Por Roberto Kuppê (*)

No embalo do Ibope

A candidata ao Senado Federal, Fátima Cleide (PT) embalada pelo Ibope, está percorrendo vários municípios neste final de semana. No sábado, ela pára em Ouro Preto do Oeste onde participa do lançamento oficial das candidaturas da coligação “Sem medo de ser feliz”. Pela primeira vez, Pimenta de Rondônia, do PSOL, será apresentado à militância petista como candidato ao governo. O vice é do PT, Paulo Benito.

 

Os rejeitados

Curiosamente, tanto Confúcio Moura (MDB) quanto Fátima Cleide (PT), quase foram rifados pelos próprios partidos para não disputarem o Senado. Hoje despontam nos primeiros lugares a ocupar as duas vagas de senador da República.

Lula transfere votos

Quem apostou que Lula teria capacidade de transferir votos, acertou. Contrariando a mídia, quem encosta em Lula se dá bem. Haddad e Fátima Cleide que o digam.

Bolsonaro não

E quem apostou que Bolsonaro teria essa capacidade também, se deu mal. Ele não consegue transferir, muito pelo contrário, tira votos. A exemplo, os candidatos do PSL ao governo e ao Senado Federal em Rondônia, com desempenhos pífios no Ibope.

Da bancada da bala

O candidato ao governo do DF, Alberto Fraga (DEM), disse que vai militarizar algumas escolas de Brasília. Aluno bom pra ele tem que cantar o hino nacional. Conhecemos políticos que cantam tão bem o hino nacional com a Bíblia nas mãos, que estão respondendo a processos por corrupção.

Acir e Jesualdo, hoje à noite

Os candidatos ao Senado, Jesualdo Pires (PSB) e ao governo, Acir Gurgacz (PDT) realizam hoje, às 19h30, em Jipa, um grande encontro para falarem sobre o futuro de Rondônia. Jesualdo Pires foi o melhor prefeito da BR-364 dos últimos 30 anos. Transformou o município de Ji-Paraná num pujante gerador de empregos. Jipa é hoje uma das 50 cidade do Brasil que mais geraram emprego. Ontem JP percorreu as ruas de Alvorada do Oeste, acompanhado de Acir Gurgacz. Juntos visitaram comércios e receberam a adesão dos moradores e lideranças. Jesualdo tem apresentado como uma de suas propostas como senador da República ter um mandato voltado aos interesses da coletividade, atendendo as principais demandas das cidades, ficando mais próximo dos prefeitos e destinando mais recursos para as cidades do interior do estado.

Incoerência da poxa!

Vejam essa! O Instituto Democracia e Liberdade (IDL), presidido por Edson José Ramon, ingressou nesta quinta-feira (23) com pedido de liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitando que os institutos de pesquisa – Datafolha, Ibope, Instituto Paraná de Pesquisas e Vox Populi – sejam proibidos de disseminar sondagens de voto que incluam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial. Notem que o nome da entidade é democracia e liberdade. Imagina se não fosse.

Pela liberdade de expressão

No mesmo dia, ou seja, nesta quinta, 23, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou uma petição no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que a Rede Globo e demais emissoras de televisão deem a ele o mesmo tratamento dos demais candidatos em seus telejornais. A Globo tem utilizado o argumento de que Lula está preso para esconder a campanha do ex-presidente, que já está nas ruas desde semana passada com o candidato à vice e representante de Lula, Fernando Haddad. Lula, que é líder nas pesquisas eleitorais, também se comunica através de recados e visitas, que ocorrem ordinariamente às quintas-feiras. A Lei eleitoral exige isonomia e veda que qualquer candidato tenha “tratamento privilegiado” nas concessionárias de rádio e TV. Confira a íntegra da petição

Bolsonarices

Em agenda de campanha em São Paulo, o deputado e presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro, afirmou que seus filhos atiram “com munição de verdade” desde os cinco anos, o que, por lei, é punível com prisão. De acordo com reportagem do portal UOL, o deputado cumpria agenda de campanha no interior de São Paulo e fez a afirmação em resposta a um jornalista. O artigo 242 do Estatuto da Criança e do Adolescente classifica como crime “vender, fornecer ainda que gratuitamente ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente, arma, munição ou explosivo”. O descumprimento da lei é punível com três a seis anos de reclusão.

