COLUNA ZONA FRANCA

0
602
  1. Pesquisa Brasil

Levantamento telefônico do Ipespe, contratado pela XP Investimentos, divulgado nesta segunda-feira (25) mostra que o ex-presidente Lula (PT) se mantém na liderança da corrida pela Presidência da República com 44% das intenções de voto. Os números mostram que apesar das manobras eleitoreiras de Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente segue firme como favorito. Bolsonaro é o segundo colocado e aparece com 35%. A distância entre os dois primeiros é de 9 pontos, portanto. No levantamento anterior, realizado no início de junho, Lula tinha 45% e Bolsonaro 34%. Na projeção de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece com 53% contra 36% do atual ocupante do Palácio do Planalto. Em comparação com a rodada anterior do levantamento, Lula se manteve estável e Bolsonaro oscilou um ponto para cima. O levantamento ouviu 2.000 eleitores por telefone entre 20 e 22 de julho e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08220/2022. O intervalo de confiança é de 95,45% e a margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

 

Pode ser uma imagem de texto que diz "Intenção de Voto para Presidente (%) 44 35 Estimulada LULA JAIR BOLSONARO CIRO GOMES SIMONE TEBET ANDRÉ JANONES PABLO MARÇAL FELIPE D'AVILA VERA SOFIA MANZANO LUCIANO BIVAR EYMAEL LEONARDO PÉRICLES NENHUM NÃO RIA VOTAR/ BRANCO /NULO NÃO SABE/NÃO RESPONDEU Sofia Manzano, Luciano Bivar, Leonardo foram citados, mas nào chegaram 1% de citaçoes. 2 Pergunta: Se eleição para Presidente fosse hoje O5 andidatos fossem esses que percentuais que não totalizam 100% decorrentes arredondamento. em quem o(a) Sr(a) votaria? (ESTIMULADA) Esta pesquisa está registrada está registrada no Tribunal Superior leitoral sob protocolo BR- 8220/ 2022 20 de 2022"

Veja aqui a pesquisa completa

 

Sem polarização

Rondônia, por ser um estado extremamente direitista, com quatro candidatos ao governo bolsonaristas, não está havendo acirramento neste pleito eleitoral. O pré-candidato da Frente Democrática, Daniel Pereira (Solidariedade), único candidato de Lula no estado, não vai enfrentar o mesmo que estão enfrentando outros candidatos lulistas como Marcelo Freixo (PSB), no Rio de Janeiro e Fernando Haddad (PT), em São Paulo. O acirramento está ocorrendo entre os candidatos bolsonaristas.

Será o Benedito?

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "QUEM SOU EU? Pai, marido e rondoniense há mais de 40 anos PROFESSOR Universitáriode Graduação, Pós-Graduação Doutorado Conselheiro Vice-presidente Aposentado do Tribunal de Contas do Estado de RondÃnia Membro da Academia Letras de Rondonia Poeta e Escritor ÚNICO Pos Doutor em Governança da Sustentabilidade Ambiental do Brasil Benedito Professor Ex-secretário de Finanças de Rondônia Pré-Candidato ao Senado pelo PDT"O pré-candidato ao Senado Federal, Benedito Alves (PDT), acaba de ser incorporado à Frente Democrática formada pelos partidos PT, PSB, PCdoB, PV, Solidariedade, PSOL e Rede. É um nome que, se bem divulgado, poderá ser o favorito, pois possui um vasto currículo e uma bagagem técnica e intelectual que não fará vergonha para Rondônia no Congresso Nacional. Benedito é, sem dúvida nenhuma, de longe, o melhor candidato ao Senado Federal de Rondônia, quiçá do Brasil. Além de todos esses predicados, é um ser humano extremamente simples, acessível e de fino trato.

Dream team (time dos sonhos)

Se os pré-candidatos da Frente Democrática fossem jogadores de futebol, diríamos que estaríamos diante da Seleção Brasileira. Não é exagero afirmar que o pré-candidato ao governo de Rondônia, Daniel Pereira (Solidariedade) é o craque dessa seleção. Com a aquisição de Benedito Alves (PDT), para o Senado, o time ganhou mais força e qualidade. Olha  só esse time para federal: Vinícius Miguel (PSB), Mauro Nazif (PSB), Fátima Cleide (PT), Alessandra Lunas (PT), Samuel Costa (PCdoB), Gervano Vicent (PT-M. Andreazza), Rosângela Hilário (PDT-Porto Velho) e  Almir Suruí (PDT).

