Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

0
1775


Por Roberto Kuppê (*)

Expedito Júnior

Embalado pelo tema da vitória de Ayrton Senna, a convenção do PSDB no domingo, teve clima de chegada em primeiro lugar. Impressionantemente, o candidato ao governo de Rondônia, Expedito Júnior foi recebido nas dependências da FIMCA como um verdadeiro pop star. Isso é sintomático. Tem cheiro de primeiro turno. As fotos publicadas no Mais RO não deixam dúvidas. Foi a convenção mais concorrida de todas.

Maurício, vice governador!

O vereador pastor da Igreja Universal, Edésio Fernandes (PRB) dormiu vice-governador e acordou candidato ao Senado. Quem será o vice de Expedito Júnior é o também vereador da capital, Maurício Carvalho, numa chapa puro sangue do PSDB.

 

 

PT isolado

Enquanto isso, o PT de Rondônia corre célere para o isolamento nestas eleições, tal qual em 2014. Por teimosia do mesmo grupo liderado por Padre Ton. Quem não se lembra. Padre Ton era para ser o vice-governador na chapa de Confúcio Moura. Não quis: “prefiro rezar missa do que ser vice do Confúcio”. Agora, de novo. Eles vão levar o PT ao isolamento com suas estratégias suicidas de descumprir determinação da Nacional, pensando só nas suas conveniências pessoais. Depois eles mesmos ficam falando que o PT errou de estratégia. De quinta-feira feira pra cá a Executiva recusou coligação com o PC do B, PSOL e o Podemos. Tudo pra viabilizar a aliança com o Acir a qualquer custo. O documento abaixo é a resposta do Diretório Nacional à tentativa do Diretório Estadual desobedecer às determinações do alto comando do PT:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Puro Sangue

Continuando esse impasse, o PT ficará isolado nestas eleições e será obrigado a lançar chapa puro sangue, com Paulo Benito a governador. E, claro, Fátima Cleide ao Senado. Responsabilidade política está faltando aos membros da Executiva ligados ao Ton e ao Lazinho, que fizeram varias manobras pra inviabilizar a coligação com o PC do B. Um exemplo foi o que aconteceu quinta-feira, quando a convenção do PC do B aprovou coligação com o PT. A tarde procuraram membros do PCdoB procuraram o PT e não obtiveram uma resposta clara. Além disso, em vez de convocar imediatamente uma reunião da Executiva e chamar o PC do B pra uma definição oficial, ficaram adiando, com o Ton se recusando a convocar a Executiva.

Neodi, vice de Acir

Ontem ficou decidido que o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Neodi Carlos (PSDC) será o candidato a vice-governador na chapa de Acir Gurgacz (PDT). Como se vê, os iguais estão se juntando. O PT que sempre foi trigo, insiste em ser joio.

Podemos tudo

Ontem o colunista esteve também na convenção do Podemos, no Bingool Clube, em Porto Velho. O presidente da sigla, deputado estadual Léo Moraes atraiu milhares de simpatizantes, correligionários e apoiadores para o evento. Foi um dos mais movimentados, perdendo apenas para a convenção de Expedito Júnior. A coluna não conseguiu apurar para que rumo marchará o Podemos, mas, há indícios fortes que seja firmado aliança com o MDB. Maurão de Carvalho e Valdir Raupp estiveram na convenção.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

 

 

Facebook Comments