Coluna Zona Franca

0
1209

Semana decisiva

Para a Frente Democrática composta por PT, PSB, PCdoB, PV, PSOL, Rede e Solidariedade, essa é a semana decisiva. O famoso G7 aguarda com ansiedade para esta sexta (ou antes) o desfecho para o imbróglio criado no PSB que precisa decidir se o deputado federal Mauro Nazif sairá candidato à reeleição, ou governo, ou ao Senado.

A Frente

Enquanto isso, a frente continua trabalhando com Vinícius Miguel (PSB) ao governo, Anselmo de Jesus (PT), a vice-governador e Daniel Pereira (SDD) ao Senado.

 Elias Rezende

O deputado estadual Chiquinho da Emater, entregou ao ex-diretor do DER-RO, Elias Rezende, a maior honraria da casa de leis, dada aos cidadãos que prestam serviços de tamanha relevância para o estado de Rondônia: “É visível a melhoria nos trabalhos desenvolvidos pelas secretarias do DER-RO e Sedam durante a gestão do Elias”. Agora pré-candidato a deputado federal pelo União Brasil, Elias percorre o estado ouvindo a população. Sempre acompanhado do governador Marcos Rocha (União Brasil), candidato à reeleição.

Marcos Rocha com o “povo”

Que o governador Marcos Rocha é o favorito, disso não se tem dúvidas. É o que atestam as pesquisas. Mas, daí a dizer que é pela proximidade com o povão, é uma falácia. Ele não leva o mínimo jeito com os pobres. O negócio dele, é com militares. Nessa onda ele surfa melhor do que o Medina no mar. Mas, porém, todavia, ainda não passou pelo teste do pastel com caldo de cana. O Portal de Rondônia publicou um card, mais para meme, que demonstra essa falta de empatia com o povão.

Pré-candidatos a deputado estadual

Maria Leonice Tupari (Rede), Estenio Junior (PSDB), Adriana Martins (PL), Dra Taíssa (PSC), Zequinha Araújo (MDB), Eyder Brasil (PL), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Léo Simão (PT-Cacoal), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Lula do Assentamento (PT-Alto Alegre), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), Francimar (PT-PVH) e Janilto (PT-P. Bueno). Os pré-candidatos Hermínio Coelho e Sid Orleans, foto, do PT, estão bem cotados nas pesquisas e podem surpreender nas urnas em 2 de outubro.

Pré-candidatos a deputado federal

Para deputado  federal, são esses alguns dos pré-candidatos: Fátima Cleide (PT-PVH), Alessandra Lunas (PT-PVH) e Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). 

Pré-candidatos ao Senado

Mariana Carvalho (Republicanos)Expedito Júnior (PSD)Jaqueline Cassol (PP), Daniel Pereira (Solidariedade)Jaime Bagattoli (PL)Benedito Alves (PDT) e Léo Fachin (Avante).

Propaganda política de Arthur Lira - Reprodução de vídeo

Arthur Lira é foda

É isso que vocês estão lendo mesmo. Esse é o slogan do deputado federal Arthur Lira (PP-AL), que está no horário político dedicado ao PP nas emissoras de TV de Alagoas.  “Arthur Lira é foda”, diz a música que acompanha a peça. A frase também aparece escrita em uma animação com a imagem do parlamentar. Na propaganda, a explicação para o slogan é de que “o homem é forte em Brasília”, “fez o Auxílio acontecer” (referência ao Auxílio Brasil, que na verdade é da alçada do Poder Executivo) e mandou recursos para Alagoas que teriam sido usados em estradas, na educação, na saúde e em favor dos lavradores.

Orçamento Secreto é foda

Levantamento de valores feito com base em ofícios enviados pelo Senado Federal e Congresso Nacional ao STF (Supremo Tribunal Federal) revela que o presidente da Câmara é foda mesmo. Destinou cerca de R$ 357 milhões para emendas parlamentares do orçamento secreto a cidades de Alagoas, nos anos de 2020 e 2021. Esperamos que um dia a justiça seja foda também e coloque esse deputado na cadeia.

As urnas são confiáveis sim

Volta e meia Bolsonaro põe em cheque a credibilidade das urnas, embora seja coisa da cabeça de totó dele. A probabilidade de alguém fraudar as urnas é a mesma de alguém invadir um microondas, um liquidificador ou uma torradeira pela internet: nenhuma. Faça um teste simples: coloque para assar 10 pães de queijo e mande o maior hacker do mundo invadir seu forno. Entendeu agora? As urnas não são conectadas à internet, assim como seu forno…  Dãmmm (com um revirar de olhos).

Lula em Rondônia?

A campanha de Lula identificou cinco estados em que é necessário tentar reverter o favoritismo de Jair Bolsonaro ou, ao menos, diminuir a vantagem do presidente sobre Lula. São eles: Acre, Distrito Federal, Rondônia, Roraima e Santa Catarina. Lula cogita fazer um tour pelo Norte em julho. Talvez Rondônia entre no roteiro. A última vez que Lula esteve em Rondônia foi em 2010 para visitar obras da Usina de Jirau. Com a Frente Democrática reunindo sete ou oito partidos, o momento é propício.

                                             PT e as diretrizes

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto que diz "LANÇAMENTO DAS DIRETRIZES DO PLANO DE GOVERNO PLATAFORMA VIRTUAL PARA PARTICIPAÇÃO POPULAR 21.06 I 10H I YOUTUBE.COM/PTBRASIL 所 VAMOS JUNTAS PELO BRASIL"Os pré-candidatos à Presidência e vice pelo movimento Vamos Juntos Pelo Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, lançam hoje, terça-feira (21), em São Paulo (SP), a partir das 10h, as diretrizes do programa de governo da chapa. O documento, estruturado a partir dos eixos “desenvolvimento social e garantia de direitos”, “desenvolvimento econômico e sustentabilidade socioambiental e climática” e “defesa da democracia e reconstrução do Estado e da soberania”, apresenta as principais ideias-força da aliança progressista, formada por PT, PCdoB, PV, PSB, REDE, PSOL e SOLIDARIEDADE, para reconstruir o Brasil.

Email da coluna: [email protected]