Coluna Zona Franca

0
213

Por Roberro Kuppê (*)

Deu ruim

Reunião do PT em Ji-Paraná, para decidir se caminha lado a lado com o governo bolsonarista de Rondônia não terminou como a direção estadual desejava. A decisão de fechar ou não com o coronel Marcos Rocha (União Brasil), ficou para março do ano que vem. Até lá, o imbróglio que estava sendo tratado na encolha, ficou visível para todos. O partido está mais rachado do que nunca e isso, com certeza, vai atrapalhar as pretensões dos pré-candidatos aos pleitos eleitorais de 2024 e 2026. Já tem filiado pensando em deixar o PT diante dessas instabilidades internas.

Deu ruim 2

A deputada estadual Cláudia de Jesus prestou conta de sua atuação em prol do governo Marcos Rocha

Segundo uma fonte da coluna, a reunião foi tensa e eivada de insultos vis a vis. A civilidade ficou longe, segundo áudio em posse da coluna. Na verdade, há mais de uma década que o PT de Rondônia não vem se entendendo. Não há uniformidade nas decisões. Não é a toa que pouco se lê nas mídias notícias sobre ações do partido. Por exemplo, da reunião de ontem em Ji-Paraná, a Executiva Estadual não publicou nada nas redes sociais, a não ser uma prestação de contas da atuação da deputada estadual Cláudia de Jesus.

Deu ruim 3

A coluna recebeu várias mensagens afirmando que nada disso aconteceu e que está tudo bem no meio petista. “Que palhaçada de matéria é essa, ridícula? Não decidimos ser bolsonarista, a reunião não terminou nesse nível”. Também recebemos mensagens contrárias ao alinhamento com Marcos Rocha: “Eu quero Bolsonaro preso. Eu sou do PT e sou do Lula. Jamais vou apoiar e ser conivente com golpistas que prenderam Lula e armaram para dar um golpe na democracia”. 

Deu ruim 4

Embora haja essa disposição do PT estadual de se alinhar ao governo Marcos Rocha, esse, por sua vez, nunca fez questão de se reunir com Lula. Se participou, ficou no fundão. Rocha é afinadíssimo com Bolsonaro e não compartilha ações do governo federal relacionando os projetos como o PAC ao governo Lula. A ponte binacional não é uma ação do governador Marcos Rocha que nunca pronunciou o nome do presidente Lula em suas falas.

Deu ruim 5

A coluna está aberta para ouvir as partes interessadas, sobretudo a direção estadual do partido. Email [email protected]. Ou pelo Zap.

Eleições 2024

Tá aí a explicação do porquê da não participação do PT com cabeça de chapa nas eleições de 2024, para a prefeitura de Porto Velho. A prioridade será tão somente eleger vereadores. Corretíssimo.

Quem será?

O campo progressista, mais conhecido como esquerda, vai ter que formar uma grande frente para contrapor à força da direita em Porto Velho. Uma missão hercúlea porque a eleição do próximo prefeito será decisiva para as eleições gerais de 2026. A capital pode até não eleger um governador, mas o apoio do prefeito ajuda muito, haja vista o apoio de Hildon Chaves para a reeleição de Marcos Rocha.

 

Pode ser uma imagem de 6 pessoas e texto que diz "QUEM COMPARA SABE QUE NÃO TEM COMPARAÇÃO! @eutocomlufa"Não sobe

A aprovação do governo Lula não sobe nas pesquisas, mesmo com tantas e tantas realizações como o aumento do salário mínimo, queda da inflação, queda do desemprego, renegociação da tabela do Imposto de Renda e as renegociações de dívidas através do programa “Desenrola”. Apesar dessas ações, é necessário uma disputa política mais eficaz para garantir o apoio dos eleitores, reconhecendo o risco de realizar muitas entregas sem conseguir conquistar a base eleitoral.

Não sobe 2

Lula está preocupado também com a ascensão da extrema direita.  “Ou a gente participa ou a extrema direita vai voltar com muita força, não apenas no Brasil, mas em muitos outros países”. Enquanto isso em Rondônia…

Perigo em RO

Bandidos do Comando Vermelho e do PCC ameaçam atacar neste domingo, ou seja, hoje, policiais militares em diversos estados, dentre eles, em Rondônia. Órgãos de segurança pública estaduais e federais seguem em alerta máximo para reagir em casos de ataques desencadeados pelo Primeiro Comando da Capital (PCC). O “salve”, espécie de ordem da cúpula da facção para matar policiais ainda está em vigor.

Perigo em RO 2

Uma série de transferências envolvendo integrantes do alto escalão de algumas das maiores organizações criminosas ocorreram para tentar quebrar a comunicação entre as lideranças encarceradas e o exército de soldados do crime nas ruas. Ao passo em que os chefões do PCC estão nas celas individuais na Penitenciária Federal em Brasília (PFBRA), os cabeças do Comando Vermelho (CV) estão na Penitenciária Federal em Porto Velho, Rondônia.

Perigo em RO 3

A coluna levantou que os principais líderes do CV estão detidos em Porto Velho. A unidade mais afastada entre as cinco penitenciárias é a que mais sofre com policiais penais afastados por problemas psicológicos e de saúde. “Muitos estão sobrecarregados. Precisamos que a categoria seja valorizada e que o efetivo aumente”, disse um dos servidores, sem se identificar. As informações são do portal Metrópoles.

 

                                                    50 anos

Pode ser uma imagem de 11 pessoasEssa turma se encontrou pela primeira vez na década de 70. Ano quem vem a turma desses ex-alunos do Colégio Dom Bosco de Porto Velho, completa 50 anos. No último sábado realizaram encontro que foi uma prévia do que será o próximo, em 2024.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político.

Informações para a coluna:  [email protected]

(*) O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.