Por Roberto Kuppê (*)

 

Hoje é dia de Expedito

Expedito Júnior (PSDB) e o candidato a vice, Maurício Carvalho (PSDB), candidatos ao Senado, Marcos Rogério (Democratas) e Pastor Edésio (PRB) farão um grande evento hoje que poderá ser acompanhado ao vivo em todo o Estado, para marcar o lançamento oficial da campanha eleitoral para governador do Estado e eleições proporcionais do PSDB, Democratas, PSD, PRB e Patriotas. O evento acontece a partir das 20h, no cruzamento das avenidas Amazonas com Jorge Teixeira, de onde será transmitido para Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé e Guajará-Mirim.

Começou a campanha

Teve início as 00h de hoje as propagandas eleitorais, autorizadas pela legislação eleitoral. De 16 a 30 de agosto, qualquer cidadão no gozo dos plenos direitos políticos poderá solicitar a pedido via PJE/TRE impugnação de candidato (novidade trazida pela Mini Reforma Eleitoral), além dos partidos políticos com representatividade e o próprio Ministério Público Eleitoral (existentes na legislação antes da Mini Reforma Eleitoral). Após o dia 30 de agosto serão homologados oficialmente os candidatos à eleição 2018 aptos a concorrerem ao pleito.Recursos de candidatos não aptos a participarem do pleito eleitoral serão apreciadas pelos respectivos TREs e TSE no decurso do prazo estabelecido à legislação eleitoral vigente. Propaganda na Rádio e TV se inicia só a partir do dia 31 de agosto permanecendo até 4 de outubro, após a homologação dos aptos e inaptos a concorrem na eleição 2018.

Capixaba já era

Os embargos de declaração do deputado federal Nilton Capixaba (PTB) foram rejeitados, causado por um certo descuidado do advogado que demandou o pedido junto à Segunda Turma. O remédio jurídico seria a aplicação em infringência para que se reanalisasse o pleito e empurrasse literalmente ao plenário. A defesa quis afrontar a decisão do acórdão o que levou sistematicamente a um frenesi jurídico dos ministros que compõem a segunda turma. Como a condenação do Sr. Nilton Capixaba foi unânime entre os ministros, dificilmente conseguirá que o pleno reforme a decisão, conforme reza o artigo 12 do RISTF.

Acir inelegível?

O Ministério Público Eleitoral (MPE) teria pedido ontem a impugnação do registro da candidatura do senador Acir Gurgacz (PDT) ao Governo de Rondônia. O pedido, assinado pelo procurador regional eleitoral, Luiz Gustavo Mantovani, diz que o registro deve ser negado pois o senador encontra-se inelegível por condenação proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 27 de fevereiro desse ano. A campanha de Acir diz que é Fake News:

E o PT?

Fátima Cleide com Pimenta de Rondônia (PSOL) e Paulo Benito

Oficialmente, a coligação PT-PSOL está valendo. Já podem iniciar campanha eleitoral hoje. Fátima Cleide ao Senado, Pimenta de Rondônia (PSOL) ao governo e Paulo Benito (PT), de vice. E PT saudações!

 

 

Poeta da Transposição

Antônio de Barros, o Poeta da Transposição, volta para Brasília frustrado e decepcionado com dirigentes partidários que impediram a candidatura dele a deputado federal. Apesar da revolta, Poeta disse que vai continuar trabalhando pela transposição.

Deputado Pimentel

Um bom nome para deputado estadual. Williames Pimentel (MDB), excelente gestor na área de saúde. Foi secretário estadual e municipal da Saúde incontáveis vezes. Quando esteve diante da Sesau  por duas vezes no governo Confúcio, melhorou o atendimento, apesar da demanda muito grande. É natural de Porto Velho!

Lula candidato

Foi emocionante o dia de ontem, por conta do registro da candidatura de Lula, à presidência da República. Milhares de brasileiros oriundos de diversas partes do País acompanharam o evento. Este colunista também estava lá registrando o momento histórico. É a primeira vez que um preso registra candidatura  à presidência da República. Preso, diga-se de passagem, injustamente. É claro que este colunista não está otimista quanto ao deferimento do registro. A pressão do mercado e dos corruptos para Lula não sair candidato é grande. Ainda bem que temos o excelente Haddad como reserva técnica e moral.

Lula inocente

Qualquer estudante de Direito da pior faculdade do País, sabe que o processo que levou à condenação de Lula foi uma farsa. Sem provas, por delação de quem está preso, Moro condenou o melhor presidente que este País já teve. E poderá abortar a melhora do Brasil, pois só Lula tem a solução para a crise: investir no social, reduzir a pobreza e distribuir as riquezas. O Brasil está pobre com esse governo Temer.

Maurão indigesto

A eleição de Maurão de Carvalho (MDB) ao governo de Rondônia faria muito mal ao meio ambiente e aos direitos civis. Maurão acena explicitamente para o agronegócio, abrindo mão da preservação do meio ambiente. Recentemente ele defendeu até madeireiros ilegais. Há três meses abortou a criação do Conselho Estadual LGBTTT. E abortou também a criação de 11 reservas ambientais. As duas propostas, porém, tanto da criação do conselho LGBTT e como da criação das 11 reservas, são da lavra de Confúcio Moura (MDB), do mesmo partido de Maurão. Caro Maurão, sem a natureza preservada não tem agronegócio! Sem água, não há pasto!

Elvis Presley

Há 41 anos, em 16 de outubro de 1977, morria Elvis Presley, um dos maiores roqueiros românticos do mundo. Elvis morreu aos 42 anos de idade. Novo demais. Causa mortis: excesso de drogas. Uma das músicas mais tocadas dele é “My way”, aquela que todos pensam ser de Frank Sinatra. Outra bastante conhecida, “Always on my mind”, foi popularizada pela dupla britânica do Pet Shop Boys.

Olha o açaí

Em Angra dos Reis a moda agora é pedir açaí com granola da Câmara. É melhor jair acostumando com o novo sabor da iguaria amazônica. Tapioca já era. Bom mesmo é com a granola da Câmara.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Colaborou Victória Bacon

 

Facebook Comments