Diga não!

Reforma trabalhista é tema que nos afeta a todos. Veja quem votou a favor dos prejuízos aos trabalhadores. Eu não voto neles:

🚫 Lindomar Garçom
🚫 Lúcio Mosquini
🚫 Luiz Cláudio
🚫 Marcos Rogerio
🚫 Mariana Carvalho
🚫 Marinha Raupp
🚫 Nilton Capixaba

Direitos Humanos

Candidato que não defende os Direitos Humanos e que faz trocadilho infame tipo, “direito dos manos, e humanos direitos”, não merece o voto. Os direitos humanos são universais e nada tem a ver com defender bandidos. Não sei porquê, mas geralmente este tipo de candidato é evangélico, cristãos, do tipo Bolsonaro que ensina crianças a atirar.

And now, Joseph?

O governo de Michel Temer afirmou em manifestações no Comitê de Direitos Humanos da ONU que reconhece a competência do órgão para decidir pedidos do Lula. A manifestação está num documento resgatado sobre o caso do ex-presidente, datado de 3 de abril de 2018. O número do processo de Lula nas Nações Unidas é 2841/2016. A resposta do governo brasileiro dizia ao Comitê: “A República Federativa do Brasil saúda esta oportunidade de reafirmar seu compromisso com o Sistema de Direitos Humanos das Nações Unidas e a esse honorável comitê”.

PSDB de RO X PSDB de SP

Pode se afirmar que o PSDB de Rondônia está mais saudável politicamente do que o PSDB de São Paulo. Geraldo Alckmin, que governou o Estado duas vezes, além de Mário Covas e outros tucanos, está desgastado, queimado, acusado de corrupção e, por isso, não decolou de jeito nenhum. Já o PSDB de Rondônia está leve, com a candidatura de Expedito Júnior caminhando para uma vitória quase certa. Aliás, o palanque de Expedito está leve, composto pela maioria por fichas limpas, com exceção de Lindomar Garçom (PRB), a ovelha negra da coligação. Esta leveza é traduzida nos números do Ibope, que conferiram ao tucano confortáveis 30%, o dobro do segundo colocado.

Caerd

E por falar em Expedito, o tucano estará hoje, sexta-feira, a partir das 11hs na Caerd, onde tratará do futuro da companhia. Se privatiza ou revitaliza.

Aluízio e Jesualdo

Os números do Ibope não foram generosos com os candidatos bem avaliados pela crítica Aluízio Vidal (Rede) e Jesualdo Pires (PSB), conferindo a eles magros 6% (na espontânea, Jesualdo está em quarto lugar). Mas, estes números poderão servir de incentivo para trabalharem mais e mostrarem ao eleitor porque eles deveriam ser eleitos senadores da República por Rondônia. O campo está aberto. Há muitos indecisos.

Vinícius Miguel

E por falar em Rede, o candidato ao governo de Rondônia, Vinícius Miguel, tambem teve um desempenho aquém do esperado no Ibope. Logo ele que é um dos melhores nomes destas eleições. Falta ao jovem candidato mais garra e mais ímpeto. É o candidato ideal para quem almeja mudanças para melhor.

Redes sociais

As redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp, etc), estão tirando o sono das grandes redes de televisão como Globo, Record, Band e Rede TV. É que as benditas redes sociais são instantâneas, rápidas, eficientes e democráticas, além do custo ser quase zero. Se não fossem as redes sociais fenômenos como Lula e Bolsonaro (ah, vai) não existiram com a força que possuem.

Primo do Ivo Cassol

A Polícia Civil do DF descartou que o assessor parlamentar Aloísio Bergamin, primo do ex-senador Ivo Cassol (PP-RO) tenha sido assassinado. A linha de investigação se concentra na possibilidade de Aloísio ter ingerido remédios, já que sofreria de depressão e seria bipolar. Seis horas antes de ser encontrado morto, Aloísio bateu o carro num muro de uma casa do Lago Norte. Imagens cedidas ao DF TV mostram a batida e ele correndo com seus dois cachorros atrás. Veja aqui dois vídeos dos últimos momentos de Aloísio Bergamin com vida

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Facebook Comments