Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

0
1452


Por Roberto Kuppê (*)

 

Copa do Qatar 2022

Acabou! Agora só Qatar 2022, uma país de apenas 55 mil km2. Quando terminou a Copa do Mundo no Brasil em 2014, este colunista disse que se a seleção brasileira não for disciplinada não ganharia a Copa da Rússia. No primeiro jogo, Neymar foi de palhaço contra a Suíça. Jogadores tem que parar de serem palhaços em campo. Tite errou ao deixar Neymar mandar e desmandar.

Eleições 2018

Um caso de amor entre a Irmã do Fogaça e um famoso político gospel acabou em vassouradas ungidas. O romance já tinha uma longa data. Dizem que o moço que defende a família vai desistir da política. Vai nada. Ele continua pregando nas igrejas e fazendo política por aí. N.R: A Irmã também tem um irmão chamado Fogaça. Então, é irmã do Fogaça, ora bolas.

Raupp X Confúcio

O MDB de Rondônia está disposto a perder os dedos para manter os anéis. Há um plano em curso para tirar Confúcio Moura do Senado Federal. Logo ele que lidera todas as pesquisas. Tudo isso para manter o foro privilegiado de Valdir Raupp, incluso até a medula na Lava Jato. Áudios circulam expondo as vísceras da disputa. Num deles(ouça abaixo), Confúcio chama Raupp de bandido. Se Confúcio não sair ao Senado, o MDB perde os dedos, ou seja, não elege senador.

Segunda vaga

Quem vai ficar com a segunda vaga de senador por Rondônia, já que Raupp já era? Fátima Cleide (PT), Jesualdo Pires (PSB), Aluízio Vidal (Rede), Bosco da Federal ou Carlos Magno (PP)? Cleide e Pires oscilam entre segundo e terceiro colocados. A briga será intensa.

A culpa é da vítima

No Brasil, a culpa é sempre da vítima. Do estupro, porque ela estava de minissaia.  A culpa pela redução da produção, aumento dos preços e inflação é da greve dos caminhoneiros em maio, diz Temer. Quer dizer, o governo federal que adotou uma política de aumento de combustível equivocada, que redundou na greve, põe a culpa pelas consequências da greve aos caminhoneiros. Impressionante.

Inversão de valores

Tem exemplo melhor de inversão de valores a frase dita pelo presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (MDB), pré-candidato ao governo? Ele disse que as reservas biológicas prejudicam os produtores rurais! Como assim? Por acaso os produtores não usam água e nem terra em suas produções? Sem vegetação, sem vida animal silvestre, sem a polinização das abelhas, não tem vida! Não tem água! Rondônia pode virar um deserto em breve se dependermos de políticos como Maurão!

Inversão de valores 2

Outro exemplo de inversão de valores, ou melhor, invasão de competência, foi a atitude do juiz de primeira instância Sérgio Moro (PSDB), que impediu cumprimento de HC decidido por um desembargador de plantão, no domingo passado. Moro não tinha competência nenhuma para impedir a soltura de Lula. Mas, mesmo de férias e, repito, sem competência para tal, orientou a PF a não soltar Lula. E quem prevaricou, segundo a PGR Raquel Dodge, foi o desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, sob o argumento de que o magistrado pode ter cometido ato indevido de ofício para satisfazer a interesse ou sentimento pessoal, ou prevaricação.

Inversão de valores 3

No entanto, Dodge omitiu totalmente a atuação do juiz Sergio Moro, da 13º Vara Federal de Curitiba, que sem competência para agir, pois era o juiz de primeiro grau e de férias em Portugal, atuou para impedir a execução da decisão, afrontando a hierarquia do Supremo e fabricando o impasse. Moro, que não tinha qualquer jurisdição no caso porque o processo já estava em segunda instância, decidiu que não devia ser cumprida a decisão do desembargador Favreto e mais: orientou a Polícia Federal a não cumprir.

Lula inocente, 100 dias!

Fez 100 dias hoje a prisão ilegal de Lula, condenado sem provas. E a tendência é que ele será libertado somente após as eleições de outubro. Não há mínima chance dele ser libertado antes. O preço pela prisão dele foi alto.

 

Quem matou Ueliton Brizon?

Ueliton foi assassinado no dia 16 de janeiro de 2018

Nesta segunda-feira, completa seis meses o brutal assassinato do jornalista Uéliton Brizon, de Cacoal. Há seis meses que a família espera uma resposta da polícia. O crime envolveria um parente político e influente do jornalista.

 

 

Frentão

O ex-senador Expedito Júnior (PSDB) deverá atender às exigências do ex-senador Ivo Cassol (PP), pela indicação de Carlos Magno (PP), ao Senado Federal. Expedito lidera um frentão que terá também Marcos Rogério (DEM), pré-candidato ao Senado. A disputa pelas duas vagas de senador será acirradíssima e sem precedentes.

Bancada evangélica

Notaram que as bancadas evangélicas costumam só votar contra o povo e a favor de quem tem o poder? Votaram sim pela perda dos direitos trabalhistas que gerou a perda de milhões de empregos  formais. Votaram sim, para manter Temer no poder. No Rio, o prefeito Crivella (Igreja Universal), transformou a prefeitura num puxadinho da igreja dele. Em Rondônia, evangélicos votaram contra a criação de um conselho que protege os direitos LGBTTTs. Totalmente desumanos e anti-família.

Aulas de português grátis

A frase “A presidenta da Croácia pagou as passagens para a Copa com o seu dinheiro”. Onde está o erro? “Com o seu dinheiro”. Porque fica parecendo que é com o meu, com o seu dinheiro. O correto é: “A presidenta da Croácia pagou as passagens com o dinheiro dela”.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

 

 

 

 

 

Facebook Comments