTINS
JAPONÊS DA FUNERÁRIA
RICARDO VILARRUEL
NEIA SORRISO
VAGNER EUFRASIO
JO RODRIGUES
RICARDO
DEUSA 

PSB: Pedrinho da POC, Gadon, Luciano, Marcondes, Edenilson, Zé Cândido, Rashid, Marilena, Professora Gabi, Enfermeiro de Edmilson, Newton, José Newton, Severino do Baixo Madeira, Abidão da zona leste, Chagas Peres, Dr. Silva e Josias Perito; Agir: Alexandre Silva, Antonio Medeiros, Porfirio Costa, Cliver Heron, Ednei Singeperon, Ednei Lima, Geovane Ibiza, Marcos Malaquias, Hermínio, Maelson do Planalto, Mesaque, Roberto Dilamite, Fabrício Donizete, Marcos combate, Cláudio da Padaria, Gabriele Gaspar, Marilene U.Norte, Solange Feira, Taliana, Meuse Santos, Ivanilda, Dalva Cecília e Elmara; Avante: Dr. Clever, Nanan, Zé Paroca, Zé Reis, Paulo Tico, Edcarlos, Bike Som, Felipe, Ronaldo Sanches, Evaldo Unir, André Rocha, Alex Policial Civil, Chiquinho Táxi, Júlio César,Eduardo Rodoviária, Dr. Breno Mendes, Dr. Carlos Eduardo, Pastor Nonato, Renata Camurça, Dhayane, Márcia Presidente Mulheres PM, Gleice, Calama, Líder Suely, Rosely, Karla Barreto, Carla Bombeiro e Dra. Márcia;

Lista atualizada 2

Republicanos-Márcio Oliveira, Profa. Val Barreto, Júnior Queiroz, Jurandir Bengala, Márcio Pacele, Pastor Ivanildo da Universal, Júnior Coimbra, Fernando PM, Pedro Geovar; União Brasil: Ellis Regina, Pastor Sandro, Isaque Machado, Lucas Donadon, Pastor Bruno Luciano, Joel da Enfermagem, Dr. Macário Barros e Edmilson Dourado; PSD: Everaldo Fogaça, Luiz Porto, Rai Ferreira, Enfermeiro Roneudo, Wanoel Martins, Da Silva do SINTRAR, Hallan Carvalho e Kaue Ribeiro. PP: Raimundo Torres Filho, Alysson Cuiabano e Matheus Serrate.

Lista atualizada 3

Podemos: Júnior Moraes, Mauro Nazif Júnior , Alyson Cuiabano, Felipe da Saúde; PRD: Helton Cordeiro, Rogério Quaresma, Alexs Palitot, Bruno do Pingo, Sandro Marcelo, Pedro Teixeira, Joelna Holder e Moisés Cruz; PL: Sofia Andrade, Léo Alencar, Gilber Mercês, Jacaré de Vista Alegre e Willian Homem do Tempo; MDB: Ledio do Orgulho do Madeira, Jorge Molina, Vanderley Oriani, Júnior da Versátil e Francisca Kaxarari. PRTB: Pastor Evanildo Ferreira e Jaque Suzana. SD. Terrinha; PSOL-REDE: Iule Vargas, Sebastião Neves.

Lista atualizada 4

 PSDB/Cidadania-Marcelo Reis, Edwilson Negreiros, Carlos Damasceno, Valter Canuto, Márcia Socorrista, Nilton Souza, Antônio Medeiros, Júnior Siqueira, Dim Dim, Adalto Bandeirantes, Júnior Cavalcante, Dr Macário Barros, Thiago Tezzari, Evaldo Agricultura, Wellen Prestes e Alyson Sandubas.

Lista atualizada 5

PDT: Jonas Minele – Ex Coordenador de Juventude Municipal, Marcos Bali – Empresário, Batista da Sul – Empresário Zona Sul, Ezequiel Silva – AJERO, Viviane Nascimento – Síndica do Morar Melhor, Raí do Sopão – Líder Comunitária Zona Leste, Paulinha do Restaurante – Empresária Zona Leste, Dra Rosimar – Auditora TCE/Presidente do Movimento Lilás, Professora Anne Mamedes – Escolas de Samba, Marina Gomes – Colonia de Pescadores, Romeuzinho da Comunidade – Líder Comunitário da zona leste, Rosinha Vieira – Ativista SocialPastor Lucimar, Roberto Motoboy – Presidente Associação dos Motoboys, Walk da Rede TV, Jeferson Magalhães, Repórter Daniel Júnior, Leila Reis do IFRO, Cintia Ribeiro – Liderança da Zona Sul, Maura Torres – Ação Mulher Trabalhista, Professor Douglas Proprietário das Escolas Tempos Modernos, Marklin Cantanhêde – Administrador de Empresas, Patricia Queiroz – Ativista Social/Presidente do Conselho de Saúde, Tiago Carneiro Líder dos Aplicativos de Mobilidade urbana, Samuel Santos do Movimento Negro, Leilson de São Carlos, Liderança comunitária do Baixo Madeira, Diniz da Zona Sul – Empresário, Professor Lyon – Do Esporte, Sacerdotisa Marlene, Professor Doca do IFRO, Júlio César Presidente do CRECI e Pastor Sérgio.

Breakfast

Por hoje é só. Este é o breakfast, o seu primeiro gole de notícias. Uma seleção com os temas de destaque da política em Rondônia.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Informações para a coluna:  [email protected]

O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidaddo colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.

Acesse também: Patrulha Verde 

A Democracia