Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

0
1165


Por Roberto Kuppê (*)

Ainda não

Algumas pessoas anunciaram como favas contadas a condenação e a consequente retirada de cena do senador Acir Gurgacz (PDT). Ainda não. Ainda tem uma longa jornada jurídica pela frente. Ele tem bons advogados e um lastro de amizade no Planalto. Possivelmente ele conseguirá o registro.

Ciro Gomes

No Globo News, ontem, Ciro Gomes (PDT), literalmente desfilou esbanjando sabedoria e conhecimento na entrevista. Deu uma aula sobre todos os temas. O cara realmente sabe muito! De Samuel Costa.

Isonomia do Sintero

Graças a um trabalho incansável da Superintendência de Integração em Brasília (Sibra), e determinação do governador Daniel Pereira, os servidores estão recebendo já os seus direitos na chamada ação de Isonomia do Sintero, com a autorização do juiz da segunda Vara do Trabalho. “Agradecemos o empenho dos deputados Luiz Cláudio, Nilton Capixaba, senador Ivo Cassol e o advogado Luis Felipe que atenderam ao chamamento do governo do estado para participar das audiências no TST e no Tesouro Nacional”, disse Carlos terceiro.

Hoje tem convenção do PT

Dia 5 de agosto, domingo, partir das 9 horas, acontecerá a tão esperada convenção do PT de Rondônia, que poderá indicar ou não, o jornalista Paulo Benito ao governo de Rondônia. A prioridade do partido é eleger Fátima Cleide ao Senado e, fazer composições, com vistas à eleger pelo menos um deputado federal e dois deputados estaduais, dentre eles Taís Benito, que vem a ser esposa de Paulo Benito. A convenção será na avenida Calama, na sede do partido. Hoje, 2, a partir das 17 horas, tem encontro do PT na sede do partido onde serão deliberados o que vai acontecer na convenção de domingo.

 

 

 

Jaime Kalb, vice de Vinícius

Rede nacional apoia Vinícius Miguel coligado com o PPS de Jaime Kalb

Ontem dissemos na coluna que o pré-candidato ao governo de Rondônia pela Rede, Vinícius Miguel, não teria vice ainda. Tem sim. Trata-se do presidente estadual do PPS, Jaime Kalb. Os nomes deles serão referendados amanhã, dia 3, em convenção estadual que acontecerá no auditório do Senac, na Tabajara, 539, Pedrinhas (Panai), a partir das 17 horas, em Porto Velho.

 

PSDB, PP…

Expedito Júnior movimenta política de Rondônia

Lembrando que a convenção do PSDB será no domingo, dia 5 de agosto, no auditório da FIMCA, a partir das 8 da manhã, em Porto Velho. E do PP, de Jaqueline Cassol, também domingo, sendo em Ariquemes. Expedito Júnior será referendado candidato ao governo de Rondônia pelo PSDB.

 

Expedito Netto

Expedito Netto (PSD-RO)

Por falar em Expedito Júnior, ele terá um cabo eleitoral meio de esquerda. Trata-se de Expedito Netto, que apontou dedo para o ex-deputado federal Eduardo Cunha (MDB) em plena votação do impeachment de Dilma e votou contra Temer. Expedito Netto é a salvação da bancada federal. Votou contra a reforma trabalhista que hoje, se sabe, gerou mais desempregos.

 

Regulação da bebida

O que existe de mais eficiente para a política do álcool é a regulação. Isso significa estabelecer alguns limites do que pode e não ser feito, onde e a que horas. Trata-se de organizar o uso do álcool, que é uma droga lícita e de uso normal em nossa cultura. Não se trata de colocar a droga fora da lei, mas de fazer as regras do jogo. Há uma ilusão de que, quando se fala de álcool, com orientações e explicações, as pessoas deixariam de beber. Isso não funciona. Não adianta chegar para um jovem e dizer que ele não pode beber e que só vai ter esse gosto aos 20 anos, por exemplo. Essa referência de data ou de idade está longe dele naquele momento. Regular é pactuar, conversar com as pessoas, famílias, comunidades e organizações. Trata-se de estabelecer as regras do jogo. Assim é possível convencer as pessoas de que a regra é necessária e isso, evidentemente, faz tudo funcionar de uma maneira democrática, respeitando o que for decidido. Esse é o jeito mais eficaz e civilizatório de controlar o uso do álcool. De Guilherme Messas, psiquiatra especialista em Álcool e Drogas, é Professor e Coordenador do Programa de Duplo Diagnóstico em Álcool e Outras Drogas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.Contato: [email protected]

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Facebook Comments