Dream team (time dos sonhos) 2

E esse time, para deputado estadual? Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Caê Aires Moura (PSB), Cida do PT (Pimenta Bueno), Léo Simão (PT-Cacoal), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Lula do Assentamento (PT-Alto Alegre), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH),  Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB)e Alexandra Batista da Costa (PCdoB). Timaço!

 

Enquete

Um levantamento feito através de enquetes realizadas na rede social Facebook nas cidades de Cacoal, Jaru, Ariquemes, Ji-Paraná, Porto Velho, Ouro Preto do Oeste e Pimenta Bueno, não contempla preferência do eleitorado em favor do atual governador Marcos Rocha (União Brasil).

 

Convenção secreta

Falando em Marcos Rocha, a convenção realizada neste domingo do União Brasil, não teve a divulgação em tempo real e nem distribuição de releases após o evento. Também o nome do candidato a vice-governador não foi divulgado. Como diria o William Homem do Tempo, “ninguém diz nada, ninguém faz nada”. A coluna só soube que houve ônibus para trazer “simpatizantes” do interior, almoço e janta grátis.

007 na convenção

Um olheiro da coluna ZF esteve na convenção do União Brasil e Republicanos. Tinha muita gente, sim. Mas, o que ele viu foi o seguinte: tinha um grande grupo que estava lá por causa da Mariana Carvalho;  outro grande grupo da Ieda Chaves  e um grande grupo do Alex Redano; e vários pequenos grupos de outros candidatos; mas gente que estava lá por causa do Marcos Rocha, pouquíssima. O olheiro da coluna já foi em outras convenções na Talismã: “aquilo estava vazio. Dava pra dançar tango lá; só tinha gente no salão principal; onde ele estava, tinha espaço pra criar porco, galinha, e até gado”, anotou.

Sem cuidados

É inegável o sucesso da Convenção conjunta dos partidos União Brasil e Republicanos ocorrida ontem na casa de espetáculo Talismã 21. O número de pessoas presentes animou as direções das duas legendas – embora já se imaginasse que o problema não seria esse, uma vez que o União Brasil é o partido do governador, logo com muitos cargos sob o seu controle. O que surpreendeu as pessoas (de bom senso) que estiveram presentes foi a falta de cuidados preventivos com o coronavírus. Pouca gente de máscara, nenhum aviso ou orientação, nenhuma banca com álcool em gel e nada de distribuição de máscara.

 

Pré-candidatos a deputado estadual

Maria Leonice Tupari (Rede), Terrinha (PDT), Estenio Junior (PSDB), Adriana Martins (PL), Dra Taíssa (PSC), Zequinha Araújo (MDB), Ayrton Gurgacz (PDT), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Caê Aires Moura (PSB), Cida do PT (Pimenta Bueno), Léo Simão (PT-Cacoal), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Lula do Assentamento (PT-Alto Alegre), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH),  Janilto (PT-P. Bueno), Joelson Chaves de Queiroz (PCdoB), Josué Shockness (PCdoB)e Alexandra Batista da Costa (PCdoB).

Pré-candidatos a deputado federal

Para deputado  federal, são esses alguns dos pré-candidatos: Fátima Cleide (PT-PVH),  Alessandra Lunas (PT-PVH) e Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), João Cerqueira de Souza (PCdoB), Maria Penha da Silveira (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Vinícius Miguel (PSB),  Rosângela Hilário (PDT-Porto Velho), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). 

Nota de pesar ao jornalista Ildelfonso Valentin

Recebi com muito pesar e tristeza a notícia do falecimento do jornalista esportivo Ildefonso Valentin, neste domingo, dia 24. Como jornalista esportivo, Ildefonso Valentin trabalhou no Diário da Amazônia, no extinto Estadão do Norte e, também, no A Tribuna e Diário da Amazônia. Apaixonado pelo esporte, foi um lutador em defesa do profissionalismo e de incentivo àqueles que buscavam na atividade esportiva formas de sustento. Aos familiares, amigos e fãs, como eu, meus sentimentos de pesar e desejo de conforto.
 
Senador Confúcio Moura

Email da coluna: [email protected]