Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

0
1365


Por Roberto Kuppê (*)

O ausente mais presente

Lula foi a ausência mais presente no debate da Band, realizado ontem. O colunista não assistiu e não gostou. Debate sem Lula, é fraude! Com exceção de Ciro e Boulos, foi o circo dos horrores. Pelos comentários nas redes sociais, Bozonauro foi destronado por outro maluco: Cabo Daciolo. Domingo a Folha deve lançar nova pesquisa aferida após o debate. Com certeza Lula avançou mais ainda.

Sobrinho, o injustiçado

Comentário do jornalista Sérgio Pires sobre o ex prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT). SP é o mais ferrenho crítico do PT e da esquerda. SP é ultra direita: “Ele (Roberto Sobrinho), sem dúvida alguma, é um dos personagens da nossa política que mais apanhou durante sua vida pública. E continua sofrendo até hoje. Quando tinha mais de 75 por cento de aprovação do eleitorado, no auge da sua carreira política, encerrando um segundo mandato de sucesso na Prefeitura de Porto Velho, Sobrinho saiu do cargo que o povo lhe delegou, preso, como se um chefe de quadrilha fosse. Nesse período, respondeu a dezenas de processos. NENHUM o condenou definitivamente. Pelo contrário, em praticamente todos eles foi absolvido, junto com vários de seus ex assessores, também processados. Só num dia dessa semana, a Justiça mandou para o lixo, nada menos do que cinco processos contra Sobrinho, por falta de provas. Mas ele já foi condenado (e cumpre pena) pela opinião pública e por parte da mídia. Tentou voltar à vida pública, mas não conseguiu. É um homem solitário, a quem todo o peso da injustiça o transformaram numa das vítimas desse estilo de denuncismo vazio, que é um dos mais perigosos meios de destruir a verdadeira democracia. Roberto teve sua vida pública e pessoal destruídas, apenas por nada. Uma tristeza”.

Sobrinho, o injustiçado 2

Em contato com o culunista via Whatsapp, Roberto Sobrinho enviou a seguinte mensagem: “Kuppê, ganhei 8 ações do procurador Reginaldo. A operação MPF Sempre contribuiu para o meu afastamento da prefeitura em 2012. A operação MPF Sempre, fez parte da ação realizada em conjunto MPE ( Vórtice) e MPF em dezembro de 2012. Eu fui afastado da Prefeitura pelo desembargador Gilberto Barbosa, ex membro do MPE. O procurador Reginaldo ingressou com 24 ações – todas iguais a estas que foram extintas, (apenas ctrl c e ctrl v)porém não foram analisadas ainda. A operação parte do princípio que havia um clima de terror na Sempre em que os engenheiros e técnicos seriam obrigados a agir de forma ilegal ( entre engenheiros e arquitetos cerca de 40). O Reginaldo omite que todos os projetos só poderiam ser executados se aprovados pela Caixa Econômica ou ministério responsável pelo convênio. Todos os pagamentos só poderiam ser feitos se aprovados pela CEF ou ministério responsável pelo convênio. A decisão começa a repor a verdade. Foi o período em que mais se fez obras na nossa cidade. Ainda hoje o atual prefeito (Hildon Chaves) utiliza recursos deixados pela gestão Roberto Sobrinho, ex. Bairro Flamboyant”. Pronto, falei!

Greve de fome

Militantes de MST, MPA e CMP denunciam ação política do Judiciário para prejudicar LulaSete integrantes de movimentos populares do campo e da cidade deflagraram a Greve de Fome por Justiça no STF, em 31 de julho, em Brasília (DF). A manifestação denuncia, além da parcialidade no Supremo Tribunal Federal, a volta da fome e o abandono dos mais pobres, o aumento da violência que ataca, sobretudo, mulheres, jovens, negros e LGBTs, a situação da saúde pública, os desmontes das conquistas dos trabalhadores, entre outras pontos expostos no manifesto divulgado por eles.

Ata e desata

Fátima Cleide na disputa

A coluna hoje está vermelha. Só dá PT. A companheirada quer saber como está a questão do partido nestas eleições. A Executiva Nacional vai enviar ao TRE-RO a ata que contém o nome de Fátima Cleide ao Senado Federal. A Turma do Padre Ton perdeu. A Executiva Estadual tem que cumprir a determinação da Nacional e ponto final. Com a Fátima senado e aliança com PSOL. Fátima Cleide, porém, aceitaria um acordo.

Podemos nada!

O Podemos correu, correu e acabou nos braços do MDB de Raupp. Os comunistas do PCdoB também fecharam com o partido de Eduardo Cunha e Michel Temer. Aqueles que juravam combater a corrupção, estão de braços dados com ela. O Podemos é de Álvaro Dias, aquele que já foi do PSDB e hoje jura que é santo.

Onda azul

Tudo quase pronto para a onda azul. O candidato ao governo de Rondônia, Expedito Júnior (PSDB) já tem tudo quase pronto para começar a campanha eleitoral a partir do dia 15 de agosto. Ele traz para o marketing o renomado Paulo de Tarso, que é dono de uma agência no Rio, chamada Agência Nacional, marqueteiro de Aécio na campanha de 2014. E, nas mídias sociais, terá Fred Perilo, que alavancou a candidatura de Confúcio Moura ao governo.

Onda amarela

Confúcio Moura quer ressuscitar a onda amarela em torno de Maurão de Carvalho, candidato ao governo pelo MDB. Com a inclusão de Wagner Garcia como vice, CM vai encampar a candidatura de MC, nos moldes como foi a dele em 2010 e 2014. Maurão de Carvalho não tem pontuado nas pesquisas satisfatoriamente.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político ([email protected])

 

 

 

 

 

Facebook Comments