22 C
Porto Velho
sexta-feira, agosto 19, 2022
spot_img

Coluna Zona Franca

Ivo Cassol, O Predador

ImagemRealmente o ex-governador e ex-senador Ivo Cassol (PP), mesmo tendo sido condenado e preso por corrupção, ainda é um político influente em Rondônia. Cumpriu pena em regime domiciliar, pagou prestação de serviços à comunidade (carimbou documentos no Corpo de Bombeiros de Rolim de Moura), estava inelegível, mas agora o STF (leia-se Kássio Nunes Marques), concedeu liminar e ele volta à ribalta. De cara, já trucidou duas candidaturas ao governo: a de Léo Moraes (Podemos) e a do atual governador Marcos Rocha (União Brasil), que, se prevalecer a candidatura de Ivo Cassol até o pleito de 2 de outubro, nem pro segundo turno vai.

Fim do namoro

Com a chegada do pré-candidato ao governo Ivo Cassol (PP) chega ao fim a aliança entre o PP e o PODE. Dirigentes das duas agremiações decidiram, ontem a noite, em Rolim, que seria melhor cada partido seguir o seu projeto majoritário. Palavras de Luiz Paulo, esposo de Jaqueline Cassol, dirigente do PP e pré-candidato a deputado estadual.

Saída para Léo Moraes

Léo Moraes será referendado dia 5 de agosto

O pré-candidato ao governo pelo Podemos, Léo Moraes, realiza convenção hoje com uma certeza: não dá para competir com Ivo Cassol (PP). A ele restará desistir, sair à reeleição ou ser vice de Cassol, convite que já deve ter sido feito à esta altura do campeonato. Nas redes sociais, Léo disse que continua candidato.

PSD com Cassol

O PSD dos Expeditos realizou convenção ontem, em Rolim de Moura, em clima de festa pela volta de Ivo Cassol (PP) ao jogo. “O mundo não gira, capota”, disse Expedito Netto, ao dizer que o jogo mudou. Expedito pai, no seu turno, cravou: “Acredito que Rolim de Moura vai ter governador de novo”.

Cautela e caldo de galinha

Especialistas, articulistas e conhecedores do direito garantem que a alegria de Ivo Cassol (PP) e Acir Gurgacz (PDT) pode durar pouco. O entendimento do colegiado do STF é diferente do proferido por Kássio Nunes Marques, que concedeu a liminar. A Corte já tem juízo formado sobre Acir e Cassol. Portanto, devagar com o andor que o santo é de barro.

Ganha e perde

Quem perde com o ingresso de Ivo Cassol no jogo, ainda que contundido? Marcos Rocha (União Brasil) e, claro, Léo Moraes (Podemos). Quem ganha? Daniel Pereira (SDD) e Marcos Rogério (PL). A disputa do governo de Rondônia estará entre os três: Daniel, Ivo e Marcos Rogério.

Ganha e perde 2

Na disputa pelo Senado, a deputada federal Mariana Carvalho (Republicano) também perde com a “derrota antecipada” de Marcos Rocha, após o anúncio do ingresso de Ivo ao jogo sucessório. Mariana ficam sem força.

Ganha e perde 3

Jaime Bagatolli

Quem sai fortalecido para o Senado é mesmo Jaime Bagatolli (PL), que não tem candidato à altura para enfrentá-lo neste atual quadro. Sem Expedito, Benedito Alves e com uma Mariana enfraquecida, Bagatolli nadará de braçada.

 

Acir, senador

O senador Acir Gurgacz (PDT) também foi beneficiado. Será candidato à reeleição e Benedito Alves (PDT), primeiro suplente.

Daniel sorrindo

Daniel Pereira e Acir Gurgacz são antigos parceiros políticos

Quem está sorrindo mesmo, de orelha a orelha é o candidato ao governo de Rondônia pela Frente Democrática, Daniel Pereira (Solidariedade) que vê na entrada de Cassol ao jogo, uma divisão de votos dos bolsonaristas mais acentuada do que já estava desenhado. Daniel Pereira disse:  “Caro amigos e amigas! Compramos o passaporte para o segundo turno! O Acir reforça nosso time, Cassol divide os concorrentes! Estamos na disputa! Com Solidariedade a gente muda Rondônia, a gente muda o Brasil!”.

Daniel sorrindo 2

A razão da alegria de Daniel se justifica, ainda que a decisão do STF seja precária e pode cair. DP é candidato a governador de uma frente nunca antes formada em Rondônia. Seis robustos partidos: PT, PSB, PCdoB, PV, Solidariedade e PDT. Como se sabe, PSOL e Rede estão fora da Frente Democrática. Daniel é o único candidato de Lula em Rondônia. Diferentemente de Marcos Rogério (PL), Marcos Rocha (UB) e agora Ivo Cassol (PP) que dividirão os votos dos bolsonaristas.

Números

O PSD quer fazer dois deputados federais e três estaduais; A Frente Democrática poderá eleger até quatro deputados federais e fazer uns seis estaduais; O União Brasil poderá eleger um federal e dois estaduais; O PL dois deputados federais e quatro estaduais; Podem ficar sem representantes: Podemos, Avante, MDB, PSDB e PDT.

De  olho nas convenções

Podemos, PL, PDT e PP realizam convenções nesta sexta: a do PDT ocorrerá em Porto Velho, no L’Accordes Hotel, a partir das 9 da manhã. A do Podemos será na Talismã, a partir das 18 horas, Porto Velho. O PL realiza convenção às 17h, no Bingool Eventos, em Porto Velho. Já a do PP terá início às 9 horas no Washington Eventos, situado RO 010, KM 1, saída para Novo Horizonte, cidade de Rolim de Moura.

Vice de Marcos Rogério será…

De acordo com o articulista Herbert Lins, o vice de Marcos Rogério será o empresário Dheep Rover , 64, que atua no atacado e no agronegocio. Dheep é conhecido também pela filantropia e é sempre citado como doador de alimentos para entidades beneficentes.

Candidatos e pré-candidatos a deputado federal

Fátima Cleide (PT-PVH),  Alessandra Lunas (PT-PVH) e Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Nílvia Duran (Solidariedade), Vinícius Miguel (PSB),  Rosângela Hilário (PDT-Porto Velho), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). Nominata do Solidariedade: Raquel Pereira – Machadinho, Vanilton Cruz – Ariquemes, Jairo Benetti – Rolim de Moura, Lucio Lacerda – Cacoal, Robert Murakami – Jaru, Sargento Rangel – Porto Velho e Nilvia Duran – Guajará-Mirim.

Candidatos e pré-candidatos a deputado estadual

Esta é Francy Oliveira (PTB), terapeuta holística, que tem base eleitoral em Buritis mas representa todo o Vale do Jamari; demais candidatos a estadual: Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Estenio Junior (PSDB), Adriana Martins (PL), Dra Taíssa (PSC), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Caê Aires Moura (PSB), Cida do PT (Pimenta Bueno), Léo Simão (PT-Cacoal), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH),  Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB)e Alexandra Batista da Costa (PCdoB).

Email da coluna: rkuppe@gmail.com

Related Articles

REDES SOCIAIS

0FansLike
3,440FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -Governo de Rondônia

Latest Articles