Coluna RK- Bastidores da política nacional e regional

0
2715
Roberto Kuppê, no Comitê de Imprensa do Senado, em 2006

Por Roberto Kuppê

Lula

Aconteceu aquilo que nenhum petista queria, mas já sabia que podia acontecer e aconteceu. Afinal, o acordo de 2015 foi com o STF com tudo. Desde o impeachment de Dilma a esquerda vem experimentado derrota após derrota. A direita se organizou de um tanto que é quase previsível a derrota da esquerda de novo, nas eleições deste ano. A direita, leia-se também, o mercado.

Prisão

Lula não cometeu nenhum crime mas, o roteiro já está traçado e a gente percebe isso nos noticiários, nas entrelinhas dos âncoras e comentaristas de TV, como do Globo News que parecem dirigir a política brasileira. Merval, Camarotti e Valdo (três comentaristas do Globo News) parecem ditar o que tem que acontecer daqui para frente, após os 3×0 de ontem. O próximo passo será prender Lula e assim golpear de vez a esquerda, ou especificamente, o PT. E não vai demorar. O mercado tem pressa. Tudo vai andar a jato.

Colcha de retalhos

Por incrível que pareça, os juízes do TRF-4, unanimemente não encontraram provas mas julgaram assim mesmo, baseado no domínio do fato, ou seja, no ouvi falar. Eles mesmos disseram que pegaram um pedaço aqui e outro ali para formar a colcha de retalhos e darem seus respectivos votos. A lei não é para todos.É para poucos. No mesmo dia, Serra teve suas denúncias prescritas e não será julgado.

Band deu o recado

Não pensem que a Band News errou ao anunciar o resultado do julgamento antes dos votos serem proferidos. Não foi. Foi um recado ao mercado que naquele momento estava em dúvida. Após ter vazado “sem querer querendo”, o mercado reagiu ea Bolsa de Valores bateu recordes. E a tendência de agora em diante é a valorização dos papéis da Petrobras, Banco do Brasil, Vale, dentre outros. O mercado está otimista e não é para menos.

Futuro do PT

As águas não estão calmas para o PT. Ainda tem mais processos contra Lula em andamento, a jato, como o nome da operação criada para combater a corrupção no Brasil. Vírgula, a corrupção do PT, apenas, porque do PSDB, por exemplo, nunca foi investigada com vontade. Hoje, 25, o PT se reúne em São Paulo para lançar a candidatura de Lula à presidência, num esforço para manter a militância de pé. A decisão de hoje vai repercutir em todos os diretórios regionais do partido no Brasil. Após o primeiro julgamento de Lula, acendeu o sinal de alerta. O PT vai ter que se reinventar.

Temeroso

Após maldades em cima de maldades, o presidente Michel Temer (MDB) vai tentar limpar a barrada fazendo bondades em cima de bondades, de olho nas eleições deste ano. Podem anotar.

Havan

O mercado lucrou tanto com o julgamento de Lula que o empresário Luciano Hang anunciou para hoje, quinta-feira,  um foguetório de 13 minutos, às 13 horas, em Brusque (SC). O número faz uma alusão ao Partidos dos Trabalhadores (PT). Quanto lucrou Hang com a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre? Com certeza uns milhões.

Luciana again

Mas, Luciano Hang levou o troco imeadiatamente. Em novo vídeo, a ativista Luciana Oliveira que cravou 3 milhões de visualizações de sua última postagem ( veja aqui ), critica o vídeo do dono da Havan. Luciana lembrou que Hang foi condenado neste mesmo TRF-4 a quase  14 anos de prisão por lavagem de dinheiro e crime contra o sistema financeiro brasileiro. “É esse tipo de gente que está comemorando a condenação de Lula”, diz Luciana. Veja o vídeo abaixo.

Renova BR 

Augusto Pellucio

Está acontecendo em São Paulo, um curso para formar novas lideranças políticas com objetivo de lançar candidatos nestas eleições de 2018. O evento é promovido pelo RenovaBR que selecionou 100 pessoas de todo o Brasil pra fortalecê-las como potências na renovação política brasileira. O jovem empresário de Porto Velho, Augusto Pellucio foi um deles. De mais de quatro mil inscritos ele foi um dos escolhidos. O único de Rondônia. O RenovaBR é bancado pelo investidor e executivo Eduardo Mufarej.

Bueno Marketing

Se o RenovaBR está realizando um importante curso em São Paulo, a Bueno Marketing  realiza em março próximo em Porto Velho, o Curso Eleições 2018, com uma robusta programa de formação e treinamento para candidatos e todo o universo de pessoas e profissionais que gravitam no universo político-eleitoral. De fato é TOP. É composto por sete módulos que totalizam 84 horas, e foram contratados especialistas como palestrantes, e que são expoentes no país em suas áreas como legislação eleitoral, marketing, gestão de campanhas, oratória, dentre outros. Os módulos serão realizados de forma presencial de março a julho deste ano, em estrutura especialmente montada para os eventos no Oscar Hotel Executive, em Porto Velho.

Eleições 2018O processo eleitoral em Rondônia ainda está começando e o Mais RO lançou o hotsite Eleições 2018  que já está agitando os bastidores da política regional e nacional. Em menos de uma semana no ar, o Eleições 2018 do Mais RO já está batendo recordes de audiência. Será um meio de comunicação importante nestas eleições.

Confúcio

No finalzinho à frente do governo de Rondônia, Confúcio Moura (MDB), cujo navio navegava em águas mansas, pode sofrer um revés se uma CPI for instalada. Noves fora o teor de um suposto pagamento de R$ 30 milhões, o governo tem maioria na Assembleia Legislativa e o maior interessado em não sair esta CPI, é o pré-candidato ao governo pelo partido do governador, Maurão de Carvalho. A CPI sepultaria a candidatura dele também.

Hermínio

Mas, o governo está tranquilo, não porque tem maioria na ALE-RO. E sim porque o proponente da CPI, é o deputado estadual Hermínio Coelho (PDT), que é de um partido da base do governo. E mais. Uma CPI tem que ter prazo e objeto definido, além de um fato gerador.  Segundo o governo, uma CPI não pode ser criada como ferramenta de pressão ou chantagem. Portanto, não haverá CPI. “O que há, como sempre, é o Hermínio pelos corredores da Assembleia, tentando colar chifre em cabeça de cavalo”, disse uma fonte.

Hermínio 2

Hermínio foi quem apontou o dedo para o ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), chamando-o de chefe de quadrilha e que teria roubado R$ 300 milhões. Sobrinho está sendo inocentado de tudo. Mas, o prejuízo político foi grande.

Hermínio 3

Para quem não sabe, Hermínio Coelho era vice-presidente da Assembleia Legislativa, enquanto Valter Araújo, era o titular, em 2013. Com a prisão de Araújo, Hermínio assumiu a presidência e depois foi eleito para mais um mandato. Hermínio “quando” sóbrio, está com a cabeça nos baralhos e rinhas de galo e o tempo que resta, fica criando factoides. Essa é a política do Hermínio. Como presidente da ALE, com 180 milhões de orçamento, cargos e mídia, atacando o governador Confúcio, a votação dele foi ridícula. Quase não se reelegeu.

Hildon Chaves

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) vive um inferno astral, um ano e um mês após ser empossado no cargo. O problema é na saúde municipal que está na UTI. O maior teste dele será neste carnaval, quando haverá necessidade de plantões médicos 24 horas. O ativista Carlos Caldeira promete montar uma barraca de camping em frente a uma das unidades de saúde do município. Caldeira dá mais plantão nas UBS do que propriamente os médicos.

Pimentel

Jesuíno Boubaid (PMN), deputado estadual

Por outro lado, quem está comemorando conquistas na saúde é o secretário estadual Williames Pimentel. Nunca a saúde de Rondônia esteve tão em alta. As conquistas são muitas. O deputado estadual Jesuíno Boubaid (PMN), que sempre fez oposição ao governo, fez uma gravação de quase oito minutos em várias unidades de saúde do Estado, relatando melhorias na saúde. Em um dos hospitais, o João Paulo II, a única coisa que Boabaid encontrou de errado foi a falta de espaço para tanta demanda.

Informações para a Coluna RK: [email protected]