COLUNA ZONA FRANCA

0
497

                                   Frente Democrática

Prego batido, ponta virada. Embora uma ala discorde, a maioria petista deverá aceitar ser camarão, em nome da eleição de Lula. Ou seja, o PT de Rondônia abrirá mão pela primeira vez, da cabeça nas eleições majoritárias. Em uma reunião tensa na noite de ontem, sexta-feira, em Porto Velho, a Frente Democrática composta pelos partidos PT, PSB, PCdoB, Solidariedade, Rede e PV, discutiu e decidiu que o advogado e professor Vinícius Miguel (PSB) será mesmo o candidato ao governo de Rondônia, tendo Anselmo de Jesus (PT), como vice. O ex-governador Daniel Pereira (Solidariedade) será o candidato ao Senado.

Frente Democrática 2

O PT tinha indicado Ramon Cujuí para o Senado, mas o nome de Daniel Pereira prevaleceu. Durante a reunião, o nome do deputado federal Mauro Nazif (PSB) também foi lançado como pré-candidato ao Senado, mas o PSB já tem um candidato ao governo pela Frente Democrática, sendo descartada, portanto, essa possibilidade. A não ser que o PSB decline da candidatura de Vinícius Miguel ao governo.

Destino do Ramon

Ramon Cujuí é presidente municipal do PT de Porto Velho

Embora contrariado, Ramon Cujuí deverá aceitar a decisão da maioria e postular uma das vagas de deputado federal ou estadual. A primeira suplência de senador também estaria à disposição do ex-candidato a prefeito de Porto Velho.

E o PDT?

Não está descartada a participação do PDT na Frente Democrática. Caso a legenda liderada pelo senador Acir Gurgacz passe a integrar o grupo, dois nomes do clã podem ganhar destaque na formação: a empresária Ana Maria Gurgacz, esposa do pedetista, e Airton Gurgacz, ex-deputado e ex vice-governador, tio de Acir. Sozinho o PDT não irá a lugar nenhum.

Programa da Yalle

Hoje, das 10 da manhã até ao meio dia (horário de Rondônia), a jornalista Yalle Dantas vai receber no programa dela na Rádio Rio Madeira FM (105,9), a polêmica jornalista Victoria Bacon e o deputado estadual Eyder Brasil (União BRasil). Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "Rio Madeirafm Uma ENTREVISTA Rádio egal! 105,9 Mhz ENTREVISTA ENTREVISTA CESEN ENTRE NESTE SÁBADO DAS 11 ÀS 12H Programa Yalle Dantas Acompanhe pelas nossas redes sociais f SargentoEyderBrasil SARGENTO"A jornalista deverá comentar a decisão da Frente Democrática pelo nome de Vinícius Miguel e o deputado discorrerá a atuação dele na Assembleia Legislativa. O programa que é sucesso aos sábado, já recebeu diversas personalidades, dentre elas o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), o prefeito da capital, Hildon Chaves (PSDB), o pré-candidato ao Senado, Daniel Pereira (Solidariedade), Ramon Cujuí (PT), Elias Rezende (União Brasil), dentre outros.  Ouça AQUI a entrevista.

Sucessão estadual

Com a “homologação” do nome de Vinícius Miguel (PSB) pela Frente Democrática ao governo de Rondônia, estes são, até agora, os pré-candidatos: Marcos Rocha (União Brasil), Marcos Rogério (PL), Léo Moraes (Podemos), Comendador Valclei (Agir), jornalista Dida Cordeiro (PSTU), e, claro, Vinícius Miguel. 

Senado Federal

Daniel Pereira, pré-candidato ao Senado Federal

A disputa pela única vaga de senador da República será a mais acirrada de todos os tempos. Devem disputar o coração do eleitor os seguintes pré-candidatos: Expedito Junior (PSD), Mariana Carvalho (Republicanos), Léo Fachin (Avante), Jaqueline Cassol (PP), Benedito Alves (PSDB), foto à esquerda, Jaime Gagatolli (PL) e Daniel Pereira (SDD). 

Câmara Federal 

Elias Rezende

Fátima Cleide (PT) e Elias Rezende (União Brasil), Thiago Flores (PSD), Maria Simões (PL), Luiz Cláudio (PL), Alessandra Lunas (PT), Ramon Cujuí (PT), Samuel Costa (PCdoB) e Almir Suruí (PDT), são alguns dos nomes.

Assembleia Legislativa

Vereador Fogaça

Já para deputado estadual teremos: Estenio Junior (PSDB), Everaldo Fogaça (Republicanos), Hermínio Coelho (PT), Sid Orleans (PT), Vandeir Leite (PT), Bosco da Federal (PL), Ieda Chaves (União Brasil), Luiz Paulo (PP), Cláidia de Jesus (PT), Fatinha (PT), Dra Taíssa (PSC), Zequinha Araújo (MDB), dentre outros.

Conversa fiada

A presença do megamilionário Elon Musk no Brasil, está cercada de mistérios. Ele não veio a passeio. Veio comprar a Amazônia de porteira fechada. Quanto à agenda oficial do empresário prolatada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, foi desmentida pelo próprio  Ministério: não há 19 mil escolas sem internet. “Monitorar a Amazônia”, do nada, por que? Atrás de Nióbio, diamantes, ouro? O que Musk quer do Brasil? A Amazônia já é monitorada há décadas e o desmatamento é uma cruel realidade.

Lula na Caras

Com cerimônia romântica e tradicional, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (76) disse “sim” para a socióloga Rosângela Silva (55), a Janja. A cerimônia aconteceu em uma casa de festas de São Paulo e contou com apenas 150 convidados, entre parentes e amigos.

Clique aqui para baixar a revista especial do casamento de Lula e Janja.

Email da coluna : rkuppe@gmail.com