Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

0
1289


Por Roberto Kuppê (*)

A coluna de volta

Após duas semanas de recesso, a coluna volta diariamente. Neste domingo chuvoso, mudando a agenda pela manhã. O que seria um dia de lazer, obrigatoriamente passamos a produzir notícias e informações para nossos leitores que nos acompanham. Ontem, sábado, o articulista esteve pela primeira vez com o candidato ao governo, Pimenta de Rondônia (PSOL-PT). Uma figura de extraordinária capacidade intelectual e política. Merecia ir para o segundo turno já que está marchando ao lado do PT. No entanto, sentimos falta na avenida Jatuarana, da militância petista. Acompanharam Pimenta apenas dois candidatos petistas, um a federal e outro a estadual: Ironildo Nascimento e Taís Benito. Cadê a militância petista?

Confúcio, senador

O articulista esteve também com o futuro senador de Rondônia, Confúcio Moura (MDB). Sim, futuro senador. As pesquisas indicam. O trabalho realizado está sendo compensado com a adesão maciça do eleitorado rondoniense. Claro, teve suas falhas, mas o saldo positivo é maior. Deixou o Estado com as contas em dias. Tanto que depois de amanhã, terça-feira, 18, o sucessor dele, Daniel Pereira (PSB) anunciou que vai pagar os salários de todos os servidores estaduais com mais de 15 dias de antecedência. A disputa pela segunda vaga está sendo travada entre Fátima Cleide (PT), Jesualdo Pires (PSB), Aluízio Vidal (Rede) e Marcos Rogério (DEM). Raupp não deverá ser reeleito. Não mesmo!

Jesualdo andando bem

Quem está visitando todos os municípios e distritos em busca de votos é Jesualdo Pires (PSB), candidato ao Senado Federal. Ontem ele esteve em Nova Mamoré e Guajará-Mirim. Ele está fazendo dobradinha na capital com Luciana Oliveira, candidata a estadual.

O homem atrás de Expedito

Este cidadão de costas, observando o candidato ao governo Expedito Júnior concedendo entrevista à TV Rondônia, é o advogado e articulista político Robson Oliveira. O guru do candidato tucano. Dizem que EJ não dá um suspiro sem consulta-lo. É dele a última palavra se o candidato participa ou não de debates, dentre outras cositas mais. Robson foi o guru de Hildon Chaves então candidato à prefeitura de Porto Velho. Será que o caba é pé quente?

Correndo com Expedito Júnior

O articulista tentou acompanhar um dia na rotina de campanha do candidato ao governo de Rondônia, Expedito Júnior. O homem não anda, corre. Voa. Com disposição de um adolescente, o líder nas pesquisas tem tudo para chegar ao segundo turno em primeiro lugar. Os candidatos Acir Gurgacz (PDT), Maurão de Oliveira (MDB), Vinícius Miguel (Rede) e Pimenta de Rondônia (PSOL-PT) terão que apertar o passo. Expedito é ligeiro e avexado.

Maurício, o vice de Expedito

Na Jatuarana, encontro com o candidato a vice-governador, Maurício Carvalho (PSDB). Jovem médico, vereador (presidente da Câmara Municipal). Um fenômeno político aos 30 anos de idade. Tem o pedigree de Aparício Carvalho, ex-vice-governador de Rondônia no governo Raupp. Se eleito, será o mais jovem vice-governador do Brasil.

 

Encontro com Luciana Oliveira

Na manhã de sábado, no Mercado Central de Porto Velho, o encontro de três jornalistas e um aspirante de fotógrafo. Da esquerda para a direita: Bertyê Cavalcante (do Rio de Janeiro), e os jornalistas Vinícius Canova, Luciana Oliveira e RK. Entre tapiocas, cuzcuz e um caldo de mocotó, a conversa girou em torno das eleições de 2018, claro. Luciana é candidata a deputada estadual pelo PSB.

O efeito Lula dando certo em Haddad

Tudo dando certo conforme o planejado. O candidato à presidência da República, Fernando Haddad (PT) está herdando os votos de Lula, preso político em Curitiba, Paraná. O nome de Haddad está disparando nas pesquisas. Segundo o DataFolha, estaria em segundo lugar. Amanhã o Ibope dirá se Haddad ganha já no primeiro turno ou teremos que aguardar uma disputa com Ciro Gomes ou Bolsonaro.

Encontro com o velho lobo do rio Madeira

Somos amigos há mais de 30 anos, desde o início da Unir (antigo Cesur). Nos encontramos sempre que podemos. Nestas eleições, rotineiramente. Edgar Azevedo, ex-líder do Prona em Rondônia, atual professor aposentado. Vive a vida entre o ar, terra e água. No último final de semana, curtindo as águas do rio Madeira.

Expedito Netto

Expeditto Netto mantém sua posição contra Temer

As projeções deste articulista sobre a quantidade de votos que o candidato à reeleição, Expedito Netto (PSD) terá, está se confirmando. Ele deverá obter de 60 a 100 mil votos nestas eleições. Netto foi o único deputado federal da bancada de Rondônia a votar contra as medidas nefastas de Michel Temer.

 

 

 

 

 

Facebook Comments