Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

0
1330


Por Roberto Kuppê (*)

Ibope é amanhã

O Ibope lança amanhã, quarta-feira, a primeira das três pesquisas encomendadas pela Rede Amazônica de Televisão (Globo).  O Ibope Rede Globo e suas afiliadas concluíram a primeira para governo do Estado e presidência. Segundo o coordenador Ibope- Globo- Rede Amazônica nas Eleições 2018, terá novidades. O que seria essa “novidade”? Seria algum nome novo despontando?

Lula lá

E o Ibope divulgou ontem a primeira pesquisa após o registro das candidaturas. Lula cresceu na pesquisa enquanto os outros caíram. Lula saiu disparado na frente com 37%. Em segundo lugar ficou a soma de brancos/nulos e não sabe, com 22%. Em terceiro, Bolsonaro com 18% e Marina Silva, em quarto, com 6%. Em suma, se Lula continuar preso calado e Bozonaro solto falando, PT vence no primeiro turno (Eduardo Toccillo). Moro deu tiro no próprio pé de escopeta cano duplo e cerrado.

Cidade miliciosa

O estado do Rio de Janeiro é chamado nas redes sociais de “Rio de Nojeira” e o Rio, de “Cidade miliciosa”, diante da tragédia que é a violência urbana. Mas, apesar dos sucessivos erros, o eleitor fluminense não aprendeu com Cabral, Pezão, Crivella. O Ibope diz que Romário (Podemos) é o favorito para governador. Se não der ele, vai dar Eduardo Paes (DEM). E se não der Paes, vai dar Garotinho (PR). Durma-se com um barulho desses.

 

Email da coluna

A coluna está aceitando informações, sugestões, críticas e assuntos relacionados à política, às eleições, de candidatos e assessores. Email da coluna: [email protected] A coluna sai todos os dias à meia noite. 

Dilúvio em Guajará

Guajará-Mirim foi castigada ontem com uma torrencial chuva, que alagou parte a cidade. A rua mais afetada, foi, como sempre, a Dr.Lewerger, que ganhou até um clip do ator e cantor Alejandro Portugal. Por coincidência, o candidato ao governo de Rondônia, Expedito Júnior (PSDB) estava lá e filmou ruas alagadas.

 

PGRXCassol

Ontem a Ação Penal 565 de Ivo Cassol deu mais um passo. Desta vez a AP foi para a mesa de Raquel Dodge, para fins de reiterar a intimação do senador Eunício Oliveira (MDB-CE), presidente do Senado, para que dê andamento imediato ao processo de cassação do mandato do ex-senador rondoniense que está licenciado. Neste caso, quem assumirá um mandato de meses, será Fátima Cleide (PT), que obteve 225.300 votos em 2010.

Expedito em Vilhena e Guajará

Além de hoje, em Guajará, a dupla Expedito Júnior e Maurício Carvalho esteve em Vilhena participando de ato político. Segundo EJ à coluna, as reuniões estão sendo realizadas com entusiasmo e bem recebidas. “O palanque é leve”, disse ele, referindo-se aos candidatos da coligação formada pelo PSDB, PSD e DEM, além de PRB. Para ele, a grande surpresa está sendo a aceitação de Marcos Rogério (DEM) para o Senado.

Agenda

Hoje, terça-feira (21) – Expedito participa de reuniões organizadas por candidatos em bairros de Porto Velho.

Quarta-feira (22) – Reunião com a equipe que trabalha no detalhamento do plano de governo

Quinta-feira (23) – Reuniões na capital

Sexta-feira (24) – Reuniões na capital.

O herdeiro de Valverde

Ramon Cujui (PT) candidato a deputado federal “Sem medo de ser feliz”, é o herdeiro do número de Eduardo Valverde. Com o 1313, Ramon pretende chegar à Câmara Federal e votar pela anulação de todos os atos bárbaros de Michel Temer.

Léo Moraes bem cotado

De vereador a deputado estadual. De deputado estadual a deputado federal. Assim vem sendo a carreira política meteórica de Léo Moraes (Podemos). É um dos favoritos à ocupar uma das oito vagas e bem representar a bancada federal de Rondônia em Brasília.

Olakson Pedrosa

Representante do IFRO nestas eleições para deputado federal, Olakson Pedrosa (Rede), se eleito, será um de nossos melhores parlamentares. Podem apostar. O foco dele é a educação, além do meio ambiente, da cultura e do esporte. No IFRO de Porto Velho ele é unanimidade. Uma das metas dele é ajudar a revogar os atos insanos de Michel Temer, principalmente na área de pesquisa e educação.

Bike Som, da Zona Sul

Raimundo Moraes, mais conhecido como Raimundinho Bike Som (PHS) é suplente de vereador que nunca assumiu o mandato mas tem trabalhado como se vereador de Porto Velho fosse. É candidato a deputado estadual com grandes chances de se eleger.

Tiago Lins do IFRO

Mais um representante do IFRO Porto Velho, sendo que, candidato a deputado estadual, também pela Rede. Tiago Lins é analista de TI do IFRO. Um jovem político promissor, também focado na educação.

 

 

OBS: a coluna não divulga candidatos cuja orientação política seja fascista, racista, homofóbica, a favor da redução da maioridade penal e contra os Direitos Humanos. E nem de quem votou contra os direitos do trabalhador! Ausente da lista abaixo, apenas Expedito Netto votou contra a reforma trabalhista. Netto está em primeiro lugar nas pesquisas com reeleição garantida.

 

 

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Colaborou Victória Bacon

 

 

Facebook Comments