Por Roberto Kuppê (*)

Eleições 2020

É hoje! Mais de 150 milhões de eleitores de todo o Brasil vão eleger prefeitos e vereadores. O Mato Grosso do Sul, além de prefeitos e vereadores, vai eleger um senador da República para preencher a vaga deixada por uma senadora bolsonarista cassada.

Em Porto Velho

Segundo o Ibope, o candidato à reeleição à prefeitura de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) já está no segundo turno. Mas, é a segunda vaga que está em disputa no dia de hoje. Estão favoritos: Vinícius Miguel (Cidadania), Ramon Cujuí (PT), Cristiane Lopes (PP) e Breno Mendes (Avante). Correm por fora Samuel Costa (PCdoB), Coronel Ronaldo Flores (SDD), Pimentel (MDB) e Pimenta de Rondônia (PSOL). Que vença aquele que não tem sangue das vítimas da Covid nas mãos.

Em Guajará-Mirim

Uma vergonha, crime eleitoral na cidade de Guajará-Mirim. A candidata a prefeita de GM, Raíssa Bento (MDB) foi alvo de operação da Polícia Federal ontem. Tudo por que a desgraçada estava comprando votos e poderia se eleger hoje se não fossem as denúncias de pessoas honestas que ainda existem. Guajará, decida: ou vai pra frente ou vai pra trás. Se essa Raíssa for eleita mesmo assim, melhor fechar a cidade.

Flagramos

Nossa equipe flagrou diversos crimes eleitorais na capital de Rondônia. Candidatos sujismundos estavam emporcalhando as frentes dos colégios onde haverá votação. Graças ao Mais RO e ao TRE, foram limpas e o material recolhido servirá como provas. Detalhe: só tinha panfletos de candidatos de direita e bolsonaristas.

Recado do Frei Betto

Vote contra o autoritarismo, o descaso à pandemia, a devastação do meio ambiente, a homofobia, o racismo, o belicismo e toda essa imbecilidade que reina no Brasil!

Em tempo real

O Mais RO vai divulgar os resultados das eleições 2020 em tempo real, Acessem www.maisro.com.br . A Partir das 17h (Brasília) os números começarão a ser divulgados.

A vez delas

Uma pesquisa do Instituto Update em parceria com o Datafolha mostra preferências do eleitorado que nem sempre se traduzem em voto. Segundo pesquisa, os brasileiros estão preferindo votar em um candidato a cargo eletivo apoiado por um líder comunitário (72%) ou de uma iniciativa de renovação política (59%) do que em alguém indicado por um político tradicional, informa a jornalista Mônica Bergamo em sua coluna na Folha de S. Paulo. A pesquisa revela também que o eleitorado é mais suscetível ao voto feminino. Uma candidata mulher apoiada por um prefeito, por exemplo, tem preferência de voto de 51% do eleitorado, enquanto um homem apoiado por essa mesma figura tem 38%, destaca a coluna.

A vez delas 2

E por falar na vez delas, a candidata a prefeita do Rio de Janeiro, Benedita da Silva (PT) deverá destronar Marcelo Crivella (Republicanos) do segundo turno. Ela aparece empatada com o sobrinho de Edir Macedo, da Universal. Benedita está a um passo de tornar o Rio de Janeiro habitável de novo. Se ela for para o segundo turno com Eduardo Mãos de Tesoura Paes (DEM), será eleita, com certeza.

São Paulo emboulou

A esquerda vai eleger mais um representante do povo. Tudo indica que Guilherme Boulos (PSOL) será eleito hoje para o segundo turno contra Bruno Abre Covas (PSDB). São Paulo emboulou de vez.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Facebook Comments