Coluna Zona Franca

0
782

Mandato inglório

O mandato da deputada federal Cristiane Lopes (PL-RO), está por um fio, sendo decidido até o dia 31 de março pelo STF. Além da “fiscal”, o julgamento vai afetar também  os mandatos de Thiago Flores (MDB) e Lebrão (União Brasil). No caso da parlamentar, seria bom ela voltar para casa, visto que seu mandato em nada contribuirá com  a população de Rondônia. Imagina só, o absurdo da pauta que ela defende,  contrastando com a pauta de um parlamentar de esquerda. Semana passada a polêmica foi com o “fiscal de privada”. Em tempo: Alguém já viu algum projeto da bancada evangélica para ajudar os pobres?

Na ALE-RO

Essas pautas “conservadoras” estão chegando na capital com força. O deputado estadual Delegado Camargo (Republicanos-RO), fez aprovar uma moção de aplausos para o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que cometeu crime de transfobia ao criticar de forma cruel pessoas transgênicas. Enquanto isso, a Câmara Legislativa do DF fez o contrário, uma moção de repúdio contra esse parlamentar, pelo discurso transfóbico.

Na ALE-RO 2

Claro que as parlamentares rondonienses repudiaram veementemente a postura constrangedora e desrespeitosa adotada pelo deputado Delegado Camargo: Ieda Chaves União), Claudia de Jesus (PT), Dra Taíssa (PL), Gislane Lebrinha (União) e Rosângela Donadon (União), votaram contra a moção.

Luciano Huck em RO

Nenhuma descrição de foto disponível.Quem está na região de Cacoal (RO), é o apresentador Luciano Huck, com sua equipe. O objetivo da vinda dele ao estado é gravar um episódio especial de seu programa, que será focado na cultura dos povos indígenas locais. A gravação do programa conta com a participação do líder indígena Almir Suruí, que irá mostrar ao apresentador a riqueza e diversidade cultural dos povos originários da região. O programa tem como objetivo promover a valorização da cultura indígena, além de fomentar o turismo e o desenvolvimento sustentável em Rondônia.

Sucessão municipal

O professor universitário e ativista Vinícius Miguel (PSB), só será candidato à prefeito de Porto Velho (RO), se tiver apoio integral do partido, presidido pelo ex-deputado federal Mauro Nazif, que também almejaria disputar o cargo.

Vinícius protocolou

Nenhuma descrição de foto disponível.

Como nenhum dos oito deputados federais de Rondônia tomou a iniciativa, o ex-candidato a deputado federal Vinicius Miguel encaminhou ao Ministério Público Federal denúncia  grave de que o governo Bolsonaro incinerou medicamentos usados no tratamento de PcDs, de doenças raras e de alto custo. Os dados obtidos mostram que, desde 2019, cerca de R$ 214,2 milhões em produtos foram descartados para incineração.

Nem Incra

Ao contrário do que esta coluna afirmou, o PT de Rondônia não emplacou ainda o ex-prefeito de Ministro Andreazza e ex-candidato a deputado federal, Gervano Vicent, no INCRA. Está sendo cozinhado há mais de um mês. Nisso que dá não eleger nenhum deputado federal.

Operação da PF

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (22), uma operação para desarticular um grupo criminoso que planejava uma série de ações, incluindo homicídios, contra autoridades e servidores públicos. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse nas redes sociais que o senador Sérgio Moro (União Brasil) e um promotor de Justiça estavam entre os alvos visados pelos criminosos.

Operação da PF 2

Segundo o jornal O Globo, o grupo planejava ataques nos estados de Rondônia, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e São Paulo. “Ao todo, são cumpridos 24 mandados de busca e apreensão, sete mandados de prisão preventiva e quatro mandados de prisão temporária contra suspeitos e endereços situados em Rondônia, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná”, ressalta a reportagem.

Confúcio

O senador Confúcio Moura (MDB-RO), recebeu em Brasília o desembargador Isaías Fonseca, de Rondônia. Isaias Fonseca está visitando ministérios, parlamentares, fazendo um apelo para que um percentual do Imposto de Renda seja destinado para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente. Para o senador rondoniense, é o momento adequado para que todos e todas que atuam ou simpatizam com quem faz mobilizarem esforços para divulgar para a sociedade brasileira a possibilidade de doação para o Fundo.

Confúcio 2

Como se sabe, já iniciou o período em que pessoas físicas e jurídicas devem fazer suas declarações do Imposto de Renda à Receita Federal. A Lei 12.594, de 2012, instituiu o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo e regulamentou a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescentes que pratiquem atos infracionais. Essa lei permite que, tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas possam deduzir integralmente do Imposto de Renda as doações feitas aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente em âmbito nacional, distrital, estadual ou municipal. É bem-vindo esse dinheiro, é importante demais”, afirmou Confúcio Moura.

 

Informações para a coluna: [email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Mais RO não tem responsabilidade legal pela opinião, que é exclusiva do autor.