Coluna Zona Franca

0
153

 Cassol & Cia

A ministra Carmen Lúcia(STF) enviou ontem, 11 de fevereiro, ao juízo da Vara Criminal de Rolim Moura/RO, requisitando informações atualizadas sobre o cumprimento das penas impostas por este Supremo Tribunal Federal a Erodi Antônio Matt e Salomão da Silveira, cuja execução lhe foi delegada, as quais deverão ser prestadas no prazo máximo de cinco dias. Anteriormente ela já havia enviado a mesma solicitação acerca do cumprimento de pena do ex-senador e ex-governador Ivo Cassol (PP-RO) na mesma cidade, onde reside.

Raupp & Cia

Também da região política de Rolim de Moura, o ex-senador Valdir Raupp (MDB) está denunciado junto aos aos senadores Renan Calheiros, Jader Barbalho, Edison Lobão, Romero Jucá (ex), José Sarney (ex) e Sérgio Machado (Petrobras) podem se tornar formalmente réus no processo por organização criminosa. Em breve eles serão submetidos ao julgamento pelos 11 ministros do STF.

Raupp & Cia 2

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), os emedebistas estariam envolvidos no esquema de recebimento de propina paga por empresários ao núcleo político do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), a partir de recursos desviados da Transpetro, subsidiária da Petrobras. Os fatos foram relatados em declarações prestadas por Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, no âmbito de acordo de colaboração premiada firmado com o MPF.

                                            Big Balbúrdia Brasil

O Brasil vive momentos surreais, que, talvez nem Salvador Dali conseguiria retratar. É o rabo mordendo o cachorro. Karol Com K líder do BBB, Bolsonaro negacionista líder nas pesquisas, Renan Calheiros pedindo a prisão de Sérgio Moro que está de malas prontas para os EUA, governador de São Paulo João Dória (PSDB) sendo criticado por combater a pandemia, senador gay dando uma dura no ministro general, deputado federal Kim Kataguri (DEM-MBL) pedindo impeachment de Bolsonaro e por aí vai. Querem algo mais surreal do que Collor dando conselhos econômicos para Bolsonaro? É ou não é uma edição do Big Balbúrdia Brasil? Há dois anos se alguém imaginasse as cenas de horror que vivenciamos hoje poderia ser taxado de louco, pessimista, desvairado. A realidade, porém, é pior do que as histórias retratadas em filmes de tragédias. Um momento na história do Brasil que as gerações futuras abordarão como os piores em que o Brasil já viveu nas últimas décadas.

                                        De herói a bandido

Quem diria que o todo poderoso juiz federal de Curitiba, Sérgio Moro, estaria vivendo o que está acontecendo hoje com ele. De herói a bandido num clique. Antes festejado pela mídia, ovacionado pela população verde amarela, Moro é hoje um dejeto humano, um fantasma que anda. Sintomaticamente já ensaiou deixar o País há um ano, de preferência para os Estados Unidos onde ficam seus comparsas da CIA.

Apocalipse now!

A coluna não diria que o mundo irá acabar dessa vez, mas que estamos vivendo um começo de fim, disso não temos dúvida. E o pior é que esse momento lembra o dilúvio e a Arca de Noé. Assim como na história bíblica, hoje temos um presidente que atua a favor do vírus ignorando o enorme perigo que nos ronda. As 235 mil mortes em menos de um ano de pandemia é apenas um aperitivo do que ainda vem por aí. Ao se negar a embarcar na Arca de Noé (vacinas, ciência), Bolsonaro está nos levando à morte.

Ah, as eleições 2022

Mesmo sob a emoção do momento em que vivemos, as eleições do próximo ano estão na ordem do dia. Presidenciáveis se lançando, sendo lançados e ou arremessados no precipício. Lula lançou Haddad, mas nas entrelinhas ele transita como candidato. João Doria Júnior (PSDB-SP) está a mil por hora rumo ao Palácio do Planalto.

Em Rondônia

No estado de Rondônia não haverá espaço para a reeleição do governador Marcos Rocha (sem partido), eleito na enxurrada de fake news que elegeu Bolsonaro à presidência. Fazer “arminha” neste momento não parece uma boa ideia. O ex-governador, senador Confúcio Moura (MDB), super bem avaliado, é citado como virtual candidato. O ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), parece ser um bom nome para encampar uma candidatura pela esquerda. Mas, é “pule de dez” que o atual prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) é um dos favoritos. A conferir.

                                       Novas lideranças

Forjadas nas últimas duas eleições (governador e prefeitos), novas lideranças políticas estão surgindo no estado de Rondônia. Dr. Wellison (PDT) é uma dessas lideranças emergentes. Ex-candidato a prefeito de Nova Mamoré (RO), despontou como provável candidato a deputado estadual em 2022. O advogado especialista em direito previdenciário, estará amanhã, às 21 horas, no programa Porto Show (REMA TV CANAL 5-1). Além da liderança pedetista, o programa vai exibir entrevistas com o Dr. Eudes Tourinho, o artista musical Adriano Pato, com a modelo New Face do time de modelos e artistas Rondônia Brasil Flaw Naje a linda Fabriny Mota e com o cantor Jose Teclas Souza Gomes.

Novas lideranças 2

Tendo como professor um especialista em transformar água em vinho (deputado Jair Montes), o ex-candidato a prefeito de Porto Velho, Breno Mendes (Avante) já se desfez da angústia pela derrota e já está em campo: será candidato a deputado federal nas eleições vindouras. Igualmente a deputado federal, o também ex-candidato a prefeito Ramon Cujuí (PT) já está em movimento.

Novas lideranças 3

Samuel Costa (PCdoB), Luciana Oliveira (PT), Cristiane Lopes (PP), Dabson Bueno (MDB), Bosco da Federal (PTB), George Braga (MDB),  Hérika Fontenele (PL), Dr. Raimundinho Bike Som (PCdoB), Fabrício Jurado (DEM), dentre outros, são nomes emergentes da política rondoniense.

Por equipe do Mais Rondônia