Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

0
2120

Por Roberto Kuppê (*)

Feliz Dia das Mães

Todos os dias é Dia das Mães. Mas, hoje é especial. Um dia especial. O melhor presente de um filho para a mãe é o respeito e o segundo melhor, o reconhecimento. Neste dia especial, quero, em nome dos meus irmãos, homenagear esta grande mulher que tratou a todos os filhos com igualdade. Ninguém era melhor do que o outro para ela. E assim é até hoje. Feliz Dia das Mães, dona Petronila que hoje, aos 86 anos, continua lúcida, com muita saúde e sabedoria.

Exemplo de superação

Ela queria dar uma vida melhor para seus filhos, então tomou uma decisão difícil para qualquer mãe: deixou as crianças em sua cidade natal com seu ex-marido, e foi tentar a sorte na cidade grande, aonde trabalhou muito e economizou cada centavo
para poder ir buscar os filhos  e teve que enfrentar uma verdadeira batalha judicial
para obter a guarda deles novamente. Mais tarde, envolvida num casamento ruim,
aonde era oprimida por seu ex-marido, fugiu de casa levando apenas algumas roupas,
e seus dois filhos pelas mãos. Para algumas pessoas, ela agiu como alguém irresponsável,
louca talvez, inconsequente. Mas só ela sabe o quanto precisou ser forte, madura e capaz
para fazer o que ela fez. (Veja no vídeo desta postagem o testemunho dela no Talks)

https://www.facebook.com/augusto.branco1/videos/2442217919137846/

O mistério da foto revelado

A explicação para esta enigmática foto é mais simples do que meus leitores possam imaginar. Talvez muitos se decepcionem. A foto retrata apenas a reaproximação do governador Daniel Pereira (PSB) com o MDB de Confúcio Moura, partido pelo qual foi eleita a chapa em 2014. Pura sobrevivência. As convenções que definirão quem serão os candidatos ao governo de Rondônia acontecerão em dois meses. Até lá DP precisa governar. E governar sem o apoio de Maurão de Oliveira é suicídio. Maurão tem a caneta que pode travar o governo pessebista. DP foi politicamente correto. Não tem nada de traição. DP continua apoiando Acir Gurgacz (PDT). Assim esperamos, né?

 

Porém, ah, porém….

A frase mais comentada ontem, após o festivo encontro do MDB na Talismã 21, foi a proferida pelo ex-governador Confúcio Moura: “Maurão não me chantageou”. Até os mais chegados de CM tentaram esconder o riso.

Confúcio Moura, hábil

Ninguém pode negar a habilidade de Confúcio Moura no tecer da política. Um estrategista. E tem história, trabalho e muita gordura para queimar. Vai sofrer um pouco. Os adversários são fortes também.

Festa ou funeral no MDB

Interlocutores afirmam que a erosão corrói o partido por dentro, como ácido, e a unidade partidária é algo tão distante quanto a Galáxia de Andrômeda da nossa Via Láctea. Além de perder alguns bons nomes, o partido deve mesmo é consagrar em funeral a pré-candidatura de Maurão de Carvalho, que não decolou, não vai decolar, mas precisa aguardar as convenções para apresentar outro nome em ampla coligação. Até lá, sangramento, se é que vai existir sangue pra tudo isso. O senador Raupp tem dito que, se Confúcio insistir em sair para o Senado, ele vai para o governo. Não se sabe se isso é balão ou rojão, por absoluta falta de alternativa.

Enquanto isso, em Ariquemes…

Paralelamente, no mesmo horário, a 200 quilômetros da capital, acontecia o encontro do PDT. As palavras “coerência e compromisso” foram repetidas pelo senador Acir Gurgacz e pelo ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB). Era uma indireta ao governador Daniel Pereira. Acir foi incisivo sem citar nomes. Muito pelo contrário. Foi bastante claro ao declarar que o segundo voto dele para o Senado Federal será conferido à CM. O primeiro, claro, ao Jesualdo Pires que fez questão de dizer: “O PSB é companheiro de primeira hora do PDT”.

