Coluna Zona Franca

0
648

13 de Agosto

Antigamente esta data era temida, cheia de mistérios e causava arrepios. Mas, depois de três anos e oito meses de governo Bolsonaro o número 13 se transformou em esperança. Agosto, mês de desgosto? Todos os meses dos últimos três anos foram de desgosto. Por onde o titular desta coluna anda, a esperança que vai vencer o medo de novo, chama-se Luís Inácio Lula da Silva. Lula fala do povo, de educação, de emprego, de desenvolvimento, com paixão. Feliz sábado, 13 de agosto.

O número 12!

Benedito Alves, candidato ao Senado

Porém, ontem, 12 de agosto, não foi um dia bom para o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), cujo número do partido é 12! Foi ótimo para o excelente Benedito Alves (PDT) que volta à disputa pela única vaga de senador da República pela Frente Democrática (PT, PSB, PCdoB, PDT, Solidariedade e PV). Aliás, Benedito Alves é um nome qualificado, forte e capacitado para o cargo mais alto do Congresso Nacional.

Sem Pimenta

O ex-primeiro suplente de Benedito Alves, Pimenta de Rondônia (PSOL), não voltará à chapa. Vai continuar candidato ao governo pela federação PSOL-Rede. Ele aceitaria ser vice de Daniel Pereira, mas aí, já no final do segundo tempo, a vaga é mesmo de Anselmo de Jesus (PT). O prazo para inscrição dos candidatos se encerram na segunda e terça a campanha começa pra valer.

Briga boa

Bagattoli ou Expedito? senador ignora ex-ministro e fala em pesquisa para definir quem deverá representar grupo nas eleições em RO | Extraderondonia.com.brAgora a disputa pelo Senado Federal vai ficar interessante. Esquerda versus Direita versus Centro. Benedito Alves é o único candidato ao Senado apoiado por Lula, o favorito para a presidência da República. Aí temos o bolsonarista convicto e assumido, Jaime Bagatolli (PL) que é tão forte quando o centrista Expedito Júnior (PSD).

Briga boa 2

E tem ainda quatro mulheres na disputa pelo Senado, um número incrível.  Rosângela Lázaro de Oliveira (Agir), Cláudia Moura (MDB), Jaqueline Cassol (PP) e Mariana Carvalho (Republicanos), são as quatro candidatas que vão  enfrentar os três homens na disputa pela única vaga de senador da República.

Cláudia X Mariana

Cláudia Moura e Mariana Carvalho estão brigando

Mas, tem um imbróglio, um BO, na aliança do MDB com o União Brasil e Republicanos. Acontece que a deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos), candidata ao Senado Federal, reivindicava o lugar ao lado de Marcos Rocha no palanque e rechaçou a candidata do MDB, Cláudia Moura, que vem a ser irmã do senador Confúcio Moura (MDB). Segundo fontes, a herdeira da FIMCA  conseguiu em Brasília junto ao MDB a retirada da candidatura de Cláudia. A conferir.

Puxa saco fora

O polêmico bolsominion de Ariquemes, Bruno Scheidt, ta fora da disputa eleitoral. Ia ser candidato a deputado federal pelo PL. Foi rifado.

Quem venceu o debate da Band?

Cada assessoria mandou release falando que seu candidato a governador venceu o debate. Mas ficou nítido que o candidato da Frente Democrática, Daniel Pereira (Solidariedade) foi quem venceu, por ser o mais preparado e já teve experiência como governador e vice-governador. DP demonstrou segurança e conhecimento. Pena que Ivo Cassol (PP) e Marcos Rocha (UB) não foram. Ivo porque estava em Brasília e Marcos Rocha almoçando no shopping de Ariquemes.

Mosquini se…

Parece que o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB), não logrará êxito para o registro da candidatura dele à reeleição. Lúcio Mosquini pode ficar fora das eleições após TRE identificar irregularidades.  Silascou! Foi Mosquini quem levou o MDB para os braços de Marcos Rocha, contra a vontade de Confúcio Moura.

Ivo ainda “vivo”

Nunca foi fácil para o ex-senador e ex-governador Ivo Cassol (PP). E não será desta vez que os ventos vão soprar a favor dele. Mas, é com o vento contrário que o avião decola. E esta é a esperança dos advogados de Cassol, que acreditam que ele vai conseguir registrar a candidatura dele ao governo de Rondônia. Quem cuida da defesa de Cassol em Brasília (STF) é o escritório do Dr. Breno de Paula. Já em Rondônia é com a dupla Veríssimo e Juacy Loura Júnior. Bons advogados Ivo Cassol tem de sobra.

 

Desenvolvimento

Em visita à Rio Branco, capital do estado do Acre, Estenio Junior, presidente licenciado da Associação do Polo Empresarial de Porto Velho – APEP visitou o distrito industrial da cidade e se surpreendeu com a qualidade da estrutura do polo empresarial ali instalado. “A diferença é gritante. Todo cercado, asfaltado, com guarita de entrada e empresas produzindo a todo vapor, o distrito de Rio Branco é um contraponto positivo ao Polo empresarial de Porto Velho. Isso demonstra a diferença de visão dos governos de lá e do daqui”, afirma o empresário, que é candidato a deputado estadual pelo PSDB de Rondônia.

Vini & Caê

É sempre bom ouvir bons conselhos. Os candidatos à deputado federal Vinícius Miguel e à estadual, Caê Moura, ambos do PSB, estiveram reunidos para um bate papo informal sobre política, eleições 2022. Como em qualquer coisa na vida, o planejamento é o fator decisivo entre o sucesso e o fracasso. A reunião foi para alinhamento estratégico, café e prosa. “Nosso jeito de fazer política é, além de tudo, forjado na amizade e em ideais em comum”, postou Caê nas redes sociais.

Mais entrega

Ao buscar o mandato de deputado estadual nas próximas eleições, Sid Orleans (PT) coloca o seu nome e a sua capacidade de realização como trunfos para convencer os eleitores de que é possível eleger um Parlamento com capacidade de atender suas expectativas. Ex-secretário municipal de Saúde, ex-diretor da Policlínica Osvaldo Cruz, ex-presidente da FHEMEROM, ex-diretor do IPAM e servidor público, vereador por dois mandatos, o enfermeiro Orleans é conhecido pela dedicação que se entrega, quando ocupa cargos públicos. “Não sei ser diferente. Além do vício em trabalho, acredito que a população espera que entreguemos o máximo. E procuro fazer isso em todos os cargos que ocupei. E farei o mesmo na Assembleia Legislativa. Serão projetos, proposições, agendas com os gestores do executivo, com a população…”, promete Sid Orleans.

Surpreendendo

Quem está voando alto nas pesquisas e surpreendendo medalhões da política é o jovem advogado, professor e ativista Samuel Costa (PCdoB), candidato a deputado estadual favorito da Frente Democrática. Evangélico sem ser extremista, é um nome de consenso de algumas congregações religiosas.

Candidatos a deputado federal

Elias Rezende, deputado federal

Alessandra da Fetagro (PT), Fátima Cleide (PT-PVH), Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Nílvia Duran (Solidariedade), Vinícius Miguel (PSB),  Rosângela Hilário (PDT-Porto Velho), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). Nominata do Solidariedade: Raquel Pereira – Machadinho, Vanilton Cruz – Ariquemes, Jairo Benetti – Rolim de Moura, Lucio Lacerda – Cacoal, Robert Murakami – Jaru, Sargento Rangel – Porto Velho e Nilvia Duran – Guajará-Mirim.

Candidatos a deputado estadual

Caê Aires Moura (PSB), Francy Oliveira (PTB), Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Estenio Junior (PSDB), Adriana Martins (PL), Dra Taíssa (PSC), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Léo Simão (PT-Cacoal), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH),  Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB)e Alexandra Batista da Costa (PCdoB).

Email da coluna: [email protected]