COLUNA POLÍTICA & PODER, SEXTA, 12

POLÍTICA E PODER

Roberto Kuppê

 

Padovani

padovani-agriculturaDiz a Rádio Corredor que o secretário da Agricultura do Estado de Rondônia, Evandro Padovani, não passa o Natal no cargo. Os motivos são muitos e cabeludos. Segundo a frequência modulada, o governador Confúcio Moura (PMDB) espera a entrega do cargo dele para evitar mais dores de cabeça. O governador já teria um nome em mente.

Mosquini

A pergunta que não quer calar: Lúcio Mosquini (PMDB) será diplomado no dia 17 de dezembro como deputado federal ou não? Dizem que o será sim, mas, via procuração. Mosquini teve a infelicidade de ser preso pela Operação Plateias. Ele se diz inocente.

Oxigênio

Dizem que a deputada Glaucione Rodrigues (PSDC-RO) poderá sentir falta de ar numa prisão de Rondônia.

Raupp

O senador Valdir Raupp (PMDB) confirma para esta noite de sexta-feira (12), o jantar anual de confraternização com jornalistas da Capital. O evento será no Aquárius Selva Hotel.  A primeira vez que o evento acontece em meio à uma crise institucional.

Raupp 2

Na lista de doações reveladas pela Operação Lava jato, aparecem dois nomes de políticos rondonienses, Valdir Raupp (PMDB) (250) e Moreira Mendes (PSD) (500). Ambos surgem na lista com números anotados ao lado de seus nomes, ainda não se sabe o que significa a numeração.

Título Já

Regularização urbana foi um dos temas da reunião entre o governador de Rondônia, Confúcio Moura, e a comitiva de vereadores de Cacaulândia, liderada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Gene Falcão e mais cinco parlamentares municipais: Andely Bissoli, Aladir Izidoro, Jozivaldo das Virgens, Ana Paula e Antônio Pereira da Silva. Na audiência, os parlamentares destacaram os programas de sucesso da atual gestão como: “Titulo Já” que regularizou mais de 30 mil imóveis urbanos em 13 municípios.

Natureza

“Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana”.  Albert Einstein.

Natal ecológico

A Prefeitura de Porto Velho teve boa intenção, mas, a Capital de Rondônia é tão feia, tão feia que merecia pelo menos uma decoração natalina melhorzinha. Aquelas “árvores” de Natal feita de pneus inservíveis não combina com ruas esburacadas, sem calçadas e nem com o viaduto inacabado.

Lando

O filho do deputado federal Amir Lando (PMDB-RO), foi levado a depor sob  vara, como se diz quando o cidadão é obrigado a comparecer coercitivamente. Aníbal Lando recebeu um depósito em conta no valor de R$ 15 mil. E tem mais…

 

Transposição

E a Transposição dos servidores públicos de Rondônia está mais para fantasia do que para realidade. O Ministério do Planejamento não pode mais analisar os documentos que foram enviados pelo Estado de Rondônia, uma vez que a Comissão que trata da Transposição foi desfeita e é preciso aguardar novas instruções da especial que será instalada.

Transposição 2

Com relação às decisões judiciais que obrigaram o governo federal a enquadrar os servidores estaduais no plano federal, cerca de 1.200, a Procuradoria Geral da República e a Advocacia Geral da União recorreram e a União pretende ganhar a ação e retirar todos eles da folha de pagamento. Em outras palavras, tudo não passou de um estelionato eleitoral. Muitos deputados federais foram eleitos em cima da “transposição”.

Nova Mesa

A eleição para a nova Mesa da Assembleia Legislativa de Rondônia está meio sem graça. Ninguém oferece nada para apoiar este ou aquele candidato. Parece que a lição foi aprendida. Tudo indica que o novo presidente da ALE poderá ser legitimamente eleito.

Filiados

Foi lançado o site partidários, ( www.partidarios.com.br )com informações sobre o número de filiados partidários no Brasil com dados diretamente do TSE. O site informa os números de filiados partidários dos Estados, divididos por Partidos e Cidades. Essa ideia surgiu com os inúmeros serviços realizados em eleições do empreendedor Márcio Almeida, que criou um dos primeiros sites sobre Eleições do Brasil.

Filiados 2

Existem 155.261 filiados em partidos políticos no estado de Rondônia, divididos em 32 partidos. O partido de Rondônia com maior número de filiados é o PMDB, com 22.322; o de menor número de filiados é o PCO, com apenas 22 pessoas. O PSDB é o segundo partido em número de filiados em Rondônia, com 17.175.

Porto Velho

Amigos de Porto Velho que tal um desafio para 2016? Que tal votarmos para prefeito e vereadores apenas candidatos  nascidos em Porto Velho?  Poxa, Porto Velho, precisa de um prefeito realmente nascido e criado no município. Vereadores nascidos, criados e que conheçam a realidade da Capital. Nas últimas décadas Porto Velho tem sido dominada por “estrangeiros”. Por isso está esta pouca vergonha.

 

 

 

 

 

 

Facebook Comments