Coluna Zona Franca

0
679

Respiro…

Os competentíssimos Manoel Veríssimo e Juacy Loura Jr, da banca de advogados do candidato ao governo de Rondônia, Ivo Cassol (PP), soltaram ontem um vídeo para esclarecer que o italiano ainda está no páreo e que a liminar não caiu e que o STF corrigiu um erro (veja o print). De acordo com o jurídico do candidato, o STF cometeu desinformação que levou a mídia ao erro.

Respiro 2

Para se ter uma ideia da capacidade jurídica na questão eleitoral da dupla Manoel Veríssimo e Juacy Loura Jr, eles realizaram em junho deste ano o projeto de Capacitação Política e Jurídica do Progressistas em Rondônia, evento que reuniu juristas voltados ao direito eleitoral. O evento teve por objetivo conscientizar os candidatos ao pleito eleitoral de 2022 quanto às normas e legislação eleitoral, visando acautelar e, sobretudo, ensinar o caminho que deve ser observado, evitando-se a ocorrência de ilícito eleitoral.

Café com o presidente

E o candidato Ivo Cassol foi tomar café da manhã hoje, quinta-feira, 11, de agosto, sabe com quem ? Com nada mais, nada menos do que com o presidente Bolsonaro, no Palácio  da Alvorada. Ivo tinha agenda com o Bolsonaro marcada desde segunda-feira. Hoje terá reunião com líderes dos partidos PL e PP.  Ivo não dá ponto sem nó. Está correndo atrás em Brasília da elegibilidade dele. Amanhã ele deve acompanhar ao vivo o julgamento dele no STF. E por isso não vai ao debate hoje na Band TV.

Nunca foi fácil pra Cassol

A coluna lembra da primeira candidatura de Cassol ao governo, em 2002, da qual saiu vitorioso. Ele teve que ir à Brasília, na convenção do PSDB, correr atrás do José Serra, implorar para ser candidato ao governo de Rondônia. Tá do mesmo jeito só que diferente: ele depende da Justiça que não está dando mole pra nenhum político. Se ele conseguir, será um milagre.

Mas, e se…?

E se Ivo Cassol não lograr êxito em sua investida à volta ao governo de Rondônia, com o plenário do STF cassando a liminar e o retornando inelegível, a quem ele vai apoiar para o governo? Ou vai lançar Jaqueline Cassol? É bem provável que voltará seu apoio à Leo Moraes (Podemos). Mas, aí já tem um probleminha: com a saída de Jaqueline Cassol, o candidato ao Senado Expedito Júnior (PSD) já ocupou o lugar dela.

Debate

E hoje,  quinta-feira (11) às 11h da manhã, acontece primeiro debate com os candidatos a governador do Estado de Rondônia na TV Meridional Band.  Deverão participar todos os candidatos, exceto Ivo Cassol (PP) e Marcos Rocha (União Brasil). Ivo tem agenda em Brasília hoje e Marcos Rocha não aceitou as regras do debate. Já o candidato ao governo pela Frente Democrática, Daniel Pereira (SDD), está preparadíssimo para o embate: “Convido a todos para estarem juntos com a gente neste importante momento, acompanhando e ouvindo as nossas propostas, pensadas para melhoria da qualidade de vida de nossa população. Aguardo vocês!”.

Senado Federal

Briga de foice no escuro. Com seis potenciais candidatos, metade, três, são mulheres. Elas X Eles? Pelos homens: Expedito Júnior (PSD), Jaime Bagatolli (PL) e Acir Gurgacz (PDT). Pelas mulheres: Cláudia Moura (MDB), Jaqueline Cassol (PP) e Mariana Carvalho (Republicanos). É a primeira vez que tem essa igualdade de gênero numa disputa eleitoral.

CLÁUDIA MOURA: CARGO DE SENADORA GANHA CONEXÃO COM A REALIDADE

Embora tenha sido lançada nos minutos finais da prorrogação – e a agenda da candidata esteja nos movimentos iniciais – a candidatura de Cláudia Moura ao senado parece pretender aproximar o cargo mais nobre do Parlamento brasileiro da realidade de todos os mortais. De fato, ao se mostrar indignada com milhões de brasileiros e brasileiras passando fome, a candidata assume um protagonismo em relação ao tema que nem os candidatos e candidatas a governador e governadora, e mesmo os presidenciáveis, assumiram até o momento.

CLÁUDIA MOURA: CARGO DE SENADORA GANHA CONEXÃO COM A REALIDADE 2

E isso se amplia com a agenda dela em Candeias do Jamari, no início da semana. Ao dialogar com os pequenos produtores rurais e ouvir deles as agruras que sofrem, ela põe, literalmente, o “pé no barro” de uma realidade há muito ignorada. O mesmo ocorre com a agenda feita na Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL de Porto Velho. Todos sabem que o setor de comércio de Rondônia é composto por pequenos e micro empresários – o glamour das grandes lojas e das marcas chiques são para poucos – e que foram estes os mais afetados pela pandemia. Não se sabe de nenhum agente político que tenha se disposto a ouvir o segmento. Enfim, esperamos que as ruas invadam o Senado Federal.

Candidatos a deputado federal

Alessandra da Fetagro (PT), Fátima Cleide (PT-PVH), Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Nílvia Duran (Solidariedade), Vinícius Miguel (PSB),  Rosângela Hilário (PDT-Porto Velho), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). Nominata do Solidariedade: Raquel Pereira – Machadinho, Vanilton Cruz – Ariquemes, Jairo Benetti – Rolim de Moura, Lucio Lacerda – Cacoal, Robert Murakami – Jaru, Sargento Rangel – Porto Velho e Nilvia Duran – Guajará-Mirim.

Propostas ousadas e necessárias

O empresário Estenio Junior (Suco Quero Mais), nome novo na política do estado de Rondônia, é o quadro com as propostas mais amplas, consistentes e conectadas com a realidade do estado. “Eleito, vou propor a criação da Política Estadual de Desenvolvimento da Industria, pois é a forma organizada para alavancar a indústria do estado. Historicamente, políticas de desenvolvimento industrial ficaram sob a gestão do governo federal. Isso limita o poder do estado na priorização de setores específicos. A diversidade regional demanda políticas regionais. Com a Política Estadual do Desenvolvimento da Industria, caberá ao estado de Rondônia definir suas políticas industriais,” defende Estenio Junior.

 

Candidatos a deputado estadual

Caê Aires Moura (PSB), Francy Oliveira (PTB), Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Estenio Junior (PSDB), Adriana Martins (PL), Dra Taíssa (PSC), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Léo Simão (PT-Cacoal), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH),  Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB)e Alexandra Batista da Costa (PCdoB).

Email da coluna: [email protected]