Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

0
1846


Por Roberto Kuppê (*)

           Os mais cotados para o Senado

Confúcio Moura (MDB), Jesualdo Pires (PSB), Fátima Cleide (PT), Aluízio Vidal (Rede) e Expedito Júnior (PSDB). Estes são os cinco mais cotados para as duas vagas de senador da República. Outros nomes como o senador Valdir Raupp (MDB) que tentará reeleição, Bosco da Federal (PPS), Manoel Neri (PCdoB), empresário Jaime Bagattoli (PSL), Benjamin Bodanese (PSL), empresário de Rolim de Moura e João Cipriano Nascimento (PSL), empresário de Porto Velho, são uma interrogação. Terão fôlego para conseguir uma das duas vagas?

PSL lançará três ao Senado

O PSL de Rondônia inova, lançando três desconhecidos politicamente ao Senado Federal. Benjamin Bodanese,  empresário de Rolim de Moura, João Cipriano Nascimento(na foto, de Porto Velho) e Jaime Bagattoli (empresário de Vilhena) como pré-candidatos ao Senado. Antes, lançou Zé Jodan ao governo. Muito ousado o PSL de Bolsonaro em Rondônia. O arquiteto destas candidaturas, José Armando Bueno, é nada mais nada menos o mesmo que alçou Hildon Chaves à prefeitura de Porto Velho. Então ele entende de milagre eleitoral.

 

Confúcio e o Conselho LGBTTT

Confúcio Moura fala com a sua coragem e discernimento característicos , porque teria sancionado a criação do conselho LGBTT. Mesmo o Papa Francisco tem recriminado todo e qualquer tipo de preconceito.Vivemos em pleno século XXI e ainda há resquícios de ortodoxismos arcaicos na administração pública.

 

Raupp e as fakes news

Os processos arquivados de Valdir Raupp. Vamos entender que não é bem assim! Como se comentou na imprensa que o senador Valdir Raupp teve dois processos arquivados recentemente pelo STF, não é bem assim no ponto de vista jurídico (Regimento Interno da Corte Suprema). Como os processos contra o senador Raupp tratam de delações da Lava Jato e, recentemente, o próprio STF decidiu que processos homogêneos ou verossimilhantes com pedidos semelhantes por parte da PGR não dariam continuidade no STF. O senador Raupp responde há outros dois processos no STF, inclusive na última semana o ministro Edson Fachin acolheu denúncia de natureza grave por parte da procuradoria geral da República (senadores do MDB envolvidos) na delação de Ricardo Saud que teve ampla investigação da PF e da PGR em 2017. Entre esses senadores está envolvido como denunciado pela PGR o senador do MDB/RO Valdir Raupp. Concluindo: Não seria necessário dar continuidade aos dois processos arquivados, pois dois pedidos da própria PGR visto que o senador Raupp já configura réu em outros dois e possivelmente será réu no terceiro processo que foi acolhido pelo ministro Edson Fachin. Entenderam?

Turma da tornozeleira

O TRE já teria negado o recurso em agravo da chapa encabeçada por Rosani Donadon para as eleições suplementares em Vilhena. Amanhã, segunda feira, o departamento de comunicação social do TRE deverá liberar informativo relacionado ao recurso. Neste caso Eduardo Japonês vai vencer por WxO. Mas, mesmo Rosani no páreo, segundo as pesquisas, ele está na frente.

Clã Donadon caminha para o fim 

Natan Donadon sub chefe do clã

Outrora dominante e dono do Cone Sul, o clã Donadon experimenta os estertores, uma caminhada incólume para o fim. Com 99% dos seus membros implicados em processos de corrupção, alguns na cadeia, os Donadon não vão virar 2018. A fragorosa derrota na prefeitura de Vilhena, é o sinal mais forte da derrocada. Isto terá severos impactos negativos nas pretensões dos dois pré-candidatos, a deputado estadual Rosângela Donadon, agora no PDT, que busca a reeleição, e Melki Donadon, o chefe do clã, que vai tentar uma vaga à Câmara Federal. Ainda que mantenham alguns nacos de eleitores, a corrosão moral e política são irrecuperáveis. Isto abre enorme espaço para novos candidatos.

PSB em Pimenta Bueno

Foi um sucesso do encontro do PSB em Pimenta Bueno na última sexta-feira. Teve um princípio de incêndio. Mauro Nazif quer o partido com mais participação no governo Daniel Pereira. O MDB não é bem-vindo na aliança PSB/PDT. Fora isso, entre mortos e feridos salvaram-se todos.

Sede do governo em Jipa

O governo de Rondônia terá como sede de 23 a 26 de maio a cidade de Ji-Paraná. Neste período acontece a 7a. Rondônia Rural Show. Não se fala de outra coisa. É a maior feira do gênero do Norte do Brasil.

Greve dos caminhoneiros

Às vésperas de uma eleição conturbada, os caminhoneiros anunciam paralisação nacional a partir de amanhã, segunda-feira, 21 de maio. Será um movimento que poderá ter um efeito dominó e terminar no Palácio do Planalto. Dizem que Temer agora cai. De podre.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Facebook Comments