Coluna Zona Franca

0
1546

Sucessão estadual

O senador Marcos Rogério (PL) já contratou a agência de publicidade para tocar a campanha ao governo de Rondônia. Trata-se da Atos, do publicitário Melqui Filetti Moreira, a mesma que fez a campanha de Expedito Jr ao governo em 2018. A informação é do ex-deputado estadual Celso Popó, que abriu mão de candidatura a deputado federal para coordenar a campanha de Marcos Rogério.

Nazif Senado

Uma fonte da coluna garantiu ontem que o deputado federal Mauro Nazif (PSB) não conseguiu formar a nominata e deverá postular a vaga de candidato ao Senado Federal. Até aí tudo bem. O problema será o PSB querer manter também a candidatura de Vinícius Miguel (PSB) ao governo pela Frente Democrática. Aí o bicho vai pegar. Com sete partidos a FD vai dar espaço para todos. O PSB tem até o dia 24 de junho para resolver o imbróglio.

Pesquisa

Pesquisa TV Record/RealTime Big Data sobre as intenções de voto para o governo de Rondônia, divulgada nesta quarta-feira (15), mostra o atual governador do estado, Coronel Marcos Rocha (União Brasil), com 32%, seguido pelo senador Marcos Rogério (PL), com 18%. Na sequência, aparecem o deputado federal Léo Moraes (Podemos), com 10%; o professor universitário Vinicius Miguel (PSB), com 7%, e o comerciante Pimenta de Rondônia (PSOL), com 1%. A coluna ZF já havia detectado o favoritismo do governador. Os números são da RealTime Big Data e encomendada pela Rede Record.

Pesquisa 2

Mariana Carvalho (Republicanos)  para o Senado, está em primeiro com 20%. Expedito Júnior (PSD) e Jaqueline Cassol (PP) estão com 15%. Daniel Pereira (Solidariedade), é o quarto colocado com com 5%, e Jaime Bagattoli (PL), com 4%. Benedito Alves (PDT) e Léo Fachin (Avante) têm 1% cada. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o código RO-00114/2022.

Vinícius X Daniel

Pelos números da pesquisa acima, parece que os pré-candidatos Vinícius Miguel (PSB) e Daniel Pereira (SDD), estão postulando cargos errados. DP ao governo pela Frente Democrática o quadro seria outro. Vini cairia bem como deputado federal. É legalista e um excelente advogado. Ademais, Daniel defende Lula há mais tempo do que Vinícius. Biblicamente, Daniel é quem enfrenta os leões.

 

Escandaloso

Jhony Paixão (PSDB) que caiu na operação “O Chamado” que apura propinas e rachadinha, é candidato à reeleição. “A Polícia Civil combaterá veementemente a corrupção. Nós não podemos tolerar que este câncer permaneça em Rondônia!”, afirmou o delegado Geral, Samir Fouad Abboud, por meio de nota.

Escandaloso 2

A Assembleia Legislativa teria gastado cerca de R$ 6 milhões para levar a sede para a Rondônia Rural Show. Quem esteve por lá não viu um sessão sequer ser instalada.

 

Nomes para deputado estadual

Maria Leonice Tupari (Rede), Estenio Junior (PSDB), Bosco da Federal (PL), Adriana Martins (PL), foto, Dra Taíssa (PSC), Zequinha Araújo (MDB), Claudia de Jesus (PT-Ji-Paraná), Cida do PT (Pimenta Bueno), Léo Simão (PT-Cacoal), Gilvana do Sindur (PT-PVH), Hermínio Coelho (PT-PVH), Lionilda do Sintero (PT-Cacoal), Lula do Assentamento (PT-Alto Alegre), Sid Orleans (PT-PVH), Vandeir do MPA (PT-Nova União), Daniel Barbosa (PT-Alta Floresta), Professora Lílian Ferreira (PT-G. Mirim), foto, Francimar (PT-PVH) e Janilto (PT-P. Bueno).

Nomes para deputado federal

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e texto que diz "VAMOS BRASIL LANÇAMENTO EANDIDATURA ATO DE DA FÁT Certe FEDERAL Dia 16 de DEPUTADA Junho às 18h30 Local: Sintero -Sede Social Presença NADIA GARCIA Secretária Nacional deJuventude do"Para deputado  federal, são esses alguns dos pré-candidatos: Fátima Cleide (PT-PVH), Alessandra Lunas (PT-PVH) e Gervano Vicent (PT-M. Andreazza); Samuel Costa (PCdoB), Elias Rezende (União Brasil), Thiago Flores (MDB), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL) e Almir Suruí (PDT). Fátima Cleide será lançada pré-candidata hoje, em PVH.

Confúcio votou certo

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) foi o único parlamentar de Rondônia que votou contra a proposta aprovada para o teto de 17% do ICMS de combustíveis, energia elétrica, serviços de telecomunicações e de transporte público (PLP 18/2022). Foi  duramente criticado, mas ele votou corretamente.  De acordo com o parlamentar, a proposta não prevê nenhuma compensação financeira imediata para a grandiosa perda de arrecadação (estimada em R$ 650 milhões no Estado de Rondônia). “O ICMS é o único imposto sobre o qual os governadores podem legislar; segundo, porque continua sendo necessária uma reforma tributária completa e bem debatida com a sociedade”, afirmou o senador.

Confúcio votou certo 2

O advogado tributarista Breno de Paula corrobora com o voto de Confúcio. Em entrevista à SIC NEWS TV Record, Breno de Paula lembrou a autonomia dos Estados e opinou pela inconstitucionalidade do PLC “por ofensa ao pacto federativo e a ausência de competência da União Federal para dispor sobre a matéria”. Confúcio também disse: “O ICMS é o único imposto sobre o qual os governadores podem legislar”. Pelo andar da carruagem, vai haver questionamentos dos governadores no STF.

Crime político

MORRE INDIGENISTA E JORNALISTA DESAPARECIDOS NO AMAZONASA União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), movimento indígena representante dos povos habitantes da Terra Indígena Vale do Javari (AM), afirmou que o assassinato do jornalista Dom Phillips e do indigenista da Fundação Nacional do Índio (Funai) Bruno Pereira “constitui um crime político, pois ambos eram defensores dos Direitos Humanos e morreram desempenhando atividades em benefício de nós, povos indígenas do Vale do Javari, pelo nosso direito ao bem-viver, pelo nosso direito ao território e aos recursos naturais que são nosso alimento e garantia de vida, não apenas da nossa vida, mas também da vida dos nossos parentes isolados”.

Crime político 2

Univaja informa que pretende levar os assassinatos de Dom Phillips e Bruno Pereira de Araújo ao Tribunal Penal Internacional, que poderá punir autores e autoridades cujo as omissões levaram as mortes.

Crime político 3

É preciso dizer que se não houvesse um jornalista inglês para chamar atenção do mundo, o indigenista brasileiro Bruno Pereira seria só “mais um” executado. O bolsonarismo protege criminosos e faz jornalistas e indigenistas brasileiros sentirem um alvo desenhado na própria testa. (Renan Calheiros).

Mortociata

Após a descoberta dos assassinatos do indigenista e do jornalista, Bolsonaro vai a Manaus neste sábado. Para participar de uma motociata! Isso mesmo.

                                          Promessa

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas em pé e texto que diz "AMAZÔNIA Lula homenageia Bruno Pereira e Dom Phillips em ato "Brasil não pode passar a imagem de que mata quem defende a Amazônia", disse o ex- presidente Lula presta homenagem a Dom Phillips Creditos: Reprodução/YouTube Bruno Pereira em ato."“Se ganharmos, quero assumir compromisso que não haverá garimpagem na terra indígena. Não são os indígenas quem estão ocupando nossa terra. Os portugueses é quem ocuparam as terras deles. Terei imenso prazer de demarcar todas as terras que precisarem ser demarcadas.”. (Lula)

Merda na cabeça

O que esses bolsonaristas têm na cabeça? Só pode ser isso mesmo, merda. Militantes que aguardam um evento político em Uberlândia (MG) com a participação do ex-presidente Lula  e do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) foram atacados nesta quarta-feira (15/6) por um drone de pulverização agrícola que borrifou urina e bosta no local. Os meliantes foram presos.

 

Email da coluna: [email protected]