Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

0
1188

Por Roberto Kuppê (*)

Altas transições

O governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB) esteve reunido ontem, sábado, com o governador eleito, coronel Marcos Rocha (PSL), a quem passou um relatório sobre a situação do Estado. Pelo que sabemos, MR17 gostou do que ouviu. Também pudera. Está recebendo um Estado sem maiores problemas, com as contas em dia e o segundo menor índice de criminalidade do País. DP espera  que MR17 tenha capacidade para continuar e melhorar o que já foi feito. Na terça-feira, MR17 vai agradecer pessoalmente à Jair Bolsonaro em Brasília pela inusitada eleição à governador de Rondônia.

Altas traições

Em nível nacional o presidente eleito Jair Bolsonato (PSL) é só decepção. Não para este que vos escreve, mas, para boa parte dos 57 milhões de eleitores que acreditaram nas fake news. Dentre as várias decepções, está a aproximação com Michel Temer (MDB) com notícias de que Bozo irá presenteá-lo com uma embaixada para escapar dos processos que são muitos. Além de indicar para ministérios notórios corruptos, o pior mesmo será a extinção do Ministério do Trabalho, um símbolo para os trabalhadores.

Altas burrices

Nenhum texto alternativo automático disponível.Marinheiro de primeira viagem no Executivo, o empresário Paulo Guedes, futuro super ministro da Economia, não entende nada de funcionamento do Congresso Nacional. Na semana passada ele esteve com o presidente do Senado, Eunício de Oliveira (MDB-CE) exigindo que se votasse urgentemente a reforma da Previdência. Eunício disse que não. Que primeiro se votaria o orçamento de 2019. PG então disse que não, que deixasse o orçamento para o ano que vem. Pelo que EO, aterrorizado, disse:”É constitucional. Não se pode deixar a votação do orçamento do ano que vem, para o ano que vem. Tem que ser este ano, sob pena do País parar”. Mesmo assim, o guru de Bolsonaro saiu batendo o pé.

Altas coerências

O deputado federal reeleito, Expedito Netto (PSD), mantém a coerência, pautando o trabalho dele em favor do povo. Assim que retornou ao batente, após a reeleição com quase 40 mil votos, ele subiu ao plenário da Câmara dos Deputados anunciando que vai votar contra a reforma da Previdência. Ele destacou que a votação da reforma este ano não seria legítima, posto que muitos deputados não foram reeleitos, e não estarão na próxima legislatura. Para Netto, é preciso discutir com a população esta reforma que, para ele, só prejudica os mais pobres.

Altos trabalhos

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), melhorou a comunicação, dando publicidade aos inúmeros trabalhos que vem desenvolvendo na Capital. Quem não é visto, não é lembrado.

Altas queimações

Os candidatos a prefeitos de Pimenta Bueno e Rolim de Moura, pela sigla do PSL, acham que o efeito Bolsonaro vão elegê-los em 9 de dezembro, na eleição suplementar destes municípios. Nem assumiu ainda, Bozo já está decepcionando seus eleitores que acreditaram nas fake news.

Altos acessos

O Mais RO, site de notícias de Rondônia está sendo acessado em todo o País. A razão são as notícias de interesse local e nacional, o que coloca o site entre os mais acessados do Brasil. Duas reportagens foram destaques. A primeira, de autoria deste que vos escreve, obteve mais de 284 mil acessos (figura 1). A segunda (figura 2), em parceria com o G1 DF, obteve mais de 136 mil acessos em dois dias.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista ([email protected])

 

Facebook Comments