Coluna Zona Franca

0
206

Por Roberto Kuppê (*)

Marcos Rocha no PV ?

Após as falas do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil) na COP 28 defendendo desmatamento zero e proteção dos povos indígenas, o PV (Partido Verde) vai fazer um convite pra ele se filiar ao partido. No evento era o governador mais verde de todos os tempos. Faltou abraçar a ativista Txai Suruí que está em Dubai também. Quem diria….(essa  notinha contém ironia, taokey?).

ABC+

Marcos Rocha disse à Rede Amazônica, que iria apresentar hoje, em Dubai, o plano ABC+, que é um conjunto de oito tecnologias que não apenas contribuem para a mitigação dos gases de efeito estufa, mas também desempenham um papel crucial na adaptação da agricultura às mudanças climáticas. Acontece que este ABC+ já tem 13 anos, ou seja, foi concebido nos governos Lula/Dilma.

ABC+ 2

O Plano ABC+ é um exemplo emblemático, sendo reconhecido por entidades internacionais. A cooperação contínua com diversos países destaca o papel do Brasil na transformação global, não apenas em termos de segurança climática, mas também na segurança alimentar. O Plano ABC+ é, portanto, não apenas motivo de orgulho nacional, mas um exemplo que pode ser adotado por outras nações em sua busca por práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras. A apresentação na COP 28 oferece uma oportunidade única de compartilhar essas conquistas e colaborar em direção a um futuro agrícola mais sustentável em escala global.

Prêmio Tamanduá

Diante disso, Marcos Rocha será também indicado a receber o Prêmio Tamanduá, pelo seu empenho em defesa das formigas.

A Fera e o Lebrão

Não é contos de fadas e nem filme de terror. É política, muito pior. Risos. Está na iminência do deputado federal Lebrão (União Brasil), perder o mandato por questões de cálculos de sobras eleitorais que o elegeu. No lugar dele quem assume é Rafael O Fera, que, pelo histórico, será facilmente cooptado pelo bolsonarismo imperante na Câmara dos Deputados. Ele disse que será independente, que não tem político de estimação. A conferir.

E o PT-RO, hein?

Até o presente momento o PT ainda não enviou nenhuma notinha sequer, esclarecendo o imbróglio de sábado passado, revelado aqui nesta coluna Zona Franca, sobre apoio do partido ao governo bolsonarista Marcos Rocha. O espaço ainda está aberto, mas alguns dirigentes estão empenhados em punir o carteiro pelo conteúdo da carta.

E o PT-RO, hein? 2

O site de notícias Rondônia Dinâmica, publicou uma matéria sobre o evento ocorrido. Nela, o PT confirma a possibilidade de alinhamento com o governo bolsonarista de Rondônia, com uma desculpa até que plausível. Segundo Israel Trindade, presidente do PT da capital, “esse alinhamento é considerado crucial para pressionar o Governo Estadual a posicionar-se em concordância com o governo Lula, principalmente devido à liderança do Partido União Brasil em três pastas do governo federal, com Juscelino Filho (Comunicações) e Celso Sabino (Turismo), além de Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional)”. A coluna concorda, mas é necessário que esse posicionamento seja explicitado com clareza, sem esconder da população, principalmente dos petistas.

E o PT-RO, hein? 3

“Qualquer decisão tomada no âmbito do PT-RO tem o poder de impactar a execução das políticas públicas do Governo Federal em Rondônia. O governo Lula destinará bilhões ao Estado, e esse dinheiro será direcionado para obras e políticas públicas que beneficiam a população de Rondônia. Temos que considerar isso. Portanto, apoio político ao bolsonarismo JAMAIS! No entanto, não podemos virar as costas para a realidade; precisamos intensificar o diálogo com o Governo do Estado e todos os prefeitos, senão viraremos as costas ao povo trabalhador de Rondônia, não aos governadores ou prefeitos A ou B”, afirmou Israel Trindade, presidente do Diretório de Porto Velho.  Em outras palavras, o que esta coluna Zona Franca antecipou, é tudo verdade.

Chapéu alheio

Como não bastasse o governador Marcos Rocha posar de pai da criança
com obras feitas pelo governo Lula em Rondônia, como duplicações de BRs, a ponte binacional Brasil-Bolívia, além do Plano ABC+ na COP 28, em Primavera de Rondônia a polêmica do momento é o deputado Jean Mendonça (PL) , no centro da foto, que gravou um vídeo com os vereadores da cidade dizendo que foi ele quem indicou o microrevestimento asfáltico da rodovia Kapa 24. O presidente da Câmara Municipal, Elias Ribeiro, desmascarou tudo e mostrou que a indicação foi feita pelo deputado Ismael Crispim (MDB), e desafiou provarem o contrário. Cortesia com o chapéu dos outros na política de Rondônia é o que mais tem.

Armas, armas e armas!

Nesta terça-feira (5), a Polícia Federal iniciou uma operação contra um grupo suspeito de fornecer 43 mil armas para os líderes das maiores facções do país, o Primeiro Comando da Capital e o Comando Vermelho, movimentando um total de R$ 1,2 bilhão. A ação envolve a execução de 25 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária e 52 mandados de busca e apreensão em três países: Brasil, Estados Unidos e Paraguai. O principal alvo da operação é Diego Hernan Dirísio, considerado pela PF o maior contrabandista de armas da América do Sul, e que ainda não foi localizado. Seis indivíduos envolvidos no crime foram detidos no Brasil, enquanto 13 foram presos no Paraguai, informa o g1. A Justiça da Bahia, responsável pela condução da operação, determinou a inclusão dos alvos de prisão no exterior na lista vermelha da Interpol, com a possibilidade de extradição para o Brasil caso sejam detidos.  Parabéns, Flávio Dino, ministro da Justiça e futuro do STF.

Bombardeado

Por falar em Flávio Dino no STF, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) está sendo bombardeado nas redes sociais por declarar votos ao ministro. Confúcio está sendo tão ameaçado por eleitores bolsonaristas de Rondônia que cogita não vir ao estado antes da sabatina que ocorrerá no dia 13. Os senadores Marcos Rogério (PL) e  Bagattoli (PL) declararam que vão votar contra  Dino no STF.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político.

Informações para a coluna:  [email protected]

(*) O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.