Por Roberto Kuppê (*)

O sexofóbico

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (PSL), falou que a esquerda gosta de fazer sexo grupal. Incorporando Bolsonaro, Marcos Rocha afirmou algo que não existe a menor verdade, a menor consistência. O sexo é sexo desde a origem humana. Seus conceitos foram se adaptando durante milênios de acordo com cultura e as leis de cada região. A fala de MR, que serviu apenas para uso político, foi veementemente ridicularizada nas redes sociais. O curioso e intrigante é que no mesmo dia foram espalhados pela cidade de Porto Velho panfletos contra o candidato Vinícius Miguel (Cidadania), atribuindo a ele a defesa do sexo grupal. O vídeo do governador foi ao lado do pastor Josinélio Muniz (Patriota),  candidato a vice-prefeito na chapa do advogado Breno Mendes(Avante).

Pergunta

O que sexo tem a ver com a prefeitura de Porto Velho? A coluna esmiuçou a Legislação Eleitoral sobre as eleições de 2020 e não há nada que impeça sexo grupal. No quesito coligação partidária, também não há restrições à sexo interpartidário.

Ibope

O Ibope divulgou ontem mais uma rodada, talvez a última, com relação às eleições em Porto Velho. Os números mostraram um ligeiro crescimento do atual prefeito Hildon Chaves (PSDB) e uma suave queda de Vinícius Miguel (Cidadania). A segunda vaga do segundo turno está em aberto e tudo pode acontecer. A militância petista acredita numa virada de Ramon Cujuí (PT).

Panfletos criminosos

Não há dúvidas sobre a origem dos panfletos apócrifos contra o candidato a prefeito de Porto Velho, Vinícius Miguel (Cidadania), com informações inverídicas e fantasiosas. Um crime eleitoral que será apurado com rigor. Muitos candidatos se solidarizaram com VM, dentre eles Ramon Cujuí (PT), Samuel Costa (PCdoB) e até Hildon Chaves (PSDB). Só os candidatos suspeitos não foram solidários.

Debate, hoje

Acontece hoje o tão esperado debate com quase todos os candidatos a prefeito de Porto Velho. A expectativa é grande porque estamos a três das das eleições e o clima esquentou na reta final. Com certeza haverá troca de acusações e bate boca. Espera-se posições marcantes dos candidatos Ramon Cujuí (PT), Vinícius Miguel (Cidadania) e Samuel Costa (PCdoB). O candidato à reeleição Hildon Chaves (PSDB) vai tentar sair ileso do debate.

 

Sid Orleans fora

Com Sid Orleans definitivamente fora da disputa, o Cidadania aposta em Tiago Lins e Rossi de Sá. A trans Renata Evans também está no páreo entre as favoritas representando o LGBT.

 

Alguns candidatos a vereadores por Porto Velho

A coluna informa o nome de alguns bons candidatos a vereadores de Porto Velho: Dabson Bueno (MDB), Barbosinha (PL), Joelson (PCdoB), Rossi de Sá (Cidadania), Tiago Lins (Cidadania), Cris Cézar (PSD), Bosco da Federal (PTB), Arnaldo Buiú (PSD), Arimar Sá (Republicanos), Antônio Sávio (PDT), Cliver Heron (PV), Daiana Huff (MDB), Dr. Samir Coimbra (Avante), Fernando do Sintero (PT), Francimar Simão (PT), Geraldo Lima (PT), Giovana Barros (PT), Itamar (PT), Itamar Gurgel (DEM), José Ironildo (PT), Moisés Ribeiro (PT), Professor Garivaldo (PT), Raimundo Nonato da CUT (PT), Ricca San (PT), Renata Evans (Cidadania), Silvia Sadeck Soares (Republicanos), William Homem do Tempo (Podemos), Rosa Negra (PT), Paula Vlasak (PT),

Chicão,ativista cultural de Rondônia

Chicão Santos (PSB), Chiquinho do Sintax (Avante), Marisa Amorim (PL).

 

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Facebook Comments