Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

Por Roberto Kuppê (*)

Atenção Eleições 2018!

A partir de hoje, segunda-feira, inicia a força tarefa no TRE e no TSE para o julgamento dos registros de candidatura. Todas as atividades extras estão suspensas no Tribunal Eleitoral nos Estados afim de que os desembargadores e juízes eleitorais possam apreciar e julgar os pedidos de impugnação oferecidos pelo MPE, partidos e cidadãos que registraram via PJE-TRE. Até o dia 30 de agosto será liberada a homologação dos candidatos que estão aptos e inaptos ao pleito de 2018.

Tal pai, tal filho

O deputado federal Expedito Netto (PSD) já pode alçar voo próprio, sem auxílio do pai. Ontem, na Dimples, o candidato à reeleição comandou o lançamento da campanha sem a presença de Expedito Júnior (PSDB), que teve que ir pra Rolim de Moura, onde tinha agenda às 11 da manhã. Por esta foto de Marcelo Gladson, é possível ver a desenvoltura do rapaz.

Expedito Netto, o único

É sempre bom lembrar, até o dia 7 de outubro, que Expedito Netto foi o único parlamentar de Rondônia que votou contra todas as barbáries de Michel Temer. Por isso a coluna exibe este banner abaixo, sem pena e sem dó.

 

 

 

 

Só Lula preso

Condenado em Segunda Instância apesar de inocente, Lula é o único preso. Dezenas de condenados em Segunda Instância estão soltinhos da Silva. Nada salva Lula das garras dos fascistas, nem a ONU, coitada.

Fátima Cleide

Fátima Cleide na disputa

O Partido dos Trabalhadores conseguiu dobrar o número de mulheres nas chapas para governo e Senado nas eleições de 2018. Neste ano, dez mulheres foram registradas para a disputa dos dois cargos, enquanto em 2014 foram cinco. O partido vai na contramão do cenário eleitoral do País. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que há, em 2018, 8,3 mil candidatas, o que representa 30,64% do total. Em 2014, eram 8,1 mil, ou 31,1% de todas as candidaturas. As mulheres petistas vão disputar os governos estaduais em quatro estados: Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. As candidatas petistas são, respectivamente: Jackeline Rocha, Kátia Maria, Márcia Tiburi e Fátima Bezerra. Para o Senado Federal, foram homologadas as candidaturas de seis mulheres: Dilma Rousseff (MG), Fátima Cleide (RO), Geli Sanches (GO), Ideli Salvatti (SC), Mirian Gonçalves (PR) e Célia Tavares (ES).

Confúcio na rede

Hoje, a partir das 20 horas, #Confúcionarede, pelas redes sociais, claro. Nesta foto ele está rindo à toa, ao saber de mais uma pesquisa que lhé dá confortável primeiro lugar. A foto foi tirada no novo cartão postal da cidade, o Espaço Alternativo, “revitalizado” pelo ex-governador.

 

Greve de fome

Zonalia, do MST/RO, de Ariquemes

A candidata ao Senado, Fátima Cleide (PT) está preocupadíssima com o estado de saúde de uma ariquemense, que está fazendo greve de fome em Brasília. É o 19º dia em Greve de Fome por Justiça no STF, por sete grevistas: Frei Sérgio Görgen e Rafaela Alves (do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA), Luiz Gonzaga, o Gegê (da Central dos Movimentos Populares – CMP), Jaime Amorim, Zonália Santos (MST/RO, de Ariquemes), Vilmar Pacífico (do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST) e Leonardo Soares (do Levante Popular da Juventude)  – se encontram com a saúde bastante fragilizada e passam a fazer uso de camas hospitalares para seu repouso e de cadeiras de rodas nos deslocamentos. Veja matéria completa AQUI.

Sem ONU, Brasil expulsa venezuelanos

Depois que o Brasil desrespeitou a própria ONU, fascistas acabam de expulsar venezuelanos que fugiram da fome no País deles. Os mesmos que criticaram Maduro foram os que expulsaram os irmãos venezuelanos. E os que criticam Maduro de ser ditador, são os mesmos que aplaudem a prisão de Lula para não concorrer à presidência da República. O Brasil caminhando para o inferno. Só falta eleger o Bolsonaro para isso acontecer.

Ibope na quarta

O Ibope deverá soltar a primeira pesquisa para governador de Rondônia nesta quarta-feira, 22. A expectativa é muito grande para Acir Gurgacz (PDT), Expedito Júnior (PSDB), Maurão de Carvalho MDB), Pimenta de Rondônia (PSOL) e Vinícius Miguel (Rede).

Por falar em Ibope

O cientista político e autor do best-seller “A Cabeça do Brasileiro”, Alberto Carlos Almeida faz uma análise sobre as pesquisas estaduais realizadas pelo Ibope entre 13 e 17 de agosto. “Dão uma dimensão da força eleitoral de Lula”, comenta Almeida, um dos maiores especialistas em voto no Brasil. Ele destaca os resultados no Rio Grande do Sul, onde Lula tem 43% das intenções de voto. “É a grande novidade quando comparado com eleições anteriores, talvez porque agora o PT seja oposição ao governo federal”, comenta. Almeida divulgou uma tabela com percentuais em votos válidos dos levantamentos estaduais do Ibope. Sergipe é o estado onde Lula tem maior aprovação (68%), enquanto a menor fica em Amapá e Espírito Santos, empatados com 40%. Para se ter uma ideia da dimensão da força de Lula, o menor índice estadual de aprovação do petista (40%) é sete pontos mais alto do que o ápice de aprovação do segundo colocado nas pesquisas, Jair Bolsonaro: 33%, registrados no Espírito Santo.

Ver imagem no Twitter
Brasil 247

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista- colaborou Victória Bacon

Facebook Comments