Fátima Cleide alfineta Confúcio

Ex´senadora Fátima Cleide convoca a militância para reunião no dia 26 de maio, em Ji-Paraná

A ex-senadora Fátima Cleide (PT), que ouviu atentamente o discurso do adversário Confúcio Moura, assim se expressou: “Não aguentei a primeira frase. Tenho medo de gente que fica em cima de muro”, disse ela ao ouvir o seguinte trecho do discurso de Confúcio: “Vamos apoiar o próximo presidente, seja ele quem for” . Falando em PT, o partido pretende fazer uma grande encontro em Ji-Paraná, no dia 26 de maio. No encontro será lançada a pré-candidatura de Paulo Benito ao governo de Rondônia.

Caerd…

Sintonia fina entre águas e esgotos – No mesmo dia em que o governador Daniel Pereira demitiu a presidente da CAERD, Iacira Azamor, deu posse ao sindicalista José Irineu Cardoso Ferreira como novo presidente da empresa que deveria oferecer abastecimento de água e tratamento de esgoto em todos os municípios. Falida, a empresa ficará em agonia até que seja vendida (ou comprada).

Na bacia das almas

No mesmo dia em que o novo presidente assumiu, a prefeitura de Porto Velho lançou a PMI Procedimento de Manifestação de Interesse, para tomar para si a readequação e implantação plena do abastecimento de água e tratamento de esgoto. Não existe acaso e a coincidência é apenas mais um passo nos interesses que um grande líder político tem no sistema. Há quem afirme que a CAERD foi preparada pra falir e jogar o preço no chão, para ser adquirida por um grande grupo do setor, que já opera em Rondônia. Coisa de bilhões.

Bolsonaro vem, mas agora não

O PSL emitiu uma nota para informar que seu presidenciável Jair Bolsonaro não deve colocar os pés em Rondônia neste maio, como queria a ansiedade de milhares de bolsonarianos. O gabinete do deputado avaliou que em Rondônia, assim como em outras diversos estados e cidades, Bolsonaro vai muito, mas muito bem, obrigado, e que deve priorizar estados e cidades aonde ele não está tão bem, ou até mal. Gesto de inteligência, maturidade, porque é bom sim ser recebido nos braços do povo, mas precisa enfrentar sua rejeição e tratar do povo que ainda não entendeu o que ele pretende. Na fila de expectativas para receber Bolsonaro, mais de 500 cidades. Noves fora, não vai dar pra atender a todos, mas ele garantiu à Executiva Estadual que vem sim a Rondônia. Aliás, seu filho, Eduardo Bolsonaro, trabalhou aqui quando atuava na Polícia Federal, e ambos vão rever amigos.

ACIR e a justiça

Está causando olhares ora desconfiados ora desalentados, de que o senador Acir conseguiu ter domínio político sobre a justiça. Verdade ou mentira, causa preocupação que em plena campanha eleitoral, que certamente terá conflitos e embates fortes, um senador implicado em crimes tenha algum tipo de acesso diferenciado. O Tempo é o Senhor.

 Porto Velho é na Noruega

A novela da licitação do transporte coletivo de Porto Velho, é uma das mais longas da história. Interesses brutos do atual operador têm conseguido impedir que o processo avance. Coisas do tipo escandaloso: exigência de apenas 20% da frota com ar condicionado, como se Porto Velho ficasse na Noruega. Frota velha é aceitável, sem qualquer cerimônia. Hoje, os veículos que rodam, são verdadeiros chiqueiros. Passageiros precisam levar um pano para limpar o assento, pra ficar no mínimo. A falta de respeito com o usuário é mais que um escândalo. E a falta de ação da SEMTRAN deveria ser objeto de investigação, não apenas pelo TC, mas pela polícia. Como é que uma capital continua a conviver com esse tipo de malandragem?

Agressão ou autoagressão?

O telecath patrocinado por um advogado e um agente de trânsito da SEMTRAN, tem tudo para virar novela mexicana. Utilizando do poder das redes sociais e de sua posição de advogado, BM deu voz de prisão para o agente. Pá daqui e pá de lá, o advogado sumiu. E de repente apareceu com a boca com um filete de sangue, afirmando que fora agredido pelo agente. Ninguém viu a agressão. Mas o assunto tomou as redes sociais. O advogado é pré-candidato a deputado pelo PSD e um expert no uso das redes sociais. A pré-campanha promete ser não apenas um telecath, mas tudo forjado como uma boa fake news. O povo gosta disso.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político