E chegou 2021

@amarildocharges

2021 chegou com pedidos de votos de saúde para todos. É de saúde que o Brasil vai precisar no momento em que o pico da Covid-19 atinge patamares do início da pandemia. Os prognósticos não são nada promissores. Neste reveillon o que se viu foram aglomerações e sem o uso de máscaras. O próprio presidente, que inspira a população foi flagrado várias vezes sem máscaras rodeado de crianças e adultos também sem máscaras. Janeiro e fevereiro serão um horror nos hospitais, cujos leitos já estão quase 100% lotados. Quanto às vacinas, o Brasil está no final da fila. Mesmo assim, Feliz 2021.

Bolsonaro

Após dizer que “a melhor vacina é pegar a doença”, o presidente faz novas declarações absurdas enquanto o Brasil registra, pelo terceiro dia seguido, mais de mil mortes diárias por covid-19: Isolamento é “irresponsabilidade” e máscara é “ficção”.

Posse às 16 horas

Tomam posse logo mais às 16 horas, em Porto Velho, o prefeito reeleito de Porto Velho (RO), Hildon Chaves (PSDB) e os 21 vereadores eleitos em 2020. Será na Unopar, presencial, o que já contrariaria as normas sanitárias. Porém, de acordo com o vereador reeleito Aleks Palitot (PTB), a posse será presencial apenas para vereadores, prefeito e vice, com cinco membros da família, respectivamente. A imprensa foi convidada, mas não terá presença do público no local que comporta até mil pessoas.

Vereadores eleitos

Vanderlei Silva (Republicanos) – 3.722 votos

Edvilson Negreiros (PSB) – 3.427 votos

Ellis Regina do Sindeprof (PODEMOS) – 3.137 votos

Professor Aleks Palitot (PTB) – 2.950 votos

Marcio Pacele (PSB) – 2.856 votos

Dr Junior Queiroz (PL) – 2.724 votos

Jurandir Bengala (PL) – 2.527 votos

Márcio Oliveira (MDB) – 2.270 votos

Dr Gilber (PODEMOS) – 2.214 votos

Edevaldo Neves (PROS) – 2.191 votos

Isaque Machado (Patriota) – 1.927 votos

Dr Macário Barros (PODEMOS) – 1.839 votos

Wanoel (PV) – 1.806 votos

Rai Ferreira (PSD) – 1.767 votos

Paulo Tico (Avante) – 1.696 votos

Edimilson Dourado (Avante) – 1.565 votos

Valtinho Canuto (DEM) – 1.533 votos

Marcelo Reis (PSDB) – 1.526 votos

Márcia Socorristas Animais (PP) – 1.425 votos

Fogaça do Site O Observador (Republicanos) – 1.290 votos

Carlos Damaceno (Patriota) – 1.245 votos

Novo secretariado

O prefeito deve apresentar também hoje o novo staff que o acompanhará na administração pelos próximos quatro anos. Conforme a Coluna ZF adiantou no dia 10/12, a administração tucana sofrerá um processo de lipoaspiração, com mudanças significativas no secretariado. Haverá mudanças na Semtran, Emdur (Tezzari já saiu), Funcultural, Semdestur, Semed e Semusa. Foi criada uma nova secretaria para atender a acordos políticos do segundo turno das eleições de 2020.

Alguns nomes

Os nomes dos futuros secretários estão em sigilo até a hora da posse, mas alguns já foram ventilados pela mídia. O ex-candidato a prefeito de Porto Velho, coronel PM Ronaldo Flores (Solidariedade), deverá substituir Nilton Kisner, na  Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito  – Semtran; Na Emdur, saiu Tiago Tezzari e deverá assumir o ex-vereador Edemilson Lemos. Confirmado, o ex-candidato a prefeito Vinicius Miguel (Cidadania) vai assumir a Superintendência de Integração dos Distritos.

Ocampo fica?

O presidente da Funcultural, Ocampo Fernandes, ainda tem missão a cumprir no órgão. Ele está no comando da audiência pública para escolher o concessionário do novo complexo turístico da EFMM. Indagado pela coluna ZF ele não tem certeza se fica ou se sai nesta leva de secretários. A Funcultural realiza no próximo dia 7, a segunda audiência para discutir a concessão dos espaços do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. O encontro online será transmitido ao vivo pelo canal no YouTube e página da Funcultural no Facebook, das 9h às 10h.

Piada de fim de ano

O deputado federal coronel Chrisóstomo (PSL) é o “melhor parlamentar de Rondônia”, segundo o Ranking dos Políticos. Uma piada de mau gosto, mas natural, vindo de onde veio esse ranking, um  site de direita. Chrisóstomo nada fez que conferisse a ele esse título, que, por merecimento, deveria ser outorgado ao senador Confúcio Moura (MDB-RO), que fez muito pela saúde nesse momento de pandemia.

Eleições 2022

Daqui a um ano e dez meses tem eleições gerais para presidente, governadores, assembleias legislativas e Congresso Nacional. É claro e evidente que os prefeitos e vereadores que tomam posse hoje já estão de olho nessas cadeiras. Um deles, com certeza é o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) reeleito com folga no segundo turno.

Congresso Nacional

Estão de olho na Câmara Federal: Jesualdo Pires (PSB), (ex-prefeito bem avaliado de Ji-Paraná); Ramon Cujuí (PT), ex-candidato a prefeito de Porto Velho; Fabrício Jurado (DEM), Bosco da Federal (PTB); para  Assembleia Legislativa de Rondônia: Luciana Oliveira (PT), Fátima Cleide (PT), Samuel Costa (PCdoB), Dabson Bueno (MDB), Thiago Lins (Cidadania), Breno Mendes (Avante), dentre outros.

 

Por equipe do Mais RO

Facebook Comments