Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

0
1296


Por Roberto Kuppê (*)

 

Dias sangrentos para o PT

Em nível nacional os inimigos do PT estão em vários partidos como MDB, PSDB, DEM. Em Rondônia, os inimigos estão dentro do próprio partido. Amanhã, domingo, no dia da convenção, promete-se muito barulho. A confusão que deu no MDB de Rondônia para indicar Confúcio Moura ao Senado será fichinha para o que vai acontecer amanhã. Quem viver, verá.

Fátima Cleide

Uma pena que o nome de Fátima Cleide tenha sido rifada pela executiva estadual do partido, a tal da corrente discordante. Amanhã será um dia e tanto para a ex-senadora, segunda colocada nas pesquisas. Fátima tem recebido apoio de Rondônia para sair candidata ao Senado. Dirigentes, militantes e simpatizantes de todo o Brasil assinaram manifesto em defesa da candidatura ao Senado da companheira Fátima Cleide, por entender que essa candidatura exerce papel fundamental na estratégia nacional e na disputa da narrativa Lula livre e Lula presidente.

Lula lá

Enquanto isso, Lula permanece preso e assim ficará até, pelo menos, 15 de agosto, prazo para registros de candidaturas. Mas, a luta da companheirada não para. Parcela expressiva desse ativismo se agrupou em ComiTês de Luta em todo o País. e no interior das organizações dos explorados, da CUT, da FBP, de todos os partidos que lutaram contra o golpe, entenderam que Lula não sai da cadeia sem um enfrentamento da mobilização popular com as instituições do regime. Esse setor é o único, na etapa atual, que representa uma alternativa dos trabalhadores diante da situação. O ponto de partida dessa mobilização deve ser a ocupação de Brasília, com um gigantesco ato no próximo dia 15, pela liberdade de Lula, contra o golpe e por Lula presidente. Não tem acordo que tire Lula da cadeia e derrote o golpe. O caminho é o das ruas, o da organização independente, o da unidade dos que lutaram e lutam contra o golpe, dos que defendem os interesses da classe operária e de todo os explorados acima de interesses particulares e de grupos.

A vice de Maurão

Brincadeira à parte, o negócio é sério. O candidato ao governo de Rondônia, Maurão de Carvalho (MDB) tem uma vice: Irma Fogaça! O slogan dela é fidelidade à toda prova.

Aliança de motel

Tem algumas alianças políticas que parecem aqueles encontros furtivos em motel. Depois do sexo, cada um vai para seu canto e nunca mais vão se ver.

Rede Sustentabilidade

O colunista esteve ontem na convenção da Rede Sustentabilidade. Os nomes de Vinícius Miguel (Rede) e de Jaime Kalb (PPS) foram referendados candidatos ao governo de Rondônia e a vice, respectivamente. A convenção ocorreu em absoluto clima de cordialidade e harmonia. Os discursos foram quase que todos centralizados em um tema: educação. A maioria dos candidatos é formada, com mais de um curso superior, doutorado e tudo mais.

Rede Sustentabilidade 2

Dois candidatos, a deputado federal e a estadual, da Rede, são os destaques da nominata: Olakson Pedrosa e Tiago Lins e Lima, respectivamente. Dois exemplos de que a educação transforma. Eles são os próprios exemplos de vida. Na foto, RK ladeado pelo Olakson e por Aluizio Vidal, candidato da Rede ao Senado.

Cassol, o terrível

Enlouqueceu: O ex-senador Ivo Cassol (PP-RO) quer que STF suspenda decisão tomada pelo próprio STF e decidiu ser candidato ao senado. Em sua defesa ele alega que “precisa continuar representando Rondônia”. É mole? Mas, Carminha Lúcia quer deixar a presidência do STF com um troféu na parede: a execução da pena e a cassação de Ivo Cassol.

Últimas convenções

Amanhã acontece as últimas convenções partidárias com vistas às eleições de 7 de outubro. PSDB e PT formalizam suas alianças e lançam seus candidatos ao governo, senador, deputados federais e estaduais. A do PT acontecerá a partir das 9 horas ,a sede do partido na avenida Calama. A do PSDB, no auditório da FIMCA, também a partir da 9 horas, ambas em Porto Velho.

Expedito Júnior

O nome de Expedito Júnior será aclamado candidato ao governo de Rondônia. E já tem um vice, o pastor da Igreja Universal, Edésio Fernandes (PRB). Indicação de Lindomar Garçom. Na ocasião será referendado o nome do candidato ao Senado, Marcos Rogério (DEM).

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político ([email protected])

Facebook